quarta-feira, 30 de junho de 2010

segunda-feira, 28 de junho de 2010

ONDE É QUE EU JÁ VI ISTO?




Pela descrição dos acontecimentos, parece familiar com o que vivemos por cá, e cujas consequências ainda estamos a viver.

A Câmara de Almodôvar é eleita pelo PSD.

Outras são eleitas por outros partidos mas a indignação é geral e o tom sobe a cada dia que passa.

Por cá o povo é sereno, não há razões para protestar.
Está tudo bem assim.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

SUGESTÃO DE LEITURA - BOM FIM DE SEMANA





Li vários livros de José Rodrigues dos Santos e gosto mesmo muito da sua obra.
Tornei-me admirador da sua faceta de escritor.

Agora que as férias se aproximam a passos largos, passadas em casa, no país ou no estrangeiro, consoante o tamanho da bolsa de cada um, deixo uma recomendação de leitura, "O Sétimo Selo".

Uma das características que mais aprecio neste autor é o facto de grande parte da informação constante nas suas obras ser absolutamente verdadeira e fiável em termos científicos e do conhecimento.

Sabemos que estamos a ler uma obra de ficção, mas em simultâneo estamos a aprender sobre muitos temas que fazem parte das problemáticas do planeta.

Fica a sugestão.

Bom fim-de-semana e para quem puder, boas férias.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

A CÂMARA DE ALJUSTREL AFIRMA-SE "PREOCUPADA" COM O ENCERRAMENTO DO SAP




A Câmara de Aljustrel mostra-se preocupada com o encerramento do SAP naquela Vila, em comunicado enviado para a comunicação social.

Apesar de ser eleita pelo mesmo partido do Governo, a Câmara Municipal não hesitou em expressar a sua posição contra esta medida e manifestou-se "totalmente solidária com a população do Concelho".

Não há meias tintas nem pruridos em assumir que o Governo faz "algumas"coisas mal feitas.

Não há medo de manifestar uma opinião contrária à dos "chefes" e assumir que a sua luta é pela população do Concelho.

Penso que por cá conhecemos exemplos um pouco diferentes destes, infelizmente, digo eu.

Veremos se lá para o 3º trimestre de 2011, por cá, de repente, não irá surgir uma vontade de apontar todos os erros que o governo venha a cometer.

Mesmo que sejam justamente apontados, vai inevitavelmente aparecer um problema de coerência.

Quem for vivo, verá.

terça-feira, 22 de junho de 2010

NEM SEMPRE É O MEXILHÃO QUE SE LIXA




Há notícias do dia-a-dia que reforçam a ideia de que a tradição já não é o que era.
Como se pode ver aqui, afinal, o mexilhão já consegue lixar alguém, seja a EDP ou a população de Boticas.

O mexilhão agora, de repente, até passou a ter costas e, pelo que parece, são umas costas bem largas.

Grande mexilhão.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

CUL ARTES - FESTA DE FINAL DE ANO




Gostei muito de ver a festa da Cul Artes.

Despretensiosa, intimista e com visibilidade para todos os "artistas", a festa foi fundamentalmente para os familiares dos alunos que frequentam a escola de música e o coro da Cul Artes.

Despretensiosa, sim.

Os alunos foram ao palco mostrar as suas evoluções nas aprendizagens ao longo de mais um ano de trabalho com os Professores, com a natural timidez e acanhamento que a exposição pública em regra impõe. Dos que apenas agora chegaram e estão a dar os primeiros passos na música aos que já contam diversos anos de experiencia e obviamente já "enchem" o palco com as suas actuações, todos sem excepção, arrancaram grandes aplausos à assistência presente.

Gostei muito de ver a minha filha já com bastante jeitinho tal como gostei de ver todos os outros que mostraram o que sabem fazer.

Nem todas as "actuações" foram perfeitas e aqui e ali estalava uma nota fora de sítio, uma pausa e o novo arranque motivados pelo excesso de nervos, ou uma garganta um pouco mais desafinada.

Mas ninguém percebeu, ou melhor, ninguém quis saber.

As pessoas que ali estavam foram ver os seus queridos e queriam ver o que eles sabem fazer.

E viram.

O que eles ainda não sabem fazer, no próximo ano será certamente trabalhado com os professores.

