sábado, 12 de setembro de 2009

A ESFERA...QUADRADA!



Recebi recentemente um livro editado pelo Governo Civil de Évora cuja oportunidade e objectivo deveriam ser bem avaliados.

Grande qualidade de papel e encadernação, muitas e muitas fotografias de membros do Governo e Presidentes de Câmara (alguns), e um desfilar de acções do Governo (?), entre as quais, um Contrato-Programa com a Câmara de Viana do Alentejo para Ampliação dos Paços do Concelho assinado em 14-01-2005.

Ainda se lembram quem estava no governo nessa altura?

Para quem não se lembrar, eu dou uma ajuda, não era o PS.

Na verdade, com o Governo do PS a Câmara não assinou qualquer Contrato-Programa e contrariamente a algumas ideias que se tentam passar, não foi porque a Câmara não quisesse.

Mas há uma outra "noticia" que me deixou ainda mais surpreendido, o facto de ser anunciado a construção do novo quartel da GNR de Viana do Alentejo com 700.000€, para 2009.
Onde? Quando foi aberto concurso? Em que fase se encontra?


Na verdade, parece que não passa de (des)informação, sabe-se lá com que objectivos. Ou talvez se saiba.

9 comentários:

  1. Estevão da minha famelga arrecadas 30 votos.
    sei que ganhas outra vez e espero que faças um bom trabalho.
    FORÇA CDU

    ResponderEliminar
  2. Como é que eu iria saber se o executivo na sua pessoa exigiu e captou mais financiamentos, tanto nacionais como da união europeia se o João Antunes no Polvorosa não publicasse alguns artigos que nos dão conta do pouco que foi feito nesta matéria pelo actual executivo.

    É verdade que esta notícia nesta publicação é estranha, tal como você, eu próprio me interrogo, afinal onde é que andam os 700.000 euros do nosso posto da GNR?

    E onde é que se vê a expansão urbana das nossas três freguesias de forma equilibrada e harmoniosa a par da recuperação dos centros históricos de Viana, Alcáçovas e Aguiar requalificando a imagem urbana, se isto existiu neste mandato eu não tive ocasião de reparar, tirando o caso do arranjo do Castelo de Viana do Alentejo, uma obra do seu tão mal amado IPPAR.

    E quando nos prometeu adquirir e infra-estruturar terrenos para novos loteamentos, estaria a falar a verdade ou era pura demagogia, tal como foi o desenvolvimento de esforços para infra-estruturar a zona envolvente do Santuário de Nossa Senhora de Aires, com tanto esforço os postes parecem estar mais crescidos. E defesa dos valores culturais e contribuição para o aprofundamento da identidade da nossa região foi feita onde e como, e a construção da Piscina coberta em Viana, e a construção do Pavilhão Polidesportivo Coberto de Aguiar e criação de condições para recolocação da zona desportiva descoberta, e a remodelação do antigo cinema de Alcáçovas, contemplando espaços para as colectividades sem sede própria, e a farsa que foi a requalificação do parque escolar, colaborar com os agrupamentos escolares e reforçar a intervenção na área educativa, acho que este foi o único ano em que o ano escolar tem inicio com prolongamento de horário, ou não fosse este o ano das eleições, e a criação de uma zona de pesca desportiva, e a realização de um evento agregador de toda a área associativa, e o que foi a politica com a 3ª idade e a colaboração com os organismos existentes, aqui em Aguiar nem um centro de dia há para os nossos velhotes, enfim isto seria um rol de coisas que não fui eu que prometi, foi você.

    Mentir antes, ou mentir depois não deixa de ser mentira, no entanto estou consigo nesta questão, onde pára o nosso quartel da GNR?

    Grato pela atenção;
    Luis Pedro Morais

    ResponderEliminar
  3. Sr. Presidente;
    Antes de mais bem-vindo á blogosfera, diz-se por aqui muita coisa, umas verdadeiras e outras menos verdadeiras, no entanto é o único meio de discussão livre possível aqui no concelho.
    Altamente estimulante para quem posta e para quem comenta assim o autor do blogue o permita.

    Feitas as apresentações e dados os cumprimentos vou utilizar a sua caixa de comentários:
    Gostei da atenção que deu a esta iniciativa do Governo Civil, eu próprio não daria tanta, afinal o que é o Governo Civil, e para que serve o Governo Civil, senão para pagar uns ordenados chorudos a uns políticos que querem 4 anos de descanso.

    No meio de tanto descanso, no meio de umas sestas, mandaram publicar umas coisas e no meio dessas coisas podem sempre entrar mais umas, afinal quem é que vai ler uma publicação de um órgão que não serve para nada, no entanto aqui no concelho temos uma Câmara Municipal que é realmente uma referência para todos os munícipes, é um órgão que por direito próprio está muito próximo das populações e que também edita publicações periódicas, estranho que as mesmas não ofereçam ao munícipe a possibilidade de encontrar ou não erros em relação aos investimentos do Município.

    Da mesma forma que lhe agradeço ter-me esclarecido do erro grosseiro que constatou no livro editado pelo governo civil, agradecia-lhe também a publicação da prestação de contas tão prometida aos seus munícipes quando nos prometeu á 4 anos uma gestão democrática, inovadora, aberta e participada e quando decidiu fomentar a dinâmica popular motivando a participação dos munícipes na vida das autarquias que nunca aconteceu na autarquia mas que acabou por acontecer aqui na blogosfera. É que quando prometeu promover um prestar de contas periódico a toda a população sobre a actividade desenvolvida, nomeadamente através do boletim municipal e de boletins informativos das juntas de freguesia ouve algumas pessoas que acreditaram. Eu tenho por lá visto umas fotografias de obras de passeios e afins, mas continhas pouco ou nada.
    (continua)

    ResponderEliminar
  4. Exactamente o mesmo modus operandi de certas forças políticas, que tendem a distribuir porta a porta uma publicação chamada boletim municipal, apregoando e mostrando obras e os seus principais actores, nos momentos mais adequados, não é?. Pois acho que devia ser bem avaliado, sim.
    Cumprimentos democráticos

    ResponderEliminar
  5. O Governo Civil, anuncia números só porque sim, o quartel da GNR deve ser virtual, e a obra de ampliação da Câmara foi assinado o contrado com o José Luis Arnaut senão me falha a memória. Ou seja no Concelho de Viana o que é que fez o governo cívil??NADA. Bom nada nada, não é bem assim, apoia ou apoiou a candidatura do Bengalinha. Será que já não apoia é que se há tempos a Fernandinha não se tirava de cá, agora já ninguem a vê. Talvez não queira ficar associada á má lingua e aos resultados desta candidatura. Quem sabe??
    Força Estevão. Você vai ganhar!!!

    ResponderEliminar
  6. O Governo Civil fez isso? não se envergonham...

    ResponderEliminar
  7. Força Estevão, não deixes cair o futuro deste concelho nas mãos de quem faz desta campanha um bar aberto. Precisamos de gente séria como tu. VIVA A CDU

    ResponderEliminar
  8. o pessoal do ps andou a pedir por favor as pessoas para irem ao jantar.ja ouvi muita gente a dizer que nao foi convidada foi quase obrigada.

    ResponderEliminar
  9. O Boletim Municipal é editado de 2 em dois meses, haja ou não eleições. Parece ser um pouco diferente...

    ResponderEliminar