quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

BOM ANO NOVO




Quero desejar a todos que entrem no novo ano com o pé direito (ou esquerdo, se forem canhotos), e que ele (o ano novo), possa ser melhor do que o pintam.
Desejo também a todos verticalidade e coragem para enfrentar os complexos desafios que se aproximam, e desejo ainda a lucidez suficiente para, se e quando for necessário, sabermos fazer as escolhas certas.
Bom ano novo.
Até lá.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

AINDA O (ESPÍRITO DO) NATAL!




Já vivi coisas boas e coisas más, passei por experiencias muito enriquecedores e por outras traumáticas, como todas as pessoas.

Nunca fui nem sou de me queixar, muito menos de me vitimizar.
Tenho aguentado "pancada" de pé, firme, e, às vezes, ainda me criticam porque nem um sorriso mostro quando as estou a levar.

Pergunto-me e pergunto a quem quiser tentar responder, como seria encarado se outras pessoas, nomeadamente os meus adversários políticos (acredito mesmo que isto já ultrapassou a politica há muito tempo), fossem "agredidos e difamados" como continuamente me têm feito a mim, há pelo menos uns 3 anos a esta parte.

Será que estas pessoas têm família?
Será que estas pessoas têm coração?
Será que estas pessoas têm sentimentos?
Será que estas pessoas são mesmo pessoas?

Estas "pessoas" são assim e para não variarem no dia de Natal mostram a sua essência.

É o melhor que conseguem, estes valentões que para aliviar as suas frustrações se escondem por trás de um computador.

Desejo um bom natal para eles também e para o próximo ano desejo que o sistema nacional de transplantes hepáticos melhore o seu desempenho e crie uma delegação em Viana do Alentejo, tendo em conta os fígados que precisam de ser mudados...

domingo, 19 de dezembro de 2010

HOUVE FESTA NO CINEMA


Foto da classe de dança da associação equestre


Ontem à noite tive o privilégio de assistir no cine teatro Vianense a um espetáculo daqueles que nos dão uma dose suplementar de "Vianite" e que, apesar dos tempos conturbados que se vão vivendo, de quando em vez nos conseguem alimentar a auto estima.
Refiro-me à festa de natal da secção de Dança da Associação Equestre de Viana do Alentejo.
Um encanto!
Uma apresentação feita por uma mãe clarividente e assertiva quanto baste, uma exibição das meninas num registo de sevilhanas, uma exibição de algumas mães a dançarem sevilhanas que para mim foram uma (muito boa) surpresa, uma exibição das meninas num registo de ballet em que foi coreografado Pink Floyd, uma aparição fugaz e discreta da Professora que me parece a grande obreira daquele trabalho.

Numa noite fria e chuvosa de Inverno o Cine Teatro acolheu todos com excelentes condições. As condições técnicas oferecidas pelo cine teatro contribuíram imenso para o sucesso do espetáculo.
A qualidade do trabalho que a secção de dança apresentou, demonstra uma aposta continuada e segura num rumo que traçaram há muito tempo atrás.

Ontem, o trabalho apresentado foi digo do nosso cine teatro e este contribuiu com a sua parte.
Quero apresentar os meus parabéns a todos os responsáveis pelo espetáculo e dizer-lhes obrigado.
Ontem senti aquele orgulho ser ser Vianense e fiquei com a minha auto estima mais reconfortada em relação aquilo que somos e que fazemos enquanto comunidade.
Espero e desejo que possam ter condições para continuar a aprofundar ainda mais este excelente trabalho.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

AOS 66 ANOS ACONTECEU...




Faleceu hoje Carlos Pinto Coelho, aos 66 anos de idade.
Grande jornalista, grande comunicador, grande lutador pela cultura e grande combatente contra a mediocridade.

Portugal ficou mais pobre!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

AS REUNIÕES COM A POPULAÇÃO...



Não precisei de esperar muito, para que as reacções à minha participação na "sessão de trabalho" que a Câmara Municipal realizou com os munícipes se fizessem sentir.

Tinha-o previsto.

Tão pouco o tom e os tempos em que as opiniões foram aparecendo me surpreenderam. Pelo contrário, confirmei o que já suspeitava.

No essencial, as pessoas que durante anos alimentaram uma campanha vergonhosa contra mim no Blog VIANA E TAL e que perante alguns apertos em que se viram decidiram mudar-se para a BARBEARIA IDEAL, sempre ajudados pelo Blog PEIXE BANANA e pelo Manuel José Baião, ai estão de novo, a fazerem o que sempre fizeram.

Está-lhes na sua essência, eles são assim mesmo.

De tal forma são assim, que nem reparam que há mais de um ano que não sou Presidente de Câmara e que não mereço tal apreço que continuam a nutrir por mim, muito menos nos níveis em que o sentem.

Apesar de muita coisa poder ser dita dessa conversa, quero apenas falar aqui num facto que ocorreu durante a reunião.