Bom trabalho realizado por todos e estão todos de parabéns.

Boas férias.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

MORREU JOSÉ SARAMAGO




Morreu José Saramago.

Agora que está definitivamente "Levantado do Chão", talvez seja hora de Portugal se reconciliar com uma das suas figuras mais marcantes no panorama cultural.

Com seriedade.

Se for com falsos consensos, mais vale ficarem sossegados.

O conceito de tempo, ou de tempos, ficam bem marcados nas várias vidas de cada vida e com a certeza que os tempos também se acabam. Acabou o tempo de vida de Saramago, o tempo da figura e da obra ainda agora está a começar.

Corajoso e frontal, sábio e controverso, Saramago é um marco cultural de Portugal.

Até sempre, camarada!

terça-feira, 15 de junho de 2010

O PLANO REGIONAL DE ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO (PROT) DO ALENTEJO




Há uns meses atrás, em entrevista ao jornal Diário do Sul, falei de um problema que considerava e considero da maior relevância estratégica para o Concelho de Viana do Alentejo, o Prot.

Basicamente o que pensava e penso, é que o Prot vai ser um dos grandes contributos para o "apagamento" de grande parte do Alentejo e o nosso Concelho está incluído nessa zona.

Na altura, tudo o que disse passou ao lado, porque um título de jornal que penso ter sido "fabricado" pelas hostes Socialistas, capitaneadas pela omnipresente Fernanda Ramos, tratou de absorver todo o conteúdo que a entrevista tinha.

O Prot é um vasto documento que está na eminência de ser aprovado (espero e desejo que contra a vontade da Câmara de Viana), e quando o for, os Planos Directores Municipais, em vigor ou em elaboração, deverão incorporar em si, as regras que o Prot define.

Deixo apenas duas áreas, das muitas que merecem repudio, em que o Concelho ficará de fora do caminho do desenvolvimento.

As áreas de desenvolvimento económico, zonas ou parques empresariais, ficam limitadas aos "eixos de desenvolvimento estratégicos" que o Prot define.E nós estamos de fora.
Alguns Municípios estão a "acelerar" os seus projectos empresariais para tentar que sejam aprovados antes da entrada em vigor do Prot porque depois, já não o poderão fazer!

Uma segunda questão prende-se com a construção dispersa em áreas agrícolas.

No Concelho de Viana, o pequeno cadastro tem um peso muito grande e nas zonas próximas das Vilas do concelho, existem centenas (CENTENAS), de hortas e fazendas que ao perderem as suas capacitações de produção agrícola, o valor acrescentado que podem ter é o da construção urbana.
Uma das regras deste Prot, fará com que apenas os agricultores (comprovadamente com rendimentos agrícolas), possam construir habitação e mesmo nesses casos apenas em propriedades com dimensão superior a 4 hectares (admitindo-se uma excepção, em certos casos, para 2 hectares).

Temos dúvidas sobre o que irá acontecer aos terrenos de dimensões inferiores?

Provavelmente será o abandono total, porque os seus proprietários, confrontados com a não viabilidade agrícola, com a impossibilidade de construção urbana e a consequente desvalorização dos mesmos, vão deixá-los para a natureza e, em pouco tempo, os matos tornar-se-ão dominantes.

Quando chegar o verão, os mais que prováveis incêndios vão periodicamente "limpando" o mato, com os custos financeiros e sociais que sabemos estarem associados a essas situações.

Estas questões que coloco são apenas pontas de icebergs que navegam nestas águas do Prot, tal como está redigido.

Esta "ilha" como gostaram de apelidar em tempos em que isso deu jeito, é do tamanho de boa parte do Alentejo, e não do concelho de Viana do Alentejo.

Agora que as autárquicas passaram, é tempo de vermos as coisas com os olhos correctos e tentar combater aquilo que nos é prejudicial enquanto comunidade.

Quem quiser perceber a dimensão da "coisa" pode ver aqui, ou então pode fazer de conta que isto não é connosco, mas mais tarde, não nos poderemos queixar.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

quarta-feira, 9 de junho de 2010

A SÉRIO?




A vida por vezes é curiosa.

Vejo escrito por aí (agora como vou falar no assunto se calhar vão dizer que nunca escreveram), que eu devia assumir o meu mandato como vereador da Câmara Municipal de Viana do Alentejo.

Como é óbvio, esse é um assunto que apenas a mim e ao meu partido (é verdade, continuo a ser militante comunista) diz respeito e quando chegar à altura certa será devidamente tratado.
Tal como foi para outros eleitos de outros partidos, quer em mandatos anteriores, quer já no actual mandato.
Ainda não vi ninguém referir esse assunto, como se a suspensão ou renuncia a mandatos autárquicos fosse algo que apenas agora foi descoberta e no entanto o histórico já vem de longe.

Para não falar de casos locais e autárquicos (apesar de termos muitos), pergunto a quem estiver a ler este texto se ainda se lembram que deputados elegeram pelo Distrito de Évora para a Assembleia da República e se sabem quem são actualmente os seus deputados.

Pensem bem!

No meio de tudo, o que me parece mais curioso, é que uma boa parte das pessoas que agora parecem defender que eu devia voltar à Câmara, são os mesmos que defendiam que eu devia de lá sair enquanto lá estive.

E, se calhar, ainda esperam ser levados a sério. Será mesmo?

segunda-feira, 7 de junho de 2010

COMO É POSSIVEL?




Como é possível que as televisões que viram a "multidão" que esperava a nossa selecção na África do Sul, não tenham visto aquele "conjunto de pessoas" que ainda recentemente se manifestou na avenida da liberdade em Lisboa?

sexta-feira, 4 de junho de 2010

O CONCELHO QUE NÃO EXISTE?- AMCAL





O CONCELHO QUE NÃO EXISTE? PARTE IV de IV

Com muita frequência, muita mais do que o bom senso recomendaria, aparece escrito na blogosfera local uma ideia que para além de ser falsa contem em si todo o fundamentalismo de um sector de quem escreve e/ou comenta nos Blogues, que parece com ela concordar: NO CONCELHO DE VIANA NÃO SE FEZ NADA EM 16 ANOS EM QUE EU FUI ELEITO NA CÂMARA MUNICIPAL.

É uma afirmação tão absurda que por si só deveria repelir toda e qualquer pessoa de bom senso, o que me parece que acaba por acontecer.

Quero apenas deixar uma nota escrita, com nomes, de algumas das coisas que a Câmara de Viana, nestes 16 anos, no dizer de algumas pessoas, supostamente não fez.

Foi a Câmara e não eu.

Tentei ao longo dos anos dar o meu contributo para que elas fossem possíveis, integrado numa equipa muito maior do que eu.

Foram fruto de muitas alegrias e também de muitas frustrações, de muito trabalho e dedicação por parte de muita gente e é também por todos eles que se impõe este esclarecimento.

Apenas tenho a pretensão de afirmar que algumas coisas se fizeram e que, provavelmente, mesmo as pessoas que escrevem o contrário, não conseguem viver no seu dia-a-dia sem usufruírem de alguma forma desses mesmos investimentos.

EM PARCERIA – AMCAL
- Reforço do Abastecimento de água a partir da Barragem do Alvito
-Novo reservatório de água em Viana
-Nova conduta de Agua para Aguiar
-Aterro sanitário
-Selagem das Lixeiras
-Recolha selectiva de resíduos
-etc.
Deixo apenas mais uma nota final neste texto que já vai longo, para uma relação de projectos em carteira na Câmara Municipal e que apontavam um rumo por onde eventualmente, se poderia seguir.

PROJECTOS EM CARTEIRA – MAIS RELEVANTES
- Centro escolar de Viana
-Piscina coberta de Viana
-Rotunda junto ao Eco marche
- Biblioteca de Viana
-Pavilhão Multiusos da Srªa Daires
-Jardim do Altinho
-Entrada junto ao estaleiro passeios e pluviais
-Espaços verdes em diversos loteamentos urbanos
-Pavilhão coberto de Aguiar
-etc.
Numa frente de trabalho como é o poder local, há sempre uma infindável quantidade de tarefas para fazer e os recursos nunca são suficientes para responder a todas.
Respondemos às que conseguimos e sabemos que muitas não conseguimos resolver, mas também, como se prova pelos textos que escrevi, muitas ficaram feitas.
A população das nossas terras sabe ou não sabe, mas como todas as obras têm nome, não será difícil localizá-las, apenas para quem o quiser fazer.