quarta-feira, 2 de setembro de 2009

AMBIENTE E RESIDUOS RECICLAVEIS - A VERDADE OBJECTIVA

Para algumas pessoas da nossa terra está na moda tudo criticar, o que é justo e o que não é, indiscriminadamente.
Recentemente, até os resíduos recicláveis têm merecido criticas, e aqui ou ali, alguns espíritos mais iluminados até propõem um boicote á deposição deste tipo de resíduos.

Sem prejuízo da maior ou menor vontade de adesão a este importante contributo cívico para o meio ambiente, ficam apenas alguns números, cuja fonte é a A.M.C.A.L, para melhor se perceber como no nosso Concelho esta área tem evoluído :


Como se constata, todos os indicadores são excelentes e as metas estão a ser melhoradas de ano para ano. O objectivo, é aumentar cada vez mais a recolha de recicláveis e diminuir cada vez mais a deposição de lixo em aterro. Objectivos cabalmente ultrapassados.

Como informação adicional, devo referir a existência de 11 ecopontos em Viana, 10 em Alcáçovas e 5 em Aguiar, o que significa 1 ecoponto por cada 215 habitantes, muito melhor do que as metas propostas pela Sociedade Ponto Verde e em vigor para o nosso País.

Demonstra-se assim, a eficacia deste serviço no nosso Concelho e espero que esta informação possa servir como estimulo para todos os municipes que ainda não são adeptos da reciclagem bem como servir de reforço positivo para todos aqueles que separam o lixo no seu quotidiano.

5 comentários:

  1. Fiquei a saber que tem um blog. Para quem criticava os "TUDÓLOGOS" da Blogosfera, é um acto de coragem.
    Como dizia o Zeca Afonso: "Seja Bem Vindo Quem Vier Por Bem".
    Saudações Social Democratas
    António Costa da Silva

    ResponderEliminar
  2. Estevão Pereira04 setembro, 2009 23:27

    Caro Costa da Silva,
    Vejo que gostou da expressão e reafirmo a minha opinião sobre os "Tudólogos", na blogosfera ou onde se encontrem. Espero nunca me transformar num deles.
    Se assim fôr, certamente serei chamado á razão por alguêm.
    Se lhe apetecer, apareça e opine.
    Cumprimentos sociais
    Cumprimentos democratas

    ResponderEliminar
  3. Se há 1 ecoponto por 215 habitantes, devem é estar mal distribuidos. Pelo que vejo há lugares que os ecopontos estão vazios e outros em que estão a deitar pelas costuras. Seria bom que fizessem um estudo e colocar mais onde necessários. Além disso precisam de ser lavados.O seu estado de pouco limpos até dá nojo, lá ir colocar o lixo.

    ResponderEliminar
  4. Primeiro quero dar-lhe as boas vindas à blogosfera e dizer-lhe que passarei por aqui na minha revista diária aos blogs do nosso concelho.
    Quanto ás críticas que fala não sei se considera as minhas justas ou não, mas eu, irei continuar a faze-las sempre que achar necessário.
    Por exemplo hoje ao chegar a casa vindo do meu trabalho encontrei a minha rua com o transito cortado devido ao alcatroamento da mesma, eu não fui avisado, não sei se os outros moradores foram, digo isto porque costumo dividir o meu carro com outras pessoas e hoje fui eu que o levei, senão estaria estacionado à porta de casa e impediria o normal funcionamento dos trabalhos.
    Os meus cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Também já reparei que, por vezes os ecopontos estão cheios. Por um lado é bom sinal. Significa que os habitantes do nosso concelho estão sensibilizados para a necessidade da reciclagem. É um sinal de adesão ao desafio que o nosso futuro exige.
    O problema pode resolver-se colocando mais ecopontos ou aumentando a supervisão dos mesmos.

    ResponderEliminar