Após ouvir todas as informações do Sr Presidente da Câmara, questionei:

1º Estranhei a forma como o Conselho executivo mudou de opinião em relação a uma questão estruturante do novo centro escolar, em concreto, a vontade de o novo edifício incluir um novo refeitório, quando a intenção que vinha de trás não era essa;

2º Perguntei, como podia o Presidente manter as expectativas em relação às boas vontades do poder central e do governo em concreto, quando ainda poucos dias antes, na Assembleia da Republica, o Deputado do PCP João Oliveira tinha proposto para ser incluído no orçamento de estado a recuperação do Paço dos Henriques, a construção do Quartel da GNR, a construção do IC 33 e a conclusão da sede da Associação de Reformados de Viana do Alentejo, e todas elas foram chumbadas pelo PS.

3º Referi que, pela importância que tinha na generalidade dos trabalhadores da Câmara, era estranho que o Sr. Presidente não se tivesse referido à opção gestionária e á sua não aplicação no Município de Viana do Alentejo. Disse ainda que o argumento da legalidade não podia ser aceite uma vez que, apesar de conhecerem a opinião da Igal sobre esta matéria, as 4 Câmaras da CDU do Distrito de Évora, já todas aplicaram essa mesma opção gestionária. A opinião da Igal não faz lei.

Foram estas as questões que coloquei.
Como já estou habituado, mais uma vez assisti á deturpação do que disse e passou-se então a discutir tudo e mais alguma coisa, independentemente das questões que coloquei.

O resto foi composto pelos membros da mesa a falarem do passado (sem nenhuma razão para o fazerem), culpando-me a mim pessoalmente por tudo o que lhe vem à cabeça e sem qualquer resposta lógica e coerente às questões que coloquei.

Um desses membros da mesa, cuja legitimidade para lá estar parece derivar do facto de ser funcionário da empresa MC Gusmão, Lda, empresa de Contabilidade e especialista em urbanismo, até dissertou sobre Siadap, não tendo no entanto respondido a uma pergunta muito simples que lhe fiz: se os processos que vinham do mandato anterior estavam mal feitos, como pode o actual executivo deliberar a opção gestionária no final de 2009?
Afinal, os trabalhadores da Câmara de Viana não têm os seus aumentos pelo passado ou pela opinião da Igal? Perguntas sem resposta, uma vez que ora uma ora outra, conforme lhes dá mais jeito, vão servindo para justificar o injustificável.

Do IC 33 e da associação de reformados nem mais se ouviu falar, não devem ter importância, se calhar.

Resumindo, penso que as reuniões foram dirigidas para os apoiantes do actual executivo ouvirem, calados ou então a apoiarem.

Opiniões dissonantes não são queridas para aquelas paragens.

Se quiser no futuro participar nestas coisas, pense bem antes de falar, ou então diga apenas o que querem ouvir, não vá alguém aborrecer-se com isso e sabe-se lá se não poderá reagir contra si.

Finalmente, deixo uma reflexão.

Era afirmado no passado que o anonimato na blogosfera se justificava porque eu e os restantes comunistas que estavam na Câmara iriam vingar-se e se calhar esquartejar as pessoas que colocassem o nome na Net, para criticar.

Hoje, porque será que se mantêm os anónimos, quando a liberdade e a democracia imperam e vivemos num Concelho tão brilhante que nem a chuva cá entra?

E porque será que o Blog mais colado ao Partido Socialista e ao executivo da Câmara se mantém anónimo? Embora pouco.

Será que ainda têm medo de mim?

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

FIM DE SEMANA BEM PREENCHIDO

Como esta vida são dois dias e este fim-de-semana são três, talvez seja possível espreitar um bocadinho de tudo.

Prevê-se um bom fim-de-semana!

Para quem puder fica uma, ou duas, ou três sugestões.

Pode sempre dar uma saltada à Vidigueira, ou a Vila de Frades para ser mais rigoroso e contribuir activamente para engrandecer esta grande iniciativa de cariz marcadamente histórico e tradicional.

No sábado à noite, recomenda-se uma das iniciativas melhor conseguida pela Câmara Municipal de Mora e que combina na perfeição a manutenção das actividades mais tradicionais com as exigências dos novos mercados que no Alentejo ainda vão surgindo.

No domingo todos os caminhos deverão conduzir a Alcáçovas e, como sobremesa destes pitéus anteriores, nada melhor que um, ou dois, ou três doces tradicionais, do melhor que se faz por cá.

Se as iniciativas ocorressem em datas diferentes (ei sei que antes já era assim), tenho a certeza que todas elas (e nós também), ganhariam com isso.

Bom fim de semana!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

MUITOS PARABÉNS!



E de repente, de um dia como tantos outros, faz-se um dia especial.

Estamos naquela fase em que festejamos sinceramente, com um olho arregalado de agradecimento pelos anos já passados e já vividos, e outro olho virado para a frente, expectantes e crentes que, aos já vividos, ainda se poderão somar mais alguns.

Espero e desejo que assim seja!

Muitos parabéns!