domingo, 28 de fevereiro de 2010

Tempo para os filhos?


Foi notícia na semana, um estudo da DECO sobre os infantários e os jardins-de-infância.
Uma das vertentes da notícia destacava o período de permanência das crianças nesses espaços (cerca de 9 horas por dia em media), e informava que os pais se mostravam interessados na abertura aos sábados, para poderem ter tempo de fazer algumas coisas.

Na verdade, as crianças estão mais tempo nos infantários, jardins de infância e escolas, nomeadamente com as actividades de enriquecimento curricular (nunca um nome foi tão enganador), do que os operários nas fábricas.

É a desregulação das relações laborais que impõem aos pais que, obrigam a que estes tenham que "despejar" as suas crianças para poderem ganhar o seu pão do dia-a-dia.
As mudanças destas regras selvagens, criando tempo para que pais e filhos possam passar tempo juntos, seriam o melhor contributo para o estímulo à natalidade que os nossos governantes nos poderiam dar.

Até lá, somos brindados com contas bancárias - nascimento por criança, tão à medida daqueles que fazem as regras idiotas e os menos interessados em alterá-las.
Enquanto assim for, a "defesa da família" fica apenas nos chavões na assembleia da república, quando alguns querem fechar-se à evolução do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário