terça-feira, 7 de junho de 2011

OS RESULTADOS ELEITORAIS DE 5 DE JUNHO...





Sem margem para dúvida, o PSD foi o grande vencedor das eleições de domingo passado.

Infelizmente, a campanha eleitoral não debateu os principais assuntos com que todos os portugueses se vão confrontar já no curto prazo, decorrentes do acordo assinado pelos "3 de dentro" com "os 3 de fora".

Nesta sequência, penso que o PS perdeu as eleições por demérito próprio e por ter executado nos últimos seis anos políticas pura e simplesmente de direita.

No Concelho de Viana do Alentejo, a CDU voltou a ganhar eleições legislativas, o que há mesmo muitos anos não acontecia. A CDU ganhou em todas as Freguesias do Concelho.
O PS perdeu em todas as frentes e o PSD foi o partido que mais subiu, um pouco a acompanhar a tendência nacional.

Estes resultados no Concelho de Viana mostram um claro afastamento do eleitorado do Partido Socialista, e representam uma enorme punição pelas desastrosas políticas que o PS nos tem feito suportar a todos.

Sem estabelecer qualquer padrão de comparação entre legislativas e outras quaisquer eleições, penso que se pode afirmar que hoje como há já muitos anos não acontecia, os eleitores do concelho de Viana resolveram punir muito severamente o Partido Socialista.

Os numeros desde 2002 até agora, mostram o "afundanço" do PS, a estabilização da CDU, uma aparente tendência de crescimento por parte do PSD e o crescimento solidificado por parte do CDS, ainda que com números bem diferentes dos 3 primeiros.

Em conclusão, o Concelho de Viana parece ter o eleitorado bem vincado em torno de 3 partidos políticos, cada um com as suas bases razoavelmente bem alicerçadas.

Quando esses partidos se assumem como tal, com projetos e estratégias próprias, os eleitores compreendem os seus campos e expressam as suas opiniões.

Ao invés, se qualquer força politica, ingénua ou conscientemente, se deixa diluir em estratégias alheias e sucumbe ao canto das sereias, com facilidade se "baralham" as contas e pode resultar uma coisa qualquer.

5 comentários:

  1. sonha...sonha camarada!

    ResponderEliminar
  2. COMENTÁRIO TÃO MEIGO ESTEVÃO PARA SE RESUMIR QUE O PS SÓ ESTA A FAZER DESCULPE A PALAVRA MERDA MAS MESMO MUITA NO NOSSO CONSELHO, POR FAVOR VOLTE MAS COMO INDEPENDENTE .

    ResponderEliminar
  3. Para que se perceba, para mim, o contrário de independente não é dependente.
    Não sou dependente de nada nem de ninguém.
    Sou militante (e vou continuar a ser) de um partido político PCP.
    Quanto a voltar, apenas lhe digo que nunca parti. Nem tenho intenções de o fazer, mesmo sabendo que algumas personagens gostariam de me ver longe.
    Compreendo a sua opinião mas o que conta é a opinião da maioria das pessoas do nosso Concelho. A avaliação far-se-á mais tarde.

    ResponderEliminar
  4. Já sabemos que o PCP quando necessita lança um olhar lânguido ao PSD, mas vai ser difícil coabitar uma colagem local com uma oposição nacional ao novo governo.
    Se pensa que os resultados das eleições legislativas se podem extrapolar para 2013, muita tinta correrá até lá.
    Quero recordar-lhe que apesar do desgaste do governo Sócrates, já em 2009, e da cassete da colagem da candidatura Bengalinha ao governo da Nação ter sido tocada até ficar roufenha, tal como a pista gravada dos bons e maus socialistas, a CDU saiu derrotada. Em 2013.a mais de 2 anos de distância, quem estará desgastado é o governo Passos/Portas e nesse sentido a governação local não será beliscada com a corrente de moções contra: A, B, C …… PIDDAC ..
    Penso que nunca lhe deve ter passado pela cabeça que sairia derrotado em 2009. Se acredita que em 2013 vão ser favas contadas, será melhor pensar que vai ser muito difícil porque o repertório do adversário ainda não chegou ao fim.
    Da nossa parte lutaremos com humildade no pressuposto de que se foi difícil ganhar, será também muito difícil a manutenção.

    ResponderEliminar
  5. O canto da sereia...parece-me que andaa desorientar quem o escuta. Outros fazem-se de surdos e quando derem por isso pode ser tarde. Estes resultados demonstram que a CDU e o PSD no concelho estão de boa saúde e que os seus apoiantes até podem ter engolido a historia dos independentes. mas á primeira caem todos, a segunda só cai quem quer...

    ResponderEliminar