quinta-feira, 26 de maio de 2011

O CONCELHO DE VIANA SOBE NOS CENSOS 2011



Agora que começam a ser conhecidos os primeiros dados preliminares dos censos 2011 confirma-se que o Concelho de Viana do Alentejo é um dos poucos do distrito de Évora que aumenta a sua população residente.

Globalmente, o concelho aumenta em 205 o número de pessoas que cá residem que resulta das subidas de Alcáçovas e de Aguiar, apesar da descida de Viana do Alentejo.

Como não parecem relevantes as "trocas" internas entre freguesias, fica evidente que tanto Alcáçovas como Aguiar conseguiram níveis de atratividade externas perante outros concelhos, justificando assim as suas subidas.

Percebem a importância de investir em todo o território de um concelho e não apenas numa das suas terras?

Mesmo em Viana onde se regista uma diminuição da população, basta olhar para os números de jovens ativos que desde há cerca de 2/3 anos voltaram a sair para o estrangeiro devido há crise que por aqui anda, para se perceber o porquê das coisas. Se assim não fosse os números seriam ainda mais positivos. Aqui, os números são pessoas. Literalmente.

Em toda a linha o concelho de Viana do Alentejo apresenta números positivos quer em número de pessoas residentes quer em número de famílias, alojamentos e residências.

Passou ainda pouco tempo em relação a visões do concelho de Viana como um dos menos evoluídos e até mesmo atrasados da nossa região e do nosso distrito.

Hoje, perante os dados que cada vez que são divulgados demonstram exatamente o contrário, como ficarão as pessoas que prestaram (prestam?) esse mau serviço ao nosso concelho?

Os números oficiais desmentem essas pessoas e quando forem conhecidos todos os dados, nomeadamente de outros concelhos supostamente mais desenvolvidos e mais bem "geridos" nos últimos 10 anos, vai ficar ainda mais clara a dimensão da mentira que foi montada para denegrir o trabalho que se fez por cá.

Afinal, o nosso concelho sempre cresceu, ao contrário de muitos outros!

Valeu a pena o trabalho e acreditar que o território se deve desenvolver harmoniosamente, sem um centralismo exagerado que pode agradar a meia dúzia mas prejudica todos os outros!

5 comentários:

  1. Não conhecia estes numeros mas fico muito contente por saber que aumentamos de população quem não deve ter gostado são os socialistas que preferiam que fosse ao contrario para poderem dizer mal.
    Sabes como são os numeros de Portel?
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Não tenho qualquer informação sobre os dados do Concelho de Portel.

    ResponderEliminar
  3. Nem podia ser de outra maneira, embora a corja do ps queira fazer transparecer o contrario. mas eu agora tenho uma preocupaçao, ora vejamos, se numa altura da CDU em que esta não fez nada( segundo o ps) a população aumenta, quanto aumentará a população daqui pá frente, com todas as infraestruturas e condiçoes que estes senhores disseram que criavam? Acho que o nosso Concelho daqui a 2 anos vai quase parecer a China. quantos iremos passar na passadeira num minuto? fica a questão.

    ResponderEliminar
  4. Honestamente, espero que estes senhores do PS não tenham tempo suficiente para dar cabo de tudo o que se fez. Já estão a estragar muitas coisas mas se os puzermos de lá a andar, não vão conseguir escaqueirar tudo.

    Já alguêm reparou na quantidade de pessoas que estão dentro do predio da Brito Camacho?
    Já não cabem lá, já estão a inventar gabinetes para os arrumar. Até encalham uns nos outros e ainda vêm mais a caminho. Onde irá isto parar?

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que temos que ter cuidado, porque com tantas coisas anunciadas pelo PS, seremos uma cidade enorme dentro de 2 anos, é o que falta não é? e depois já temos filas de transito, e gente a implorar para vir morar para cá tal foi o desenvolvimento. obrigado Bengalinha, sem ti, a malta não era nada.

    ResponderEliminar