quarta-feira, 27 de outubro de 2010

BOLÍVIA REDUZ A IDADE DE REFORMA!




Por mais que nos tentem "vender" uma ideia diferente, o mundo não caminha todo na mesma direcção.

Eis um "PEQUENO" exemplo que demonstra que "lá fora" há muito mundo a acontecer, mesmo que os nossos meios de comunicação social o procurem silenciar.

Eu penso que eles têm medo de mostrar estas notícias.
Eu penso que eles têm medo do exemplo e do que poderia provocar no povo massacrado.




BOLÍVIA REDUZ A IDADE DE REFORMA!

Enquanto na Europa tentam aumentar a idade de reforma e reduzir as pensões, na Bolívia o governo de Evo Morales lança um projecto de lei que reduz a idade da jubilação de 65 para 58 anos para os homens e de 62 para 56 anos para as mulheres.

"Esta mudança é necessária. Nosso povo foi durante anos agravado. O tipo de trabalho que a maioria da população realiza é muito pesado. A diminuição da idade de reforma para os mineiros deve ser maior, para os 56 anos, e para os que vão ao fundo das minas deve diminuir para os 51 anos", afirmou o presidente Evo Morales.

visto em resistir.info

9 comentários:

  1. Um bem haja companheiro, por nos mostrar mais mundo do que apenas o do nosso umbigo.
    Concordo que os donos do mundo devem de ter medo de Morales e Chaves e Castros e Lulas e mais alguns que vão demonstrando na prática que é possivel construir um mundo diferente.

    ResponderEliminar
  2. Interessante, sem dúvida. Mas será que na Bolívia também existem previligiados a reformarem-se aos 40 anos de idade e a juntar a isso, a usufruirem/acumularem um salário? Pertinente, não é camarada?

    ResponderEliminar
  3. Em Portugal há pessoas que a ganham aos quarenta e picos.

    ResponderEliminar
  4. A europa está a ferro e fogo desde que os socialistas são poder, perderam-se direitos conquistados há muitos ano.Mas atenção os socialistas mostraram toda a sua verdadeira face aquilo que tentavam esconder é agora evidente além de maus politicos são pessoas do pior que há.

    ResponderEliminar
  5. Não sei se na Bolivia alguns se reformam aos 40 anos ou não, mas sei que a direção certa é a deles e não a nossa. A nossa é trabalhar até morrer e de preferencia, morrer antes de lá chegar. O nosso país é uma anedota mesmo comparado com a America latina.

    ResponderEliminar
  6. Talvez lhe interesse saber que a idade da reforma é computada, nos diferentes países e entre outros factores, em função da esperança de vida prevista para os seus habitantes. Neste momento para Portugal a ONU perspectivou, para o quinquénio de 2005-2010, uma esperança de vida média de 78 anos, enquanto que para a Bolívia ela é apenas de 68 anos. Este país, ao pretender reduzir para 57 anos (média) a idade de reforma dos seus cidadãos, concede-lhes cerca de 11 anos de vida em reforma. Em Portugal, os actuais 65 anos da idade de aposentação dão-nos, ainda assim, 13 anos de vida pós-reforma. Claro que tudo isto não o afecta a si, reformado que está aos quarenta e poucos anos…

    ResponderEliminar
  7. Não havia necessidade.

    ResponderEliminar
  8. Pelo texto, parece que foi escrito pelo omnipresente Potes Pacheco. Então este senhor não é ele próprio um utente da reforma do estado, com idade bem abaixo da média? E quem falou em acumulação, quem foi? O Pacheco, não!!! Não é pessoas dessas coisas, isso são os outros.

    ResponderEliminar
  9. Eu acho que o Estado (somos todos nós, nâo?) só deveria conceder a reforma, seja a homem ou a mulher, se este(a) se apresentar perante o respectivo Ministério/organismo estatal competente, «simplex», já «morrido» e com a certidão de óbito na mão.
    Antes não, a não ser para os das tão em moda excepções: os que usufruem de reformas milionárias ou as acumulam (uma, duas, três. Querem exemplos?), claro que também milionárias - para estes aos trinta e três anos, com a condição «sine qua non» de pertencerem ou ao auto-proclamado «pê-éxe» ou ao seu sósia «pê-éxe-dê», o tal das setinhas a apontar para o «xéu»!
    Que vos parece?

    ResponderEliminar