segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O PROT QUANDO NASCE NÃO É PARA TODOS!



Falei aqui há algum tempo sobre algumas das dificuldades que o PROT- Plano Regional de Ordenamento do Território viria a colocar caso viesse a ser aprovado.

O PROT está aprovado e publicado em Diário da Republica desde 2 de Agosto de 2010.

Algumas das suas consequências nefastas já se estão a fazer sentir e alguns autarcas parecem estar a conseguir umas "excepçõezinhas" nos seus PDMs para minimizar os danos.

Como será por cá?

Será que o PDM já está a avançar?

Será que o PROT, também é sentido como mau, ou ainda não houve tempo para se debruçarem sobre isso?

Será que se vai arranjar uma "excepçãozinha", digamos para o,5Hect, para tentar garantir que uma boa parte das envolventes de Viana e Alcáçovas possa manter alguma expectativa de viabilidade?

O problema em Aguiar é de muito menor dimensão, tendo em conta a tipologia dos cadastros que como se sabe ali é de grande concentração e dimensão, ainda assim a solução de um deve ser a solução de todos.

Será que o inevitável plano estratégico associado ao PDM vai permitir "compensar" todas estas consequências nefastas para o nosso Concelho?

Os Senhores e Senhora Presidentes de Junta de Freguesia do Concelho estão a par destas condicionantes?

Será que já lhes foi explicado o que implica e quais as consequências que pode vir a ter para as suas populações?

Será?

É melhor ficar por aqui, já são algumas perguntas e, até ver, sem qualquer resposta.

Dão-se alvíssaras a quem souber responder!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

UMA HISTÓRIA BANAL




Aconteceu-me, como poderia acontecer a qualquer pessoa.

Após uns bocados (grandes), bem passados com uns amigos, onde também se beberam umas cervejolas, despedimo-nos e cada um foi para o seu lado, em direcção ao seu carro.

As cervejas fizeram algum efeito e passei a ficar cada vez mais impaciente, em procura de uma casa de banho onde pudesse "aliviar" umas mínis.

Não encontrei. Andei e andei e continuei a não encontrar a maldita casa de banho.
Perante a "desgraça" que me parecia cada vez mais eminente de acontecer, não pude mais esperar e, entre uma esquina e dois carros, procurei esconder-me e "despressurizar".

Correu mal. Nesse preciso momento apareceu o agente da autoridade para o qual, apenas consegui dirigir palavra, após a conclusão da tarefa, tal era o aperto em que me encontrava.

Expliquei sucintamente as deambulações em que andei, sem sucesso, em busca de uma casa de banho.
Igualmente sem sucesso foi a tentativa de "apelar" à complacência do agente de autoridade.

Sofri as consequências.

Ao terminar o episódio e enquanto me dirigia para o carro, dei comigo a pensar:

- Ainda bem que não me podia apreender a "arma do crime".

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A CHEFIA DA DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO URBANÍSTICA DA CMVA



Chamaram-me a atenção para a acta nº 17 da Câmara Municipal onde, entre várias questões merecedores de alguns comentários, consta também a decisão e os termos de abertura de concurso para chefe da DAU, Divisão de Administração Urbanística.

O concurso define os membros do Júri, nomeadamente o Sr. Presidente da Câmara, com formação na área de GESTÃO, 1 Professor da Universidade de Évora, com formação em ENGENHARIA CIVIL e 1 Director de Departamento da Câmara Municipal de Évora cuja formação não é descrita mas imagino que seja de ENGENHARIA ou ARQUITECTURA.

Como suplentes são ainda indicados mais 1 ENGENHEIRO CIVIL e um Chefe de Divisão da CM Évora que imagino terá também formação em ENGENHARIA ou ARQUITECTURA.

Parece ser um Júri muito bem constituído com técnicos das áreas relevantes para a Divisão de Administração Urbanística. A excepção será o senhor Presidente da Câmara embora seja mais que justificável a sua presença como presidente deste júri de concurso.

A única "coisa" que parece estranha é o facto de se estar a abrir um concurso para um técnico com formação na área JURÍDICA.

Esta minha observação é eminentemente politica mas, em política o que parece é.

Lembrei-me de ter lido isto há algum tempo atrás e... pronto, nada mais a dizer.

