terça-feira, 29 de setembro de 2009

ANÁLISE DE RESULTADOS ELEITORAIS!


Apenas agora que terminou a Feira tenho um pouco de tempo para "avaliar" os resultados eleitorais das Legislativas no nosso Concelho.
Parece que algumas pessoas estão(?) ansiosas pela minha opinião mas como afirmei no inicio deste projecto, não vou sentir pressão para escrever, e falo-ei quando me for possível.

Só uma palavra aos meus "amigos" que me atribuem frases ou comentários que nunca proferi ou então que adulteram a seu belo prazer aquilo que afirmo : percebo a ideia mas se quiserem saber o que eu penso sobre qualquer coisa, basta perguntar. A mim por favor!

Quanto aos resultados no Concelho, o PS ganhou por 5 votos, e por Freguesia ganhou em Viana, tendo a CDU ganho em Alcáçovas e Aguiar.
Porque apenas se pode comparar o que é comparável, estes resultados devem ser lidos a par com o resultado das últimas Legislativas em 2005.
Quando assim fazemos, há dados que se tornam evidentes:
O mais significativo é a grande quebra do PS em todas as Freguesias (perde 489 votos) e a grande subida do Bloco em todas as Freguesias (cresce 206 votos).

Aparecem também como "ganhadores" o CDS com mais 71 votos, a CDU com mais 40 votos e o PSD com mais 29 votos.

O PS sozinho, perde mais do que a soma de todos os ganhos dos outros partidos, o que parece expressar bem a fuga de votos do PS para todos os quadrantes e provavelmente até para a abstenção.
As tendências que me parecem existir, são no sentido do "afundar" do PS ( já percebidas na eleição para o Parlamento Europeu), e uma subida do Bloco que ainda será cedo para afirmar que estará devidamente sustentada. Daqui a 4 anos será mais claro.
Realço a subida constante da CDU, com passos pequenos, mas sólidos. Eu não acredito que no Concelho de Viana o MRPP possa valer 85 votos pelo que me parece que "alguns" seriam da CDU, talvez os suficientes para clarificar a leitura politica destes resultados no nosso Concelho.
Apesar de não haver ligação directa entre actos eleitorais, parece que quem pune o PS para o Parlamento Europeu, volta a fazê-lo 3 meses depois para a Assembleia da Republica. Na minha opinião, deverá repetir o acto, 2 semanas depois.
Mas isso é outra historia, logo veremos!

6 comentários:

  1. Estevão para mim está mais que visto. vamos ter mais uma grande vitória por parte da CDU.
    VIVA A CDU

    ResponderEliminar
  2. Estevão disse:
    "Eu não acredito que no Concelho de Viana o MRPP possa valer 85 votos pelo que me parece que "alguns" seriam da CDU, talvez os suficientes para clarificar a leitura politica destes resultados no nosso Concelho."

    Qual é a comichão com o PCTP/MRPP.
    Porque é que não diz logo o que está a pensar e confessa que na sua opinião estes votos são de velhinhos analfabetos que coitadinhos andam nas eleções atrás das foices e dos martelos, mas que são traidos pelas diopetrias. Deixe-se disso veja o resultado nacional do PCTP/MRPP e reconheça o trabalho e a visibilidade acrescida que o Dr. Garcia Pereira obteve nos gatos fedorentos. O PCTP/MRPP por ter obtido masi de 50 mil votos vai receber apoio do estado português.

    ResponderEliminar
  3. Maria,Viana do Alentejo30 setembro, 2009 21:55

    Força Estevão, vamos ganhar mais esta batalha ,e não é com campanhas sujas como se vê por ai.Dia 11 lá estará o meu voto.

    ResponderEliminar
  4. luis alcáçovas01 outubro, 2009 01:15

    força estavão rumo a mais uma vitória..

    ResponderEliminar
  5. VAMOS A VER SE SERÀ VERDADE: ACHO QUE O POVO ESTÀ CANSADO DOS AMIGOS DE V:EXª

    ResponderEliminar
  6. nós por cá estamos muito mais cansados da má lingua e das mentiras que o ps tem arranjado.
    não voto nesses gajos nem que paguem.

    ResponderEliminar