segunda-feira, 12 de abril de 2010

INCULCAÇÃO IDEOLÓGICA?



Nas duas últimas sextas-feiras fui ver os filmes exibidos no Cine Teatro Vianense.

O primeiro mostra uma guerra (2ª guerra mundial), com uma abordagem um pouco diferente da oficial e o segundo mostra outra guerra (Iraque), dos dias de hoje, com toda a crueza do dia-a-dia que por lá se passa.

Fiquei um pouco desiludido com o segundo tendo em conta o grande número de Óscares que arrebatou este ano, mas ainda assim foi um bom filme.

O que não ia à espera de ver era a "acção" dos intervalos.

Está montado um projector um pouco abaixo da cabine de projecção e, em Slide Show e em modo de repetição, foram projectadas imagens da iniciativa "Limpar Portugal" no Concelho de Viana do Alentejo.

As figuras que por ali se mostraram, umas mais públicas que outras, estavam devidamente em pose, pré preparadas e avisadas e aparentemente, receptivas para a objectiva que lhes estava a ser apontada.

Esta maneira de fazer, parece muito mais uma acção de propaganda e de auto promoção de imagem do que propriamente ter um objectivo outro, que não se consegue visar.

A seguir vem o quê?
Imagens da plantação de árvores (tenho que falar nisso um dia destes)?
Imagens da romaria e do 25 de Abril?
Poderia continuar a dar exemplos mas acho melhor não.

Se os meios estão instalados, porque não usá-los com objectivos de ajuda a empresas e entidades?

Se os filmes passam às Sextas, porque não exibir as ementas dos restaurantes do Concelho no fim-de-semana?

Porque não divulgar as agendas do Município e dos agentes culturais e desportivos do Concelho no fim-de-semana seguinte?

Esta seria uma forma de, pela positiva, ajudar outras entidades e empresas que certamente agradeceriam este reforço por parte da Câmara.

Fazer desta forma como foi feito, parece muito mais uma acção para inculcar ideias, quer as queiram quer não, ainda que apenas tenham pensado em ir ao cinema ver um filme.
Espero que não tenha sido isso que aconteceu.


Post Sriptum : Se há alguma coisa que nunca vou hipotecar é o meu direito a ter opinião e a expressá-la onde e quando eu entender, apesar de todas as tentativas que teimam em fazer para me tentar condicionar.

5 comentários:

  1. Estou totalmente de acordo consigo e apenas tenho pena que você esteja afastado das lides politicas autarquicas.
    Sei que você decide o que deve fazer mas penso que faz falta na Câmara, mesmo que seja como Vereador da oposição.
    Continue com a sua visão para nos ajudar também a ver algumas coisas que podem passar despercebidas.

    ResponderEliminar
  2. Caro Estevão, duvido muito que possam colocar fotografias das comemorações do 25 de Abril, pelo simples facto das mesmas não existirem. As comemorações no dia 25 fazem-se só e apenas na freguesia de Viana, o resto é paisagem. A par das comemorações do Dia Internacional da Mulher, também o 25 de Abril é uma data a banir pelo actual executivo.

    ResponderEliminar
  3. José Luís Potes Pacheco14 abril, 2010 02:06

    O êxito da iniciativa “Limpar Portugal”, foi como uma espinha cravada na garganta, de todos aqueles que fizeram figas e rezaram aos deuses, para que caísse nesse dia a maior trovoada do século
    Mesmo começando o dia chuvoso, essa iniciativa de âmbito Nacional teve uma grande adesão no nosso concelho, envolvendo a sociedade civil, pessoas de todas as idades, entre as quais estavam militantes ou apoiantes de todos os partidos, incluindo alguns membros do PCP.
    Saliento como exemplo a presença dos membros da junta de freguesias de Aguiar.
    Destacar esse dia de pedagogia cívica, no intervalo dos filmes que assistiu, pode ser discutível, se é ou não adequado, mas afirmar que “parece mais uma acção de propaganda e de auto-promoção de imagem”, estou em total desacordo consigo.

    Episódio de propaganda foi aquilo a que eu assisti, quando o Sr. era Presidente da Câmara.”.
    Para os mais esquecidos, ou para aqueles que não estavam presentes no Cine-Teatro, para assistirem ao excelente espectáculo do Teatro Nacional de Cuba + Sonlar, aconteceu o imprevisto.*

    Antes de começar a actuação dos verdadeiros artistas”, estava anunciado a apresentação de um livro sobre o Cine-teatro, editado pela Câmara.
    Mas o espalhafato montado para anunciar tal efeméride é que não estava agendado.
    Para surpresa da maioria dos presentes, como por artes mágicas, assistimos ao desenrolar de uma “manifestação espontânea de apoio ao Sr. Presidente”, tendo como “Pivot” a Sra. Dra. Rita Torres.
    Depois dos agradecimentos da praxe, logo de imediato pede a entrada em cena, do poeta, Sr. João Teixeira, colaborador da edição – até aí, assim, assim.
    Com a espontaneidade própria de quem tem a lição bem estudada, foi de seguida também chamado ao palco o Sr. Presidente da Câmara, que se encontrava expectante na plateia.
    Acompanhando a respectiva oferta de flores, faltava a cereja em cima do bolo, quando um grupo de “voluntários”, penso que trabalhadores da DASE, trajados a rigor, compondo o cenário final, contagiaram a plateia com uma saraivada de palmas dedicadas ao Sr. presidente.
    O Sr. sentindo-se empolgado, aproveitou a embalagem e o momento para botar o seu discurso, intercalando entre as páginas do livro editado, a apologia da grandiosa obra feita no concelho, com muita gente de boca aberta, sem saber bem o que estava ali a assistir.
    Não nos podemos esquecer que este folhetim, e outros que posso indicar, foram passados em ano de eleições.
    Falar agora nas tais projecções....

    *Passado algum tempo e citando de memória, a sequência daquilo que descrevi, pode ter, aqui ou ali, um “passo diferente”.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Caro José Luís Pacheco
    Muito obrigado por se dignar a comentar no meu Blog.
    Como seria de prever, não está de acordo com o meu ponto de vista, mas a isso já ambos estamos habituados.
    Entenda que não tenho nada contra a iniciativa Limpar Portugal e não desejei que caísse a trovoada do Século. De qualquer forma, devo dizer-lhe que houve números de inscrições redundantes na iniciativa e que alguns dos inscritos são conhecidos como estando entre os principais poluidores do Concelho. Se verificar a lista oficial de inscritos poderá confirmar, mas adiante.
    Descrever a cena do Cine Teatro, da maneira como o fez, pode significar que está a fazer uma colagem entre o que refere e o que eu próprio referi, a propósito das imagens que vi projectadas.
    Assim, se as primeiras mereceram a sua opinião critica, as segundas igualmente a deveriam merecer.
    Aparentemente não será assim, mas mais uma vez também aqui não temos novidade.

    Cumprimentos para si.

    ResponderEliminar