sexta-feira, 10 de setembro de 2010

JÁ OUVIU DIZER?



Foi recentemente noticia o relatório anual da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico).

Provou-se mais uma vez o enorme fosso que existe entre a opinião pública/publicada e algumas realidades. No mínimo deveríamos, todos nós, questionar as verdades que nos rodeiam diariamente e reflectir sobre a "inocência" de algumas que são postas a circular.

No referido relatório podemos ver completamente rebatidas pelo menos 3 "verdades" amplamente difundidas entre nós.

Imagino que já deve ter ouvido dizer que não vale a pena tirar um curso, toda a gente tem um curso, somos um País de Doutores e Engenheiros, não vale a pena ser só mais um.

O Referido relatório da OCDE vem afinal dizer que Portugal é um de quatro Países em que mais de dois terços da população entre os 25 e os 64 anos, não completam sequer o ensino secundário.

Imagino que também já ouviu dizer que Portugal é um dos países que mais gasta em educação.

Na verdade, demonstra-se que em matéria de investimentos no sector da educação o nosso País fica abaixo da média da OCDE e bem longe daqueles que realmente mais investem neste sector estruturante de qualquer pais que se quer desenvolvido.

Refiro por fim um argumento amplamente difundido e tão ao gosto dos empregadores de mão-de-obra barata que diz que não vale a pena ter formação superior porque o destino é o desemprego. Estudar para quê? Para desempregado?

Esta "verdade" é acima de tudo perniciosa pelo que contem de desmobilizador para os jovens e respectivas familias que gostariam de ter formação superior e se vêm confrontados com este tipo de afirmação.

Verificamos no relatório que Portugal é um dos países em que a formação superior tem mais impacto nos trabalhadores, seja no estatuto salarial seja na qualidade do trabalho que venham a alcançar.

Quem amplamente diz o contrário é a quem interessa manter um enorme número de pessoas sem formação, desempregadas, para poder de entre esses recrutar, a muito baixo custo, a mão-de-obra que necessita para aumentar os seus lucros.


Fica o desafio de alerta para sermos, todos nós, mais atentos a certas "verdades" que nos querem impingir.

1 comentário:

  1. A verdade é a que escreve ai, mas quem ouve falar o 1º ministro pensa que ele se refere ou a outro país, ou pensa que somos todos parvos. Mas não somos, só aqueles que votaram nele.
    A constituição portuguesa diz que o ensino é gratuíto, mas quando pagamos a factura dos livros e materiais escolares estaremos também noutro país??

    ResponderEliminar