terça-feira, 15 de setembro de 2009

ATÉ UM RELOGIO PARADO TEM RAZÃO... DUAS VEZES POR DIA


Visualizei o Blog "Polvorosa" onde o autor tenta demonstrar o seu ponto de vista em relação a fundos comunitários.


Atrapalhadamente, mistura vários fundos (FEDER, FSE, FEOGA), vários eixos, municipais e desconcentrados da Administração Central, para tentar sustentar a sua tese que a Câmara de Viana não aproveitou estes fundos como devia.


Parece ignorar, este Sr., que todos os projectos que foram candidatados e devolvidos por "falta de verba", essencialmente a Câmaras da CDU, não aparecem nesta listagem.
Parece ignorar que, já depois dos "fundos esgotados", a Presidente da CCDR chamou a si a gestão dos cerca de 80 milhões que por ineficiência do Governo estavam para devolução a Bruxelas, e então passou a fazer uma gestão "criteriosa" onde as autarquias socialistas ficam com a fatia de leão dos fundos.


Parece ignorar, que se Viana não está na Zona de Alqueva foi porque o Governo desenhou o mapa a régua e esquadro para excluir alguns, tal como no pólo de desenvolvimento turístico de Alqueva. Fique com a informação que a Câmara deliberou o pedido de adesão por unanimidade e até hoje nem uma simples resposta, nem a acusar a recepção da carta que foi enviada.


Parece ignorar, que o eixo do Alqueva (PEDIZA), apenas foi aplicado em concelhos socialistas (Alandroal, Évora, Mourão, Portel, Reguengos de Monsaraz) e que só em Portel foram mais de 97 milhões de euros, mais do que a soma investida em todos os outros concelhos do Partido Socialista, porque dos não socialistas nem vale a pena falar.


Obviamente que o autor do texto sabe muito bem a verdade óbvia e que todas as pessoas que acompanham estas áreas também conhecem, que é o uso e abuso que certos Partidos no poder fazem, dos instrumentos que gerem, quando deviam fazê-lo de forma equitativa.

Demonstra-se o claro abuso e favorecimento.

Já conheci a forma de trabalhar de vários governos e nesta matéria nunca tinha visto nada assim.

Com este isolamento a que nos quiseram condenar, com a deturpação de afirmações minhas por forma a "criar" títulos de jornal que foram desenhados para serem usados como mais uma lança apontada ao Concelho de Viana e com todo o aparato de meios financeiros que o Partido Socialista está a investir no Concelho de Viana, parece-me que apenas estão a conseguir exactamente o contrário do que pretendiam.

Existe uma característica nestas terras que é preciso perceber mas para isso não basta "andar por cá".

Quando nos sentimos atacados e injustamente tratados, não nos esquecemos e, na primeira oportunidade, demonstramos a nossa avaliação.

Este Concelho já o fez em 7 de Junho.

Esteja atento aos próximos capítulos.

Não sei bem porquê, lembrei-me de um amigo que me dizia : "É preciso paciência, até um relógio parado tem razão...duas vezes por dia".

11 comentários:

  1. Oportuno esclarecimento.
    Sobretudo neste tempo em que sempre aperece um maior número de desmiolados por metro quadrado.

    Abraço
    João

    ResponderEliminar
  2. Tem piada, como é que o peixe banana é tão baixo, provocador e reles nos blogs e nos cafés ( as raras vezes que já se vê) parece um burrinho manso.
    porque será?

    ResponderEliminar
  3. Em primeiro lugar muitos parabens pelo exelente blog, ainda nao vi ataques directos a outros como tem sido mote de campanha para alguns, em segundo lugar demostrar o meu apoio pela sua nova recandidatura em terceiro que consiga terminar o trabalho iniciado e que demonstre a todos quanto criticam que no silencio e com trabalho tudo se faz.
    Mais uma vez bom trabalho e boa sorte para mais 4 anos .

    ResponderEliminar
  4. Senhor Estevão, em relação a esta troca de "fundos" entre si e o Sr. Polvorosa não me pronuncio porque não tenho conhecimentos suficientes para tal.

