sexta-feira, 29 de outubro de 2010

FALEMOS DE ÁGUA, ENTÃO!



Para responder a um anónimo, num fim-de-semana que se prevê chuvoso, falemos de água, então!

Caro anónimo, disse e repito que não se justifica uma situação destas em relação ao aumento dos custos da água.

Faça o seguinte exercício:

Se por um lado os custos da água que a CMVA compra ficaram directamente mais caros, também é verdade que há despesas que deixaram de existir.

Se a água é paga à nova entidade, deixou de ser paga à AMCAL e os custos de exploração da Estação de tratamento de água deixaram de ser suportados pelas Câmaras como eram até aqui.

Houve ou não redução das comparticipações municipais para a AMCAL devido à mudança do sistema?

Pela nova forma de gestão, a Câmara deverá receber uma renda pelos equipamentos que colocou ao serviço da nova entidade. Esse valor foi contabilizado do lado da receita e vai influir positivamente no cálculo final do custo da água?

A Câmara poderia ter aligeirado custos com pessoal afecto ao serviço de águas, bastando para tal ter permitido que os funcionários, como julgo saber que era do seu interesse, tivessem transitado para a nova entidade gestora, como fizeram muitas Câmaras Municipais. Optou por não o fazer, mantendo uma estrutura de águas que se calhar hoje é desproporcional para as exigências do serviço, com as consequentes sobrecargas financeiras.

Ao contrário do que o Partido Socialista sempre quis fazer parecer no Concelho de Viana, a opção pela associação com outras Câmaras e com a Aguas de Portugal, nunca foi e não é a opção da privatização.

Para perceber melhor, basta consultar as actas das Câmaras Socialistas que ao mesmo tempo entraram neste processo, e facilmente pode concluir que nesses municípios socialistas a razão para a entrada dos mesmos no novo sistema foi sempre no pressuposto de manter a água como um bem publico, no domínio de uma empresa pública. E isso foi alcançado.

Poderia falar do boicote durante 5 anos que o Governo socialista fez aos projectos independentes das Câmaras que tentaram financiar os seus sistemas no fundo de coesão, tendo visto os mesmos chumbados sem qualquer razão técnica, apenas politica, mas acho que isso o meu estimado anónimo já sabe.

Veja que passado um ano a Câmara Municipal de Viana se mantém dentro do sistema apesar de em off, nos blogs, alguns dos seus apoiantes o continuarem a massacrar.

Porque não optou a Câmara por sair do mesmo? Podia e pode fazê-lo a todo o tempo. Porque não o faz então?

A Câmara de Estremoz, já no actual mandato, saiu do sistema que integrava e que estava em pleno funcionamento.

No caso de Viana, foi já com o actual executivo que o processo de criação da nova entidade foi concluído, quer com a decisão de participação no capital social da entidade, quer com a passagem em concreto dos equipamentos para a nova gestão.

Porque não se retiram então desta entidade se dela apenas vêm coisas más?
Não sei se o meu prezado anónimo me poderá esclarecer, talvez sim.

Uma das premissas fundamentais para a adesão a este sistema era que as Câmaras mantivessem o controlo do tarifário e isso foi conseguido.

Desta forma a opção de aumentar, onde aumentar e quanto aumentar é da exclusiva responsabilidade da Câmara Municipal.

Por opção, os escalões mais baixos, onde habitualmente estão os agregados familiares mais débeis do ponto de vista socioeconómico, foram os mais aumentados.
Essa mesma opção fez com que os escalões mais elevados, de maior consumo, tivessem aumentos menos graves.

Foi apenas isto que contestei no texto que fiz.

Você concorda com esta filosofia de aumentar mais os mais pequenos e menos os maiores?

Esta é a fórmula que o PS do Engº Sócrates está a seguir para o País e eu estou contra ela.

Obviamente também estou contra quando ela é aplicada no meu Concelho.

E as razões evocadas de " necessidade de assegurar o equilíbrio da exploração dos sistemas" apenas se aplica nas aguas?

Vamos aplicá-la aos preços dos bilhetes para as piscinas? Para os cinemas?
Fechamos os que não derem lucro?
Poderíamos dar outros exemplos, mas acho que já percebeu.

Eu gosto de todos os espaços para "debater isto" e para debater todas as coisas, mesmo na Brito Camacho. Se eu for lá debater você já lá esta? Se eu for, vai lá estar para debater comigo?

Eu até gosto de debater com anónimos, embora lhe confesse que me dá muito mais gozo fazê-lo cara a cara, olhos nos olhos.

"Estas" e "outras".
Quando quiser, experimente-me!

Obrigado pela sua participação neste espaço.

Outro abraço para si

8 comentários:

  1. Ora ai está uma resposta com cabeça tronco e membros.
    Não sabia muitas das coisas que aqui disse mas assim percebo melhor. Realmente, se podem sair porque não o fazem, em vez de andar sempre a dizer mal?

    ResponderEliminar
  2. A nova tabela das aguas é vergonhosa e só ataca os pequeninos, quem gasta mais agua é que sai a ganhar. Este mês mesmo sem aumentos tem sido uma barracada as facturas das aguas estão no dobro ou no triplo do normal. VERGONHOSO e sem respeito pelas pessoas estes presidente e vereadores socialistas andam em roda livre, asneiras atráz de asneiras.

    ResponderEliminar
  3. desculpe lá meter a foice em seara alheia mas é só pra dizer que recebi ordem da camara de viana pra montar a minha barraca na mostra dos doces até 3 de Novembro de 2010 e como vem ai chuva no fim de semana não sei se vou conseguir. Será que eles conseguem montar a tenda no fim de semana? Você que sabe dessas coisas acha possivel?

    ResponderEliminar
  4. Mto obrigado pelo tempo que gastou, com a resposta, nunca pensei merecer tal atenção.
    Limitei-me a comentar o seu post, mais nada, dei a minha opinião e fiz algumas questões que foram, devidamente, respondidas por sim.
    É para isso que tem um blog, para os "anónimos" seu apoiantes e adversários comentarem.
    No que respeita à sua resposta, transcrita neste post, não vou argumentar nada porque não sou conhecedor profundo (nem superficial) da matéria, só achei estranho vc falar na água, mas vou-me tentar aprofundar na matéria.
    Para terminar só gostaria de fazer mais duas pequenas observações:
    - Não acha que conseguiria defender mais aqueles "...escalões mais baixos, onde habitualmente estão os agregados familiares mais débeis do ponto de vista socioeconómico, foram os mais aumentados." se estivesse a exercer o seu cargo para o qual foi eleito em 11/10/2009??
    - Mais uma vez mto obrigado pela atenção dispensada... mas diga lá se, no verão passado, não sabia já que a água teria que ser aumentada, mesmo que agora diga o contário!(não resisti...)
    Outro abraço para si, e tenha cuidado com o fds chuvoso que se aproxima!

    ResponderEliminar
  5. Não edição que saia daquela camara sem erros porra que é demais, ninguem lê as coisas antes de as por na rua?

    ResponderEliminar
  6. Estive a fazer as contas escalão por escalão aos novos preços e não é que quem mais sobe são as juntas de freguesia e as colectividades!
    Veja lá os aumentos em percentagem para perceber bem como estes gestores da cãmara nos estão a ir ao bolso. Apenas o estado não é aumentado. Porquê? Com que justificação? Será esta a justiça para estes homens?

    Com o custo de vida como está não terem vergomnha na cara de nos fazerem uma coisa destas, é o governo de cima e estes daqui são iguais. ondem estão as preocupações com o povo, com as pessoas, lembram-se ainda das pessoas? Passou a eleições apanharam-se lá e que se danem as pessoas. Nunca pensei ter que pensar como penso e apenas passou um ano! O que será disto tudo?

    ResponderEliminar
  7. Apanharam-se lá e fazem avenças de miséria para os tecnicos que trabalham efectivamente e avenças chorudas para os amigos. Está bonito isto

    ResponderEliminar
  8. A camara está desgovernada, o presidente mente com quantos dentes tem, as actas das reuniões de camara são mais lidas que o diario do sul e são as maiores anedotas da região, é mesmo dificil ser tão mau. Nunca vi tanta asneira, gastos despropositados e tantas baboseiras em tão pouco tempo.Ai, Bengas tenho um feling que neste exame tens nota ZERO

    ResponderEliminar