segunda-feira, 27 de junho de 2011

GOSTO MUITO MAIS DA MINHA TERRA AOS SABADOS.




No passado sábado 25 de Junho aconteceu no cineteatro a festa de final de ano da "creche".

Como sempre, foi um encanto!

Casa cheia até mais não caber, dezenas de crianças com a sua animação contagiante, a emoção de ver os nossos rebentos a mostrarem as suas "habilidades", a emoção de muitos a sentirem que se cumpriu uma etapa importante para os seus filhos.

No final, os papás e mamãs dos finalistas fizeram uma surpresa aos seus filhos (e a todos), e apresentaram uma coreografia dançada muito bem conseguida.

As crianças estavam maravilhadas a ver as "figuras" dos seus papás.

Houve vida, animação e quem saiu daquela festa certamente vinha "cheio" de coisas boas.

No passado domingo 26 de Junho aconteceu no cineteatro o 29º aniversário dos Bombeiros de Viana do Alentejo.

Ao contrário do que era habitual, foi uma tristeza.

Pouca gente, muito descontentamento e muito desencanto.

Lamentos dos responsáveis dos Bombeiros perante os cortes que estão a sentir e que reduziram cerca de 98% dos serviços de transporte de doentes.

98%?
Ou seja, em cada 100 pessoas que anteriormente eram transportadas, agora apenas ficaram 2.

Já alguém se perguntou o que estará a acontecer a estas pessoas ou pelo menos a muitas delas?

Se os Bombeiros perderem funcionários e operacionais por falta de apoios financeiros, quem nos vai socorrer, a qualquer um de nós ou a algum familiar nosso, em caso de necessidade?

Os lamentos foram á barra ou pelo menos assim pareceu porque a resposta da Câmara foi que as dificuldades são para todos e que há problemas internos e externos nos Bombeiros que têm que ser resolvidos.

Foi afirmado que de Janeiro a Maio deste ano o deficit dos Bombeiros foi superior a 33.000€.

Na sua intervenção, o 2º Comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), manifestou a sua confiança em que tudo será resolvido a contendo de todos e pareceu-me notar uma crítica á falta de liderança.

Opiniões.

Lembrou-se de contar, o 2º CDOS, uma passagem da fábula da Alice no País das Maravilhas (aceitemos a versão), quando esta se encontrava numa encruzilhada e não sabendo por onde seguir, perguntou a uma ave que se encontrava numa grande árvore, qual seria o caminho mais indicado para seguir. A ave perguntou a Alice para onde queria ir e esta respondeu que não sabia. Ripostou então a ave que se não sabia para onde queria ir, podia seguir por um caminho qualquer, qualquer um lhe serviria.

Nos dias que correm, digo eu, com as conjunturas que nos rodeiam, com a falta de capacidade e de vontade em denunciar as consequências terríveis que um conjunto de decisões meramente economicistas estão a provocar ao nosso povo, com o branqueamento de políticas erradas que estão a levar que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo se encontre numa verdadeira encruzilhada e se veja na perspetiva de ter que dispensar funcionários ou quem sabe, encerrar mesmo as suas portas, nestes dias, digo eu, talvez a ave no cimo da arvore tivesse uma resposta diferente.

Hoje, perante a pergunta de Alice sobre o caminho a seguir, a ave provavelmente responderia:

Segue por um qualquer, todos os caminhos estão armadilhados e minados!

Penso que brevemente todos seremos chamados enquanto povo, enquanto comunidade a olhar para as nossas terras, para as nossas gentes e assumirmos o que realmente queremos fazer do futuro de todos nós. Veremos quando esses dias chegarem com quem se conta e para quê.

No sábado o cineteatro esteve cheio de vida e de futuro.
No domingo esteve vazio de conteúdos e de soluções.

Gosto muito mais da minha terra aos sábados.



DEIXO-VOS O TRECHO MAIS REAL DA FABULA.
"Gatinho de Cheshire", começou, bem timidamente, pois não tinha certeza se ele gostaria de ser chamado assim: entretando ele apenas sorriu um pouco mais. , "Acho que ele gostou", pensou Alice, e continuou. "O senhor poderia me dizer, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair daqui?"

"Isso depende muito de para onde você quer ir", respondeu o Gato.

"Não me importo muito para onde...", retrucou Alice.

"Então não importa o caminho que você escolha", disse o Gato.

"...contanto que dê em algum lugar", Alice completou.

"Oh, você pode ter certeza que vai chegar", disse o Gato, "se você caminhar bastante."

5 comentários:

  1. Apesar de lamentar a falta de união que se vive nos bombeiros, eu gosto muito do Cine Teatro. Sem a sua recuperação, não haveriam nem sábados nem domingos com semelhantes condições.

    ResponderEliminar
  2. Parece que não é só os bombeiros que vão fechar as portas.
    Hoje os funcionários da repartição de finanças aqui de Viana, comentavam que vão ser transferidos para Montemor,porque as finanças de Viana do Alentejo vão fechar,será que é verdade?

    ResponderEliminar
  3. Insinuações maliciosas que pretendem atingir pessoas na sua honestidade não serão aqui publicadas.
    Para certo tipo de comentarios, os autores que se identifiquem e assumam o que escrevem. Com essa condição cumprida, podem enviar.

    ResponderEliminar
  4. A terrivel situação dos bombeiros tem um bocadinho que ver com questões internas e tem muito que ver com a falta de apoios.
    Neste capitulo a Câmara tem que se chegar para a frente e assumir as suas responsabilidades.
    Sem bombeiros a funcionar toda a nossa sociedade fica em risco.
    Tenham cuidado e tenham juizo, deixem-se de brincadeiras com assuntos sérios.
    Sabemos que ter os bombeiros tem algum custo mas será melhor nunca saber quanto poderia custar não os ter.
    Juizinho.

    ResponderEliminar
  5. Sou bombeio voluntário e gasto muito do meu suor a troco do nada.
    Fechar as portas e quando não há mais caminhos a seguir e de certeza que a encruzilhada que falam tem muitos e um deles é o mais correcto.
    De certeza que eu e os meus colegas que por muito já temos passado não vamos deixar esta população sem o devido auxilio.
    Força BOMBEIROS

    ResponderEliminar