    No entanto, estou saturado dessa conversa do "não fazemos, não fizemos, não faremos porque o PS não deixa". Mas então tudo o que se faz no concelho tem que ser comparticipado pelo governo?!
    Ao que parece isso até lhe convém. Como sabe que o PCP não será governo nas proximidades pode sempre dar essa desculpa: "A culpa é do Sócrates \ Ferreira Leite".

    Segundo a sua linha de raciocínio parece que mais vale ter um concelho da mesma cor que o governo, que esses é que recebem os apoios todos. Ou seja, vamos esperar pelo resultado das Legislativas e depois votamos consoante o vencedor.

    E se em vez de se queixar fizesse como o seu "camarada" José Sinoga, presidente da Câmara de Mora, que mesmo sem um cêntimo do governo construiu o Fluviário?!
    Com isto não lhe estou a sugerir que contrua um Fluviário, mas sim que, mesmo sem a ajuda do Governo, é possível fazer obras importantes para o desenvolvimento do concelho. Basta querer!

    Só para terminar, para fazer jus ao slogan do concelho "Todo o Sol do Alentejo" não será possível a câmara criar um apoio\patrocínio\comparticipação para os moradores que queiram instalar painéis fotovoltaicos nas suas habitações?

    ResponderEliminar
  5. Acho que o Ricardo Araujo Pereira, no meio de tanta brincadeira inteligente acabou por dizer aquilo que se vai passar já dia 27, uma derrota estrondosa do PS. Não há dúvidas disso. O Sócrates anda com ar de cachorro a ver se nós não nos lembramos da sua arrogancia. Já prometeu que a ministra da educação não estará no seu proximo governo. Pergunto-me então agora já não presta? as medidas que a senhora anunciou/praticou foram de sua auto recriação? É á boa maneira do PS ainda não ganharam eleições e lá vêem as promessas de despedimentos. Por cá o PS local faz o mesmo.Grandes mestres!

    ResponderEliminar
  6. Então e qual é o espanto? O PS não arruinou centenas de postos de trabalho e levou ao encerramento de antas e tantas empresas? prometer despedimentos é aquilo que já sabemos que é certo.O João Gaínho não se cansa de prometer despedir pessoas.

    ResponderEliminar
  7. Por falar em obras sem o apoio do Governo e até contra a vontade do Governo, recordo que está em construção a Piscina de Alcaçovas, a maior de quantas obras públicas já se fizeram nesta Freguesia.
    Totalmente financiada com dinheiro da Câmara porque o Governo devolveu a candidatura que foi feita para fundos Comunitários. Não é um Fluviario (excelente projecto), mas é aquele que a maioria das pessoas de Alcáçovas considerou prioritário.

    ResponderEliminar
  8. Estevão parabens pela adesão à blogosfera e pelos posts que como eu esperava estão excelentes.Continua a mostrar a verdade ás pessoas. aquela verdade que os senhores do ps querem ocultar. conta com o meu voto.
    Sei que vão ganhar no dia 11 e desta vez nada me irá impedir de celebrar mais uma grande vitória convosco.
    VIVA A CDU

    ResponderEliminar
  9. Excelente exemplo o das piscinas das Alcáçovas, era uma obra necessária, para poderem usufruir de um espaço desses teria de se deslocar por muitos quilometros, que no concelho deles não tem!
    Mas também agora vamos ser dos poucos que com apenas 3 freguesias, 5000 e qualquer coisa habitantes duas piscinas municipais! O que podemos querer mais.

    ResponderEliminar
  10. Fui á apresentação publica das piscinas e verifiquei a grandiosidade da obra. Não percebo porque é que o PS votou contra a construção da piscina, verdadinha é que a mesma está a ser construída e em breve será colocada ao serviço de todos. Gostei de saber que ali se vão criar pelo menos 15 postos de trabalho. Força Sr. Presidente, conte connosco.

    ResponderEliminar
  11. O que podemos querer mais!?!? Mais uma piscina municipal em aguiar. Coitadas das crianças de aguiar que tem que andar quase 10 km's de autocarro para irem a umas piscinas. Tenham dó de mim qd dizem que as piscinas das Alcaçovas são uma obra necessária para o concelho.
    Estão preocupados com o desemprego? Criem condições para atrair empresas, fábricas, etc... Até o ex-libris de viana, a olaria, está pelas horas da morte!!!

    ResponderEliminar