quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

AS REUNIÕES COM A POPULAÇÃO...



Não precisei de esperar muito, para que as reacções à minha participação na "sessão de trabalho" que a Câmara Municipal realizou com os munícipes se fizessem sentir.

Tinha-o previsto.

Tão pouco o tom e os tempos em que as opiniões foram aparecendo me surpreenderam. Pelo contrário, confirmei o que já suspeitava.

No essencial, as pessoas que durante anos alimentaram uma campanha vergonhosa contra mim no Blog VIANA E TAL e que perante alguns apertos em que se viram decidiram mudar-se para a BARBEARIA IDEAL, sempre ajudados pelo Blog PEIXE BANANA e pelo Manuel José Baião, ai estão de novo, a fazerem o que sempre fizeram.

Está-lhes na sua essência, eles são assim mesmo.

De tal forma são assim, que nem reparam que há mais de um ano que não sou Presidente de Câmara e que não mereço tal apreço que continuam a nutrir por mim, muito menos nos níveis em que o sentem.

Apesar de muita coisa poder ser dita dessa conversa, quero apenas falar aqui num facto que ocorreu durante a reunião.

Após ouvir todas as informações do Sr Presidente da Câmara, questionei:

1º Estranhei a forma como o Conselho executivo mudou de opinião em relação a uma questão estruturante do novo centro escolar, em concreto, a vontade de o novo edifício incluir um novo refeitório, quando a intenção que vinha de trás não era essa;

2º Perguntei, como podia o Presidente manter as expectativas em relação às boas vontades do poder central e do governo em concreto, quando ainda poucos dias antes, na Assembleia da Republica, o Deputado do PCP João Oliveira tinha proposto para ser incluído no orçamento de estado a recuperação do Paço dos Henriques, a construção do Quartel da GNR, a construção do IC 33 e a conclusão da sede da Associação de Reformados de Viana do Alentejo, e todas elas foram chumbadas pelo PS.

3º Referi que, pela importância que tinha na generalidade dos trabalhadores da Câmara, era estranho que o Sr. Presidente não se tivesse referido à opção gestionária e á sua não aplicação no Município de Viana do Alentejo. Disse ainda que o argumento da legalidade não podia ser aceite uma vez que, apesar de conhecerem a opinião da Igal sobre esta matéria, as 4 Câmaras da CDU do Distrito de Évora, já todas aplicaram essa mesma opção gestionária. A opinião da Igal não faz lei.

Foram estas as questões que coloquei.
Como já estou habituado, mais uma vez assisti á deturpação do que disse e passou-se então a discutir tudo e mais alguma coisa, independentemente das questões que coloquei.

O resto foi composto pelos membros da mesa a falarem do passado (sem nenhuma razão para o fazerem), culpando-me a mim pessoalmente por tudo o que lhe vem à cabeça e sem qualquer resposta lógica e coerente às questões que coloquei.

Um desses membros da mesa, cuja legitimidade para lá estar parece derivar do facto de ser funcionário da empresa MC Gusmão, Lda, empresa de Contabilidade e especialista em urbanismo, até dissertou sobre Siadap, não tendo no entanto respondido a uma pergunta muito simples que lhe fiz: se os processos que vinham do mandato anterior estavam mal feitos, como pode o actual executivo deliberar a opção gestionária no final de 2009?
Afinal, os trabalhadores da Câmara de Viana não têm os seus aumentos pelo passado ou pela opinião da Igal? Perguntas sem resposta, uma vez que ora uma ora outra, conforme lhes dá mais jeito, vão servindo para justificar o injustificável.

Do IC 33 e da associação de reformados nem mais se ouviu falar, não devem ter importância, se calhar.

Resumindo, penso que as reuniões foram dirigidas para os apoiantes do actual executivo ouvirem, calados ou então a apoiarem.

Opiniões dissonantes não são queridas para aquelas paragens.

Se quiser no futuro participar nestas coisas, pense bem antes de falar, ou então diga apenas o que querem ouvir, não vá alguém aborrecer-se com isso e sabe-se lá se não poderá reagir contra si.

Finalmente, deixo uma reflexão.

Era afirmado no passado que o anonimato na blogosfera se justificava porque eu e os restantes comunistas que estavam na Câmara iriam vingar-se e se calhar esquartejar as pessoas que colocassem o nome na Net, para criticar.

Hoje, porque será que se mantêm os anónimos, quando a liberdade e a democracia imperam e vivemos num Concelho tão brilhante que nem a chuva cá entra?

E porque será que o Blog mais colado ao Partido Socialista e ao executivo da Câmara se mantém anónimo? Embora pouco.

Será que ainda têm medo de mim?

8 comentários:

  1. Dizem á boca aberta que ás escondidas o bengalinha mandou gravar as reuniões. Parece que havia pessoas em todas as reuniões com essa tarefa. Se isto for verdade é um escandalo dos grandes.

    ResponderEliminar
  2. Qual Blog anonimo, a barbearia?
    Não é anonimo é do potes pacheco e tem a parceria dos manos Xico e manel Baião. na mostra de doçaria eu vi o pacheco a tirar as fotografias que foram publicadas na barbearia. Vi eu. O pacheco se não assina é porque não quer ou porque é cobardolas mas o blog é dele, ou tem duvidas disso?

    ResponderEliminar
  3. Os eleitos da camara foram enxovalhados em viana e aguiar nestas reuniões e mais uma vez não disseram nada. Alias, disseram que o que esta a fazer vinha tudo do outro mandato ainda.
    Assumiram afinal de contas que há um ano que não fazem nada.

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que ainda têm medo de ti.
    Percebo muito bem o que dizes, sinto-o na pele todos os dias.
    O ar que se respira na cmva fica mais carregado a cada dia que passa e esse senhor pacheco vai ser o principal coveiro do presidente bengalinha.
    Um abraço e continua a dizer que o rei vai nu. Porque vai mesmo!

    ResponderEliminar
  5. Parece que lucidez é coisa que não te falta. E os outros senhores nem sabem o que significa a palavra.Lamento que não percebam que já estamos prestes a entrar em 2011, alguém que não tu, ficou parado no tempo.Continua a esclarecer a verdade, é preciso e necessário. estamos de fartos de mentiras e meias verdades.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Estevão, por mais que tentem, não te deixes silenciar.
    Continua com a analise critica que tanto falta faz e tanto os incomoda.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. CARO ESTÊVÂO

    Tenho acompanhado de longe a actividade da CMVA e dou-te os parabéns pela tua colaboração como vereador na vida do Concelho. A primeira conclusão que podemos tirar de toda esta maldicência que aparece nos blogs é e sempre foi a maneira de trabalhar do partido Socialista. Depois do 25 de Abril a oposição era feita na Praça com as mais diversas calúnias, que ditas repetidamente passavam por verdades. Os tempos mudaram e agora e como sempre aparecem os bufos do regime com blogs para atacarem este e aquele não tendo a coragem do confronto politico directo. Refiro-me ao Sr. Pacheco, Sr. Baião, Sr. João Antunes etc, etc. Como é caracteristico estes elementos de extrema esquerda quando arranjam estabilidade na vida através de tachos oferecidos pelo Partido Socialista mudam-se sempre para pagarem os favores que estratégicamente são comandados através dos Governos Civis e outras Direcções Regionais disto e daquilo, altamente minadas por gentalha do P.S.

    Escusado será de dizer que o eleitorado do Concelho de Viana já viu que foi enganado. Ouçam as pessoas comuns, ouçam o Povo e reparem no recado. As coisas sabem-se e são publicas meus amigos. Dou só aqui alguns exemplos:
    -- Num Concelho como o de Viana o staff político triplicou relativamente ao mandato do Sr. Pereira
    -- Ainda, e passados quase dois anos de poder, estão a copiar a par e passo tudo o que os outros cá deixaram
    -- O Bengalinha em cada tiro mata um melro. Saem avenças e mais avenças, chegando-se ao ponto de se meterem reformados que já trabalharam na Câmara para indicarem o caminho dos tubos da água. Falem com os trabalhadores da Câmara
    -- A falta de conhecimento é tal que até metem o rapazito de Aguiar que talvez seja bom moço no estaleiro ás 8 da manhã como fazia o Fadista.
    -- As barracas com falta de água tubos partidos interrupções de fornecimento sucedem-se com a promessa arquivada da renovação da redes em Viana
    -- Quando a vida corre mal a qualquer apoiante logo de arranja um tacho para fazer não sei o quê como aconteceu ao Sr. Baião que nunca soube o que foi trabalhar
    -- Os trabalhadores da Cãmara continuam a vir ás 3 horas para o Estaleiro com uma productividade extremamente baixa sem haver ninguêm com coragem para comandar este barco. Um desafio para o Sr. Pacheco.
    -- A Câmara de Viana desde que acabou com a administração directa dispõe das oficinas mais caras do país. Existe um conjunto de operários especializados em montar palcos, realizarem iluminações de Natal e pouco mais
    -- Não conseguem sequer agir em relação á obra do Estaleiro, comentada em todo o lado como uma das maiores vergonhas de sempre.

    Sr. Bengalinha, como homem inteligente analise o que lhe estou a dizer e tente inverter o rumo das coisas e ver de que lado está o vento. O País está mal, temos aí várias ameaças entre as quais a entrada do FMI e uma certeza podemos ter; n~
    ao vamos alcançar os objectivos traçados pelo Governo em 2011 e a desgraça é total. Começando pelas Câmaras carregadas de gente que não sabe bem o que anda a fazer, serviços com dezenas de pessoas que não funcionam, acessorias politicas e técnicas elevedissimas, eventos que para copiar o Sr. Pereira ainda têm custos mais elevedos.
    Numa época em que já se fala em acabar com algumas Juntas de Freguesia e unificar alguns Concelhos a fim de se reduzirem custos, o sr. anda a esbanjar dinheiro e a arruinar a situação financeira da autarquia. Não devia ser verdade, mas ainda é no seu mandato que a castanha vai estalar.

    ResponderEliminar
  8. Cortes monetários em instituições, cortes aqui ou "onde"? Não sabe o Sr Presidente responder. Projectos inacabados? Aldrabices. O Executivo é como os demais PS que se instalaram onde toda a gente sabe, ganharam por votação sim senhor. Olhemos para o circo que vai nesta vila em iluminações natalícias, onde mais do que nunca se devia poupar, e os que agora se opõem ao antigo funcionamento são aqueles que mais esbanjam em vaidade e presunção. Passem no rossio, e vejam. Há muita fome para matar, mas, com papas e bolos se enganam os tolos. O menino nasceu, mas parece que não foi para todos.
    Abraço Estêvão.

    ResponderEliminar