quarta-feira, 1 de setembro de 2010

MENTIR/OMITIR, ou um hábito que enraizou! Até Quando?



Quando se passa para o nível de mentir/omitir a parte da informação mais relevante sobre qualquer assunto, pode querer significar algum desespero e uma falta de capacidade de alguém se conseguir afirmar por si próprio.

Esta reflexão tem que ver com um texto que vi no Blogue "Barbearia Ideal" sobre o programa "Primeiro Relvado", e cuja estrutura de texto com um misto de 5% de verdade, 45% de especulação e 50% de omissão dos factos, parece ter sido forjado na mesma forja utilizada para a esmagadora maioria dos textos do pasquim do Partido Socialista durante a campanha eleitoral autárquica denominado " Vida Nova".

A verdade dos factos é bem diferente, nesta como em inúmeras matérias, das "verdades" escritas no "Barbearia/Nova".

Em relação ao primeiro relvado, apenas se poderiam candidatar os proprietários dos campos de futebol.

Quando a Câmara foi abordada pelo Sporting de Viana e pelo Sport Club Alcaçovense sobre esta matéria, a resposta que deu foi no sentido de :

1º Não há campos municipais pelo que a Câmara não se pode candidatar.

2º Se os clubes se puderem candidatar, a este programa ou a qualquer outro programa comunitário, a Câmara garante a componente nacional do investimento, até um limite de 90% do total do mesmo.

Os interlocutores nesta matéria, para que não restem duvidas, foram pelo SCVA o Presidente Luís Serpa e o Prof Isidro e por parte do SCA o Presidente Costa da Silva.

O assunto, perante a impossibilidade de os clubes se candidatarem, nessa ocasião, ficou por ai.

Voltou a ser retomado mais tarde com uma abordagem por parte do SCVA que se propunha vender por um preço simbólico à Câmara Municipal o seu campo de jogos, para, desta forma a Câmara poder candidatar o "seu" campo ao programa primeiro relvado.

A documentação interna do SCVA foi verificada pela advogada do Presidente do clube e pela Drª Cláudia Ribeiro da Câmara Municipal e ambas foram da opinião que o clube não poderia vender o seu campo, devido há existências de cláusulas no processo de cedência do terreno ao clube para construção do campo inicial.

Passou-se então a explorar a possibilidade de haver uma cedência de uso de longa duração do clube para a Câmara (mantendo o SCVA a propriedade), e procurar verificar se assim poderia ser feita a candidatura.
Os contactos passaram pela CCDRA, Dr. Manuel David e pelo IND- Instituto do Desporto, onde não me recordo o nome do interlocutor.

Quando finalmente vieram as respostas para informar que era possível esta abordagem, já tinha encerrado o prazo de candidaturas para o programa Primeiro Relvado.

Perante a resposta, a Câmara Municipal compilou um pequeno historial do processo e remeteu para a Secretaria de Estado do Desporto e para a gestão do POVT- Programa Operacional de Valorização do Território, a intenção de se candidatar ao programa e a solicitação de aceitação da candidatura, tendo em conta que o tempo que passou enquanto era aguardada a resposta, tinha levado ao encerramento do programa.

Esta, como a candidatura das Piscinas de Alcáçovas, Rotunda junto ao Ecomarché, Jardins do Maufouro e Quinta do Marco, Ciclovia e diversas outras intervenções preparadas, umas com projecto técnico e outras sem ele, foi uma das muitas perguntas que em Outubro de 2009 se encontravam pendentes de resposta do Poder Central.

É muito fácil de perceber que mentir/omitir custa muito pouco e que para esclarecer a verdade é preciso recorrer a muita mais conversa.

Ficam os nomes de algumas das pessoas envolvidas neste assunto, primeiro para que se perceba que os processos existiram e tiveram evoluções e segundo porque estes temas nunca tiveram sob qualquer tipo de segredo.

Aos "Socialistas" "Barbearia/Nova", com um profundo agradecimento com a frequência com que se lembram de mim, apenas deixo uma observação :

O passado não pode justificar para sempre alguma falta de acção/direcção que parece ter-se instalado no 13 da Brito Camacho.

7 comentários:

  1. Fazes bem em por a nú esta malta que ainda tem que comer muito pão com sal, antes de comer o novo pão. Quando falam sozinhos até parece que têm razão mas quando se explicam as coisas ficam a ver navios. Devias explicar mais coisas da Câmara que a malta vai lendo mesmo que não escreva nada.Faz falta quem esclareça as coisas e anda por ai muita rapaziada nova que até têm vontade de perceber e aprender devias de fazer alguma coisa pra isso.
    Ajuda a rapaziada nova e vais ver que todos ganham com isso.

    ResponderEliminar
  2. Mostra ai a verdade para estes tipos baixarem a bola. Não sei quem anda a escrever nos barbeiros mas seja quem for são mesmo mentirosos e parece que têm palas nos olhos. Parece que ainda vão aparecer mais coisas financiadas e depois vão dizer que foram eles que conseguiram isso. Arre macho qué demais!

    ResponderEliminar
  3. Isidro? Serpa? A mafia vianense no seu melhor!

    ResponderEliminar
  4. E o Costa da Silva também é da mafia?
    Deves ser daqueles que bom, bom, apenas tu.
    Preferes uma mentira dita pelos teus que uma verdade dita pelos outros. Parvo.

    ResponderEliminar
  5. Deixe-se de marabilismos e agora diga s.f.f. o que tem a dizer sobre a versão do Costa da Silva sobre este assunto:
    http://alcacovas.blogs.sapo.pt/1067038.html?mode=reply#reply

    ResponderEliminar
  6. O Dr. Costa da Silva será sempre bem vindo ao debate. Apenas tem que decidir se quer ou não debater, se quer ter ou não opinião, se quer ou não participar nas discussões no que ao Concelho de Viana do Alentejo diz respeito.
    Brincar ao "toca e foge", não é bem o que está a apetecer fazer.
    Como sabe, agora faço o que me apetece.
    Em relação aos conteúdos, todo o processo dos campos relvados teve uma longa evolução, nomeadamente nas abordagens políticas, como o Dr. Costa da Silva muito bem sabe.
    Aproveito para lhe colocar a si, comentador anónimo, uma questão: Já leu o ultimo Post no Blog Peixe Banana? O que acha?

    ResponderEliminar
  7. Ora cá está, por isto mesmo é que o blog do PB é o melhor, não está ao "abrigo" de nenhum nem de ninguém...por isso mesmo é um blog e não a "voz" de nenhum "dono"!!!

    ResponderEliminar