terça-feira, 29 de março de 2011

SIM, É POSSÍVEL UM CAMINHO DIFERENTE!


 

Há muito mundo para além de nós.

A Islândia, um pequeno País do norte da Europa, entrou há poucos anos numa profunda crise económica e financeira.

As "receitas" que têm pretendido aplicar-lhes, quer os políticos internos quer os "sábios" externos, têm sistematicamente esbarrado na oposição feita pelo povo.

A cada nova "proposta para salvar a economia", ao jeito dos especuladores e do FMI, o povo responde concentrando-se pacificamente em frente ao parlamento Islandês e têm assim conseguido que os seus políticos andem de recuo em recuo, até à implementação de medidas e de políticas efetivamente preocupadas com as pessoas.

O que se passou e continua a passar na Islândia é um exemplo de verdadeira democracia onde o povo sabe o seu verdadeiro poder e decidiu utiliza-lo.

Curiosamente (ou talvez não), os meios de comunicação social mundiais não estão a divulgar esta notícia, pode ser que assim o povo do resto do mundo, ou pelo menos o povo da Grécia, da Irlanda, de Portugal e um dia destes da Espanha não se apercebam do que está a passar lá no teto da Europa, na terra dos vulcões.

6 comentários:

  1. Mas ó Estevão qual é a solução para esta crise? BANCARROTA? Então não sabes que o povo português assim o quis , estes senhores estão para o (des)governo de Portugal como tu estiveste para o nosso MUNICIPIO.

    ResponderEliminar
  2. OLHE QUE NÃO, OLHE QUE NÃO!
    Veja as contas do Município de Viana e chegará facilmente à conclusão que está enganado.
    Apesar do discurso da câmara ser o de não haver dinheiro e assim tentar justificar os cortes que tem feito aos clubes e associações do nosso Concelho, temos que dizer que isso não é verdade.
    Os cortes que a Câmara tem feito são uma opção sua.
    Corta nos clubes e gasta mais (muito mais) com avenças e prestações de serviços e lugares de nomeação.
    Ainda assim, basta ver os balancetes da tesouraria (são diários) e ver o dinheiro disponível, para perceber que a "nossa bancarrota" não existe.
    Quanto ao Pais, também existem soluções, e há muito que foram propostas ao governo e chumbadas pelo mesmo.
    Acho giro o Engº Sócrates pedir para apresentarem alternativas quando ele ainda não explicou como chegamos a este ponto. Pelo que se percebeu, o PSD também não quer apurar a verdade, após a Europa o ter mandado calar com esse assunto.
    Como vê, comparar a situação de Viana com a situação do País, é como comparar a feira de Casto com... outra qualquer!

    ResponderEliminar
  3. Gostei da sua resposta e de saber que afinal não há falta de dinheirona nossa camnara apesar do presidente dizer isso em todo o lado e não é verdade. Não há dinheiro para os grupos mas há dinheiro para pagar os favore todos aquelas pessoas que andam la de roda da camara e só esses é que teem tudo.

    ResponderEliminar
  4. Sr.Estavão é a primeira vez que lhe envio um comentario, nao para criticar ou opinar mas sim para sugerir um filme que aconselho vivamente, Inside Job, diz abertamente a grande causa da tão popular Crise, é bastante elucidativo.

    ResponderEliminar
  5. Á não, então não se fartaram de pedir emprestimos,és capaz de nos dizer quanto irá custar manter essa serie de equipamentos que por ai foram construidos só porque sim.Quáis os encargos finançeiros enerentes a esse emprestimos e agora ao fim de todos estes anos o que mudou verdadeiramente em Viana ?

    ResponderEliminar
  6. Mudou tanta coisa... Piscinas, zonas industriais, pavilhões desportivos, escolas, cine teatros, campos de jogos, zonas de lazer e desporto e por ai fora!
    Apesar disso, a situação financeira do Município é exemplar. Os documentos (contas de gerência) estão acessíveis na pagina da Câmara, pode consultar.
    Se acha que alguns destes foram construídos "só porque sim" se pudesse decidir, quais encerraria?
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar