
Está prevista para a próxima 6ª feira a abertura da piscina em Alcáçovas
Ainda bem que assim vai acontecer.
A construção da piscina foi uma proposta eleitoral da CDU, maioritariamente sufragada nas urnas de voto.
Correspondeu a uma prioridade da população das Alcáçovas, aferida em mais do que uma vez em reuniões públicas com essa mesma população e, desta forma, a Câmara correspondeu aquilo que era de si esperado, criou a condições e executou esta grande obra para a Freguesia de Alcáçovas e para o Concelho de Viana do Alentejo.
Agora que será uma realidade, estão de parabéns todos os habitantes do Concelho e a verdadeira vencedora é a política de descentralização em que a Câmara da CDU sempre acreditou.
Foi nesta linha de construir equipamentos colectivos de qualidade e dimensão em todas as Freguesias do Concelho, por forma a aumentar a qualidade de vida dos residentes em que se apostou.
Foi com essa política que, ao longo dos anos, se passou de um Concelho sem quaisquer destes equipamentos, para um Concelho muito bem equipado e com uma distribuição equitativa pelo seu território.
Foi com essa política de descentralização que a CDU tornou o Concelho de Viana procurado por diversas entidades exteriores ao Concelho, sejam da região sejam do País, que sabem que aqui podem encontrar equipamentos de grande qualidade com capacidade de resposta para as necessidades internas e também para as procuras externas.
Também por esta via o Concelho se pode dar a conhecer lá fora.
Neste caminho, nem todos estiveram de acordo. Durante algum tempo a CDU foi acusada de prometer esta obra e não a fazer.
Quando se criaram as condições para o arranque da obra, esses mesmos críticos, passaram a dizer que afinal não se devia fazer, que era um erro e que a população não queria que se fizesse.
Quem assim pensou, disse e votou na Câmara e em Assembleia Municipal, nomeadamente o PS, tem agora nas mãos a responsabilidade de fazer com que o processo corra bem, se tiver interesse e empenho nisso.
Também, se quiser, pode fazer com que não corra assim tão bem.
Da atitude que os eleitos venham a assumir perante este equipamento, depende muito do sucesso do mesmo.
Será curioso ouvir as palavras do senhor Secretário de Estado Dr. Laurentino Dias sobre este equipamento e, já agora, será que vai anunciar alguma coisa sobre o 1º relvado? Tendo em conta que foi ele que não fez nada para a sua viabilização, agora seria (será?), no mínimo, interessante de ouvir.
Eu sempre pensei e continuo a pensar que a população de Alcáçovas e do Concelho de Viana merecem este equipamento de elevada qualidade.
Post Scriptum: Contrariamente a "opiniões" que a blogosfera local de vez em quando mostra, não foram apenas as ultimas eleições autárquicas que foram democráticas, todas as anteriores também o foram.
Deve então ser considerada como legitima a política de descentralização que as maiorias da CDU, sempre democraticamente eleitas com maiorias absolutas, entenderam executar. A vontade do povo é soberana, tanto hoje como no passado.