quarta-feira, 28 de abril de 2010

2008- CÂMARA EM 3º LUGAR NACIONAL





Foi divulgado o Anuário Financeiro dos Municípios referente ao ano de 2008.
Este estudo, independente, mostra de forma clara a realidade financeira do poder local e do universo empresarial local.

Já tinha referido, relativamente ao ano de 2007, que a Câmara Municipal de Viana do Alentejo se encontrava muito bem colocada no Ranking Nacional.

Relativamente a 2008, ainda se registou um melhor desempenho financeiro e a CÂMARA MUNICIPAL DE VIANA DO ALENTEJO ficou colocada em 3º Lugar a nível Nacional, tendo como referencia as 308 Câmaras Municipais do País.

Regista-se que a Câmara não recorreu a empréstimos bancários entre 2005-2008, (nem em 2009 digo eu mas isso será visível no próximo ano), é um dos Municípios com menos dívidas aos bancos (4º Lugar Nacional com 1.085.466€), entre diversos indicadores muito favoráveis que se poderiam continuar a referir.

Fica assim mais uma vez demonstrado que a situação financeira da Câmara de Viana é excelente, quando são peritos externos a avaliar e a comparar com outros.


Penso que quando forem conhecidos os números de 2009 estaremos igualmente colocados a um nível excelente, semelhante ao deste ano de 2008.

Questiono-me se estes dados não serão boas notícias para todos e se algumas pessoas que andaram e andam a tentar dizer o contrário, não se deveriam retratar.

Acusações de despesismo, descontrolo financeiro, falta de mecanismos e de regras de controlo de processos entre tantas coisas que têm sido ditas, não batem certo com estes dados agora divulgados.

Vamos esperar pelos dados de 2010, 2011 etc., para verificar, depois de todos os problemas encontrados já estarem resolvidos, as posições em que a Câmara Municipal estará nessa altura.

Com a introdução de regras de controlo e de rigor, se ficarmos abaixo do 1º lugar será certamente estranho.

Fica a questão, para quem a quiser analisar é só clicar no título.

11 comentários:

  1. Se duvidas existissem, o anuário vem confirmar aquilo que muitos sabem,e que outros não querem ver, que a camara de Viana foi bem gerida. Os dados revelam isso, porem tenho-lhe a dizer que não será por muito tempo só o acréscimo de gastos com o pessoal que este executivo está a promover vai pelo menos duplicar os custos. Esta gente encontrou a camara com os cofres cheios e estão muito empenhados em esvaziar-los depressa, que mais não seja para daqui a 4 anos quando perderem a camara deixarem em apuros quem vier a seguir.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Concordo consigo no que diz respeito á gestão orçamental se estivermos a falar em poupança, e fraco investimento no interior das vilas. Logicamente se não se gastou não podia ter desaparecido.

    É a velha maxima se eu tivesse uma casa mais pequena, pagaria menos renda, menos IMI, menos seguro, menos luz, menos água e menos gas, mas não era a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  3. Então deverá, no mínimo, concordar comigo quando afirmo que acusações de despesismo, endividamento e descontrolo financeiro, não são de todo aplicadas à Câmara de Viana.
    Lembra-se que foi uma das muitas coisas que foram ditas em campanha eleitoral?
    Entre outras que penso o tempo irá também clarificar.

    ResponderEliminar
  4. Concordo, aliás este sector foi o ponto forte do anterior mandato, a consolidação orçamental a par das questões de cariz social, resta saber se foi propositado ou se foi meramente ocasional.

    O dinheiro nos cofres do municipio até pode ser uma mais valia em algumas situações, no entanto quando bem aplicado tem outro tipo de resultados.

    Imagine agora que para além de ter equilibrio orçamental, tinha um plano estrategico desenvolvido, um PDM bem delineado, uma equipa coesa, uma logica de distribuição de equipamentos ponderada e as vilas com alguma dignidade. Epa, eu tinha votado em si.

    ResponderEliminar
  5. Veja-se o despesismo ( porreiro, pá!) e o país que temos, à beira da bancarrota. Afinal gastou-se e onde é que o país progrediu?
    É-se preso por ter cão e por não ter...
    É difícil agradar a certa gente que nasceu para criticar o que não é parido por si.
    Nomeie-se já uma comissão de inquérito, paga a peso de ouro, para averiguar. E façam-se imediatamente estudos aprofundados, que deverão ser entregues a um dos mais importantes escritórios de advogados (para o caso, tanto faz, ligado ao PS ou ao PSD, pois são farinha do mesmo saco). A propósito, lembram-se do projecto do Abano? E da Cova da Beira, com pagamentos directos à Conegil? E do BCP, BPP, B.Financia? E do BPN/SLN? E dos contentores de Alcântara? E da Universidade Independente? E do Face Oculta? E do Freeport? E do Lopes da Mota? E do Portucale/sobreiros? E da Operação Furacão? E do SIRESP? E do... e do ...

