sexta-feira, 23 de julho de 2010

O COEFICIENTE DE CAGAÇO







O cheque bebé foi anunciado pelo Governo, difundido amplamente pelos órgãos de comunicação social.

O Governo que o fez, auto intitulou-se de defensor das políticas promotoras de natalidade, disse que agora é que era e criticou os Governos anteriores por nunca terem tomado tal medida.

A opção gestionária na Câmara Municipal de Viana do Alentejo foi anunciada aos trabalhadores com todas as suas mais-valias, foi amplamente difundida pela imprensa regional, documentos oficiais do Município e Blogs locais afectos aos sistema.

O executivo que o fez, auto intitulou-se de defensor dos direitos dos trabalhadores, criticou (até à exaustão),o anterior executivo por não o ter feito, e anunciou uma "nova aurora" na relação com os trabalhadores e com o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL).

O cheque bebé nunca chegou a ver a luz do dia e foi cancelado antes mesmo de entrar em vigor.

A opção gestionária afinal não foi implementada e os trabalhadores a quem haviam sido criadas as expectativas ficaram a ver navios. Se bem entendi, porque existe uma opinião da Igal que tal será ilegal.

Uma opinião!

Aqui bem perto diversas Câmara Municipais estão a implementar a opção gestionária sem medo, apesar de se encontrarem em situação idêntica à de Viana do Alentejo e até, em alguns casos, terem iniciado o processo mais tarde.

Parecemos estar perante um processo em que o CC, Coeficiente de Cagaço, assumiu os destinos do Município.

Quando assim é, o CC costuma rapidamente ganhar terreno, alastrar a outras áreas e não será de estranhar se esta justificação começar a servir para as mais variadas situações de inoperacionalidade.

Assim, a culpa será sempre de alguém, mas nunca do executivo em maioria que é sempre, em última instância, quem pode ou não tomar as decisões.

As cadeiras ficam assim sempre vazias.

O cheque bebé caiu por culpa da conjuntura económica e a opção gestionária caiu por culpa de qualquer coisa, ou do executivo anterior, ou da Igal, ou dos medos, ou dos fantasmas.

Por responsabilidade do actual executivo que anunciou com pompa e circunstancia que o iria fazer?

Não isso deve ser confusão, este executivo só é responsável por coisas boas, as menos boas são da responsabilidade de outros.

Em qualquer dos casos, muita conversa, muitos papeis e depois... não aconteceu nada.

Serei apenas eu a ver as semelhanças?

4 comentários:

  1. Não, não és o unico a ver tantas semelhanças eu já estou a ver o mandato a chegar ao fim e a conversa dos desgraçadinhos a culpa é dos outros a manter-se. Obras? existiram as que a CDU deixou planeadas e com verbas para tal. A piscina das Alcáçovas, aquele monstro afinal vai ter financiamento a candidatura ainda liderada por ti vai fazer entrar 50% do valor da obra cerca de um milhão trezentos e cinquenta mil euros. E depois queixam-se do quê? vão trabalhar pá! até agora só fizeram uma coisa com autonomia, criar lugares de nomeação para os amigos.

    ResponderEliminar
  2. Eu fui á inauguração das piscinas e ouvi muita gente a perguntar por si. Claramente não se esqueceram que o senhor esteve á frente desta magnifica obra.
    O discurso do actual presidente foi uma coisa inexplicável pela pobreza e pela falta de postura, próprio de quem não sabe estar, e estando estava contrariado. Gostaria de o felicitar por ter dado a possibilidade a todos nós Alcaçovenses de ter uma obra destas, que a par do pavilhão vão dinamizar esta frequesia. O movimento na piscina tem sido muito grande, e apesar de saber que o senhor não esteve presente porque ninguem o convidou, quero que saiba que fomos muitos os que nos lembrámos e falamos e sentimos a sua falta. Não entendi a falta de cortesia de não lhe enviarem um convite. É uma atitude propria dos homens sem história.Mesmo não estando presente o senhor escreveu muitas páginas do livro deste concelho, quer queiram ou não.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. É pena que estes senhores tenham conseguido ludibriar tanta gente, mas de facto com as promessas que faziam não era muito dificil os municipes irem na cantiga, bem como os funcionários da autarquia.
    mas esqueceram-se que palavras leva-as o vento, e agora já apenas o que fazem é reclamar e dizer que estão arrependidos(ainda bem que arrependimento não mata).
    Estes eleitos é que eram bons, tinham muitas ideias e muitos projectos, iam pagar as horas todas e os retroactivos aos funcionários, iam requalificar as escolas incluindo a de Aguiar, mudar as redes de esgotos, fazer campos com relvado sintetico, pavilhão em Aguiar(já tinham o terreno e tudo), requalificar os centros historicos.
    Era tudo e muito, agora só falta saber em quantos anos conseguem estes eleitos fazer isso, porque passados nove meses ainda não vimos nada, nada, nada.
    E de quem é a culpa?
    Dos outros , claro, e do inspector da IGAL, e do governo, de toda a gente menos deles.
    é melhor mudarem o cd porque o povo farta-se de ouvir sempre a mesma musica.

    ResponderEliminar
  4. Parece-me que não irá mudar o cd, serão 4 anos de uma coisa parecida com o que foi o PS na câmara há anos atras. Muita parra e muito pouca uva, com a agravante que nem os militantes do PS da velha guarda acreditam nesta equipa. Não ouvem ninguem, são arrogantes e vaidosos e comuma necessidade de protagonismo que os faz andar aos despique uns com os outros.

    ResponderEliminar