Post Scriptum : Tenho a melhor opinião sobre as capacidades técnicas da jurista da Câmara Municipal de Viana do Alentejo

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

COM O PAÍS A FECHAR...



Enquanto assim for, cá se vai andando...

Bom fim-de-semana!

ESCOLAS FECHADAS




Na sequência de maternidades, centros de saúde, postos de GNR, delegações das zonas agrárias, postos de correio e de muitos outros, agora encerram AS ESCOLAS!

Já faltou mais para encerrarem o PAÍS!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

ASSIM ESTÁ TUDO EXPLICADO!


Carregue na imagem para ver maior

Recebi no Blogue e não resisti a publicar.
Assim percebe-se a azáfama, do barbeiro!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

DIALOGO (POUCO) PROVÁVEL!




-Cala-te já com essa conversa, e garante-me que temos os gajos controlados.

- Mas... eu tento, faço o que posso, não saio da frente do computador... o que posso fazer mais, chefe?

-Não sei, tu é que tens de saber, foi para isso que contratei a tua irmã, para que tu saibas dessas coisas todas! Desenrasca-te!

-Já sei, chefe! Chamamos todas as forças, as vivas, as que estão em espera para entrarem na Câmara e assim ressuscitarem, as que estão mortas mas porque ainda estão mal enterradas ainda não se convenceram disso, e podemos ainda chamar as forças dos outros, aquelas que andaram a jantar com as nossas quando estávamos a preparar o assalto à Câmara e queriam acreditar que éramos independentes e não Socialistas mascarados de independentes.
Colocamo-los todos a escreverem contra os gajos e assim as nossas tropas parecem muitas mais e pode ser que enquanto andam a falar dos gajos não falem daquilo que a gente devia estar a fazer e não fazemos.

-Hummm... então e depois como é que pagamos a esses? Fazem-nos isso de borla?

- Bem chefe, de borla não mas temos que descobrir como os acalmar.
Olhe, os de Aguiar é mais fácil, um deixamo-lo entrar para brincar nas áreas sociais e fingir que sabe fazer alguma coisa, outro colocamo-lo a desenhar.

- A desenhar? Mas nós temos gabinete técnico?

- Bem chefe, não... gabinete técnico não, mas temos técnicos que fazem um bom gabinete politico... mas a ideia não era essa. Podemos pô-lo a fazer desenhos na oficina da criança, assim pelo menos fica entretido e não nos chateia muito... pode ser que apenas tente chatear os gajos...

- Bem visto pá, estou a ver que fiz bem em contratar a tua irmã! Então e estes de Viana, esses socialistas verdadeiros que não percebem a importância dos socialistas que são e dizem que não são? O que lhes fazemos? E os outros que não são nada mas têm a mania que são uma grande coisa? Hum?... o que lhe fazemos?

- Bem chefe com esses é um bocadinho mais difícil. Para poder responder tenho que deixar passar mais um tempinho e ver o rumo que as coisas vão levar senão ainda posso cair quando você cair e eles voltarem à mó de cima!

Posso responder quando contratar a minha irmã, para uma segunda época?

Recebido em: oblogdoestevao@gmail.com

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

AUMENTO DO PREÇO DA AGUA.




A Entidade Reguladora das Aguas vem propor aumentos brutais do custo da mesma, que podem variar entre 19 e 42%.

Segundo a notícia, os fundamentos que são evocados vão no sentido de reduzir a disparidade das tarifas praticadas entre diferentes sistemas.

O Secretario Geral da ANMP, Artur Trindade, vem dizer que as Câmaras não irão seguir esta recomendação, embora tenham que fazer alguns aumentos, e clarifica que estas entidades são soberanas na definição do seu próprio tarifário.

Vamos ver o que se segue cá no nosso burgo mas eu arrisco um palpite:

As tarifas vão aumentar consideravelmente, vai ser ignorado que o regulador (nomeado pelo Governo) avançou com esta proposta e vai ser dito que foi o Estêvão que privatizou a Agua e por isso esta Câmara não tem outro remédio senão seguir o que o malvado cá deixou.

Obviamente que é apenas um palpite e como se sabe, nunca acertei no euromilhões.

Na caminhada do PS para a Câmara Municipal de Viana do Alentejo, foram feitos e ditos alguns disparates, mas os que dizem respeito à água foram sem dúvida dos principais.
Gostava de saber qual será, hoje, com a informação que dispõem, a opinião dos eleitos Socialistas na Câmara Municipal.

Alguém sabe se ainda pensam como antes, ou se já mudaram de opinião?

Bom fim-de-semana, refresquem-se que as temperaturas continuam elevadas.

UM CHEQUE BEBÉ DE 10 MILHÕES DE EUROS



São estes acontecimentos que fazem sonhar milhares de jovens desprotegidos e outros menos desprotegidos.

Confesso o meu total desconhecimento sobre este jovem a que chamam Bebé e que de repente saltou para o estrelato, ao ser contratado para o Manchester United de Inglaterra.

Ao perceber o seu (difícil) percurso de vida até aqui, não pude deixar de pensar que apesar de todas as dificuldades pelas quais passamos, há algo dentro de nós, a essência daquilo que nos forma, que nos acompanha pela vida fora e nos torna naquilo que somos.

Bebé foi contratado por ser um bom jogador de futebol mas a maioria das pessoas que o conhecem e falam sobre ele, raramente se referem a isso.

Falam das suas qualidades enquanto ser humano, da afabilidade do seu trato para com os outros, da disponibilidade para ouvir e tentar ajudar a resolver dificuldades, da capacidade de empatia que demonstra quando as dificuldades apertam alguém que lhe é mais próximo.

Se a vida lhe permitir, vai ser daqueles que vão ajudar outros, na casa do Gaiato ou em outras instituições semelhantes, e certamente vai contribuir para fazer sonhar muitos outros, que o vão usar como modelo a seguir e, nesse caminho poderem tornar-se homens melhores.

Pelas descrições que fazem dele, apenas me resta desejar sorte neste seu caminho enquanto futebolista porque um grande homem ele já é.

E SE FOSSEM OUTROS...MENOS DEMOCRATAS?




SEM COMENTÁRIOS

Pode ler a noticia aqui.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

QUEM FISCALIZA OS FISCAIS?



Como se sabe, são as Câmaras Municipais que têm o dever de fiscalizar a execução das medidas previstas no DLnº 124/2006, cumprindo e fazendo cumprir todas as que vão no sentido de prevenir as condições de protecção contra incêndios.

Estas obrigações vão ao ponto de as Câmaras terem o dever de se substituírem aos privados, quando estes não o façam, na limpeza dos seus próprios terrenos.

Ao conduzir a partir de Viana do Alentejo em direcção ao Concelho de Portel e ver como as bermas se encontram perigosamente cheias de ervas e arbustos completamente secos, com temperaturas a rondar os 40 graus, não pude deixar de me perguntar nesta situação: quem fiscaliza os fiscais?

terça-feira, 10 de agosto de 2010

DESINFORMAÇÃO OU MÁ-FÉ?




O índice de poder de compra de 2007, agora divulgado pelo INE, elenca nos 308 Municípios do País o poder de compra dos seus habitantes.

Ao passar os olhos pelos números voltei a recordar-me de pessoas e papeis que afirmavam que o Concelho de Viana estava na cauda da região.

Pois bem, também neste capitulo assim não era uma vez que com os números de 2007 o Concelho de Viana se situa em 20º lugar, entre os 47 municípios alentejanos, deixando mesmo para trás alguns que pensaríamos que assim não fosse.

Entre os Municípios da Amcal, Viana é mesmo o melhor classificado, como pode verificar na relação que de seguida apresento.

Este é apenas um indicador que a juntar a muitos outros que com regularidade vão saindo, demonstram que o Concelho de Viana apresenta números perfeitamente enquadrados na nossa realidade regional, compatíveis com aquilo que somos e produzimos e que, apenas pessoas desinformadas ou com má-fé, podem afirmar, como fizeram, que o Concelho de Viana estava na cauda da região.

Neste indicador, a cauda são mesmo Mourão e Portel.

Mourão 52,22
Portel 54,32
Alandroal 55,27
Mértola 58,39
Arronches 58,51
Marvão 59,20
Gavião 60,42
Avis 61
Alvito 61,37
Barrancos 61,57
Sousel 64,23
Nisa 64,34
Ourique 64,59
Redondo 65,27
Serpa 65,32
Vidigueira 65,41
Arraiolos 65,62
Borba 65,78
Crato 66,41
Monforte 66,66
Almodôvar 67,27
Cuba 67,68
Moura 67,88
Ferreira do Alentejo 68,40
Alter do Chão 68,81
Odemira 68,92
Castelo de Vide 68,94
Viana do Alentejo 69,02
Mora 69,89
Fronteira 74,81
Aljustrel 76,66
Alcácer do Sal 80,96
Reguengos Monsaraz 82,26
Montemor-o-Novo 82,46
Castro Verde 82,56
Ponte de Sor 82,91
Elvas 87,46
Estremoz 87,52
Vila Viçosa 88,29
Vendas Novas 91,39
Grândola 94,16
Santiago do Cacém 94,55
Campo Maior 96,20
Portalegre 107,28
Beja 110,80
Évora 118,94
Sines 127,61

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

ROBIN DOS BOSQUES, ao contrário…



Segundo números divulgados pela imprensa, no primeiro semestre de 2010 os principais bancos privados Portugueses (BCP,BES e BPI), tiveram um lucro de 544,9 milhões de euros, a que corresponde um aumento de 62,2% relativamente ao mesmo período de 2009.

No mesmo período, estes bancos pagaram em impostos 33,8 milhões, enquanto que em idêntico tempo do ano anterior tinham pago 108,6 milhões.

Dito de maneira diferente, os lucros subiram 12% mas os impostos que pagaram nem chegaram a um terço dos do ano anterior.

Se fizermos as contas verificamos que os impostos pagos pelos bancos foram cerca de 6% dos lucros obtidos. Disse bem 6%.

É o País dos Bancos.

No outro País estão todos os outros, pequenos e médios empresários, trabalhadores independentes, trabalhadores por conta de outrem, recibos verdes (verdadeiros ou falsos), reformados, etc.

Neste outro País existe um PEC, aumentos de impostos IRS, IRC, IVA.

Existem cortes cegos em apoios sociais que estão a lançar para a pequena (por enquanto) criminalidade chefes de família desesperados por não poderem garantir o sustento aos seus filhos.

Este governo Socialista transformou-se numa espécie de Robin dos Bosques mas ao contrário, rouba aos pobres para dar aos ricos.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

CONTRA A CORRENTE


A recente polémica criada pelas declarações da Ministra da Educação sobre o fim dos "chumbos" dos alunos, entende-se porque estas foram feitas sem o devido enquadramento.

Se olharmos para a realidade de uma forma mais desapaixonada, podemos verificar que o enunciado feito pela Ministra corresponde mesmo à nossa realidade.

Todos os agentes educativos sabem que os "chumbos" ou "retenções" não vão permitir que o aluno fique melhor no ano seguinte.

Em regra, o insucesso tende a repetir-se e o estigma com que vai marcar o aluno vai contribuir para a baixa das suas expectativas, para algum desinvestimento na escola e para que os restantes agentes educativos passem a assumir como "normal" os maus resultados que o aluno registe.

Na verdade isto é o que nós temos e estamos todos de acordo que não serve, não está a responder ao problema e não está a melhorar o nível de desempenho dos nossos alunos.

Diversos estudos internacionais mostram que somos dos países que mais chumbam alunos e somos dos piores em resultados da educação.

As declarações da Ministra caíram como gasolina no fogo.

É obviamente possível fazer uma lei para acabar com os chumbos mas parece-me uma ideia completamente estúpida e não creio que fosse isso que a Ministra tentou dizer.

Se a ideia for enquadrar os alunos em dificuldades, assumir que cada aluno é uma pessoa e tem direito a aprender à sua maneira, montar uma rede social de apoio que tem forçosamente que ser transversal entre a família, comunidade, escola e professores, então a Ministra tem razão e sim, devemos todos trabalhar para acabar com os chumbos.

Até lá, não basta dizer que o que temos não serve, precisamos olhar para outras experienciais de quem está muito mais avançado que nós e sem medos, copiar o que for preciso.

Mas temos que fazer como eles fazem em tudo, não só para alcançar resultados e depois, a pretexto de um qualquer PEC, cortar de forma cega nos apoios de quem precisa para poder fazer o caminho que outros sem grande dificuldade conseguem fazer.

Veremos o que vai sair.