    ResponderEliminar
  6. Chama-se a isto gozar com toda a gente. O 1º ministro vem dizer para a tv que vai cortar-se o subsidio de desemprego a quem tem a infelicidade de ficar desempregado. Diz ele que é para as pessoas voltarem a trabalhar mais depressa. E os empregos estão onde? diz ainda esse garboso senhor que o melhor é cortar o subsidio de natal e férias aos funcionários públicos, aqueles malandros que ganham muito dinheiro. Sim que na função pública pagam ordenados chorudos...ma só aos administradores das grandes empresas, e aos cargos de nomeação, leiam-se chefes de gabinete, adjuntos, etc,porque os outros morrem de fome. Pede-se contenção ao pais e a camara de viana esbanja 20.000€ num stand na Ovibeja

    ResponderEliminar
  7. Meu caro Luís Pedro
    Acredite que não foi por acaso.
    Estava e está a Câmara preparada para executar as piscinas de Alcáçovas, a piscina coberta de Viana e o respectivo centro Escolar e o Pavilhão desportivo de Aguiar. Tudo com as condições criadas no anterior mandato.
    Com as condições deste actual mandato, executaria os centros históricos, a revisão do PDM com o respectivo plano estratégico associado e, na sua sequência, as expansões industrias das 3 Freguesias do Concelho.
    Mantenha-se atento às condições financeiras, às candidaturas ao QREN e à enorme necessidade de justificar execução nos programas comunitários e verá, provavelmente a curto prazo, que afinal havia condições para tudo isto.
    E mesmo as tão faladas redes de água são perfeitamente possíveis de executar com financiamento comunitário, ao contrario do que por ai se tem dito. Com uma única diferença, antes tinham 70% de comparticipação comunitária e hoje, pelo menos até ao final do ano, têm 80% de comparticipação. Acha que não há tempo de fazer um projecto e candidatá-lo? É só isso e depois têm mais 2 anos para fazer as obras.
    Èpa , parece que o estou a tentar convencer a votar em mim. Mas não estou. Agora que tudo passou posso falar livremente destas e de outras coisas e depois cada um fica com a sua ideia.
    Você e outras pessoas poderão pensar que eu poderia agir de maneira diferente.
    E podia. Mas não era a mesma coisa.
    Cumprimentos

    Post scriptum : Você não teria tanto gozo em votar em mim (na minha força politica), como teve a tentar aborrecer-me.

    ResponderEliminar
  8. "Relativamente a 2008, ainda se registou um melhor desempenho financeiro e a CÂMARA MUNICIPAL DE VIANA DO ALENTEJO ficou colocada em 3º Lugar a nível Nacional, tendo como referencia as 308 Câmaras Municipais do País."???? Esclarecer. No documento referido, há municípios de grande dimensão, há municípios de média e depois temos os de pequena dimensão, como é o caso de Viana. O município de Viana do Alentejo ficou em 3.ª lugar, mas apenas nos Municípios de Pequena Dimensão (Ver pág. 217). Certo? Parece-me a mim depois de uma olhadela rápida. Não é isso que diz o seu texto.

    Não é verdade que o simples facto de existir dinheiro disponível não quer dizer ipsis verbis que a gestão financeira seja boa?

    ResponderEliminar
  9. Errado. O Sr. não viu bem.
    As regras encontram-se nas páginas 213, 214, 215, e por ai pode melhor perceber a elaboração do Ranking.
    Se verificar, o máximo possível de pontuação por município são 200 pontos.
    Apesar da divisão em 3 grupos (Municípios de grande, média e pequena dimensão), todos têm uma pontuação atribuída com critérios iguais.
    Pode verificar que com 169 pontos, Viana do Alentejo se encontra no 3º lugar absoluto, uma vez que o 1º dos grandes tem 154 pontos, o 1º dos médios tem 168 pontos e os 3 primeiros dos pequenos estão mesmo nos 3 primeiros absolutos.

    Concordo que " o simples facto de existir dinheiro disponível" pode não significar boa gestão, mas o cenário de Viana não se fica por esse "simples" facto.
    Apesar de saber que existem visões estratégicas diferentes, a da Câmara Municipal de Viana do Alentejo foi a de tentar "puxar" por todas as Freguesias do Concelho, em detrimento de uma visão mais centralista e macrocéfala que defende tudo para a sede de Concelho sem se preocupar com o facto de isso secar as freguesias e tornar cada vez mais difícil a vida das pessoas nesses locais.
    Sem segurança, escolas, saúde, correios, bibliotecas, postos de turismo, postos de internet e outros serviços, a vida nas Freguesias pode tornar-se insustentável e, argumentos de excessiva proliferação de equipamentos deverão, no mínimo, ter em conta, os custos da sua não existência
    Como vê, há factos que não são assim tão "simples".
    Cumprimentos e obrigado por comentar

    ResponderEliminar
  10. É incrivel como a máquina do PS continua mobilizada em descridibilizar, é incrivel o medo que demonstram. Se assim não fosse o passado tinha sido enterrado no dia 26 de Outubro e vivia-se o presente e o futuro. O que se ve é uma desorientação no presente e um falar diario do passado, coloco mesmo em causa se haverá futuro.
    Durante a campanha este elenco parecia ter todas as soluções, apregoava um futuro brilhante, cerca de 1700 parvos acreditaram, e agora só se fala do passado? se era para ser assim então deixavam lá ficar os outros.

    ResponderEliminar
  11. Vejo que toda a acção desta equipa não passa de dizer mal, com raiva e difamando as pessoas que lá estiveram. Sobre o futuro não dizem nada. Vamos ter um mandato semelhante ao do Sr. Aleixo. Têm que ter atençaõ ás medidas do P.E.C porque brevemente a corda vai apertar para a cintura dos municípios. Depois de toda esta loucura do Sócrates em lançar mais obras públicas, vamos ter o cartão vermelho brevemente

    ResponderEliminar