quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

NO DIA EM QUE O REI FEZ ANOS...


Apesar de estar visivelmente debilitado, espero que esteja muito tempo entre nós.
PARABÉNS AO "REI" PELOS SEUS 70 ANOS.

AI SIM? QUEM DIRIA!




Ministra: Ainda há uma justiça para ricos e uma para pobres

"A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, admitiu hoje que Portugal ainda tem uma justiça para ricos e uma para pobres, defendendo, no entanto, que «há um fim de estado de impunidade que se pré-anuncia»."

O "diagnóstico" já é por nós muito bem conhecido, e às vezes sentido no lombo.

Precisamos é da terapia, Sr.ª Ministra, com rapidez sff.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

SEM DINHEIRO PARA PAGAR TRANSPORTE PARA IR AO MÉDICO.


O Jornal da tarde da RTP 1 mostrou hoje uma peça (minutos 32.45/35.43), onde se evidencia as dificuldades de acesso a tratamentos médicos, designadamente do foro oncológico, no Distrito de Bragança.

As pessoas, de várias idades, estão a deixar de ir a consultas e tratamentos porque não têm dinheiro para pagar o transporte.

Se a peça retratasse o Distrito de Évora não seria muito diferente.

A somar às reduções de horários de atendimento em Centros de saúde, aos encerramentos de diversas extensões e centros de saúde, ao encurtar dos serviços que são prestados aos doentes, ao aumentar brutalmente as chamadas taxas moderadoras que são cada vez mais um pagamento de serviço, ao passar a cobrar os serviços que são prestados (injeções, pensos, etc.), a somar a tudo isto, o Governo do PS anteriormente e agora o governo do PSD, estão a cortar no pagamento de transportes a pessoas doentes.

Por cá esta a acontecer algo de muito parecido e com esta medida de "gestão" tão ao gosto dos tecnocratas engravatados, estão a conseguir poupar muito dinheiro.

Pelo caminho, as Associações de Bombeiros estão em situação de pré falência, muitos doentes veem acelerar a degradação da sua saúde e inevitavelmente encurtar a sua esperança de vida porque estão a deixar de ir aos tratamentos que ainda vão conseguindo arranjar por falta de dinheiro para pagar o transporte.

Por cá, quando ainda o Governo anterior começou a implementar estas medidas para "racionalizar" os custos com o serviço nacional de saúde, logo vieram a terreiro a meia dúzia do costume, defender a voz do dono.

Diziam que não ficaria ninguém sem transporte desde que o médico assim o dissesse.

Mentira.

Diziam que as "consultas abertas" não deixariam ninguém sem acesso a médico.

Mentira.

O último caso que eu conheço, aconteceu na 6ª feira passada no centro de saúde de Viana do Alentejo. Nem médico para atender nem ambulância para transportar para Évora, nem dinheiro para pagar o transporte. O doente voltou para casa tal como foi ao centro de Saúde.

Perante estas e outras situações de ataque aos direitos mais elementares das pessoas, precisamos de um poder local que interprete os problemas com que a sua população se confronta e que os acolha, ampliando a sua voz e responsabilizando quem tem que ser responsabilizado.
Ao não o fazer, o poder local, seja por ação ou por omissão, está a prestar um mau serviço às populações que em si confiaram.

Está a contribuir para manter este estado de coisas que não servem a ninguém, a não ser a quem apenas olha para os números e fica muito contente com a contagem dos euros que poupa, mas nunca faz as contas às vidas que ficaram pelo caminho.

Este texto vem da minha mais profunda indignação e interessa a quem interessar.


 

 

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ELIS REGINA MORREU HÁ 30 ANOS!

Canções eternas!
Bom fim de semana.
(curtinho para não levantar mal entendidos e outros eteceteras!)


quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A CAMINHAR PARA O ABISMO...


O aumento do desemprego é uma realidade como mais uma vez nos mostra a OCDE.
13,2% em Novembro.
O desemprego é, na minha opinião, a principal chaga que está a "matar" o nosso País e de onde derivam inúmeros problemas, desde sociais até a fenómenos de criminalidade a que não estávamos habituados neste nosso "retângulo solarengo".

Com tudo isto, ainda existe um governo e uma Central Sindical que acham que a solução é agilizar e tornar mais baratos os despedimentos.

De repente lembrei-me do Scolari... "E o burro sou eu?"

Estes vampiros são insaciáveis e não vão parar nunca, a não ser que sejam obrigados!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

BOM FIM DE SEMANA

Porque há coisas que nunca envelhecem e momentos que são "eternos enquanto duram".
Não se acanhem, podem subir o som!
Bom fim de semana

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

OS JOVENS MOSTRAM COMO SE FAZ!



Os alunos e alguns professores da Escola Isidoro de Sousa manifestaram-se hoje em frente ao estabelecimento de ensino, contra o facto de a escola não sofrer obras de melhoramento e em concreto pelo facto dos telhados serem obsoletos e constituídos ainda por amianto.
Fizeram muito bem e conseguiram chamar a atenção da televisão, dando a conhecer ao País este grave problema.
Curioso, foi não se ver nem a Câmara, nem a direção da escola, nem a Direção Regional de Educação.
Deviam estar todos reunidos e a resolver o problema, ou se calhar a mandar umas cartinhas uns para os outros a perguntarem e a responderem ao lado do problema.
A resolução deverá ser, como é normal infelizmente, nem sim nem não, antes pelo contrário.
Estiveram muito bem os nossos jovens.
Mereciam e merecem mais respeito e apoio.

Veja o vídeo entre os minutos 39.29 e 41.46.

CONVERSAS DE ... CATROGAS!



Após as notícias de que Eduardo Catroga vai passar a receber cerca de 45.000€ mês na EDP, reagiu o próprio a dizer que não se trata de uma escolha política mas sim de escolhas dos acionistas privados.

Claro.

Se calhar ainda nos vêm dizer que os chineses queriam comprar a EDP apenas para poderem ter uma empresa à altura do Dr. Catroga e que tudo isto foi planeado apenas para poderem contar com a sua sapiência

Enquanto leio estas notícias, apetece pensar um pouco e, distraidamente, recostar as costas na cadeira e, se calhar, dar uma coçadela nos catrogas.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

ELES "ANDEM" AI... OUTRA VEZ!



Como seria de esperar após o meu escrito sobre o que (não) se faz neste Concelho, uma boa parte da matilha de anónimos veio em socorro do macho alfa.
Em boa hora reforcei as proteções nas canelas e calcei umas botas impermeáveis caso contrário ainda teria que falar com alguém para me reforçar as imunidades antirrábicas.
Vieram os habituais, vieram os de sempre, vieram os de hoje e até vieram os aspirantes a qualquer coisa.
Fico sempre muito agradecido com o "carinho" com que me brindam.
Porque será que são anónimos?

Quanto aos meus tempos de responsável na Câmara Municipal certamente deixei muita coisa por fazer.

No entanto, ainda se foram fazendo umas coisitas e para avivar as memórias sugiro que se possa ler algumas coisas sobre Viana do Alentejo, Alcáçovas, Aguiar e a AMCAL.

Quanto ao atual projeto de recuperação do centro histórico de Viana, o Partido Socialista na Câmara de Viana do Alentejo e os seus responsáveis aplicaram a máxima que diz que a melhor defesa é o ataque e vai dai criticam intervenções minhas feitas no passado e dizem que hoje a área de intervenção é muito maior.
Estão a tentar ocultar que a Recuperação do Centro Histórico de Viana, na verdade, trata-se de uma intervenção diminuta, limitada a pouco mais do que a Praça da Republica e umas ruas laterais.

O largo de São Luís e a envolvente ao Castelo não são intervencionados.

O Projeto chuta para uma 2ª fase esta área e muitas outras que já hoje deveriam constar.

Não vai ser alterado nada na circulação rodoviária
Não vai ser alterado nada no sistema de recolha de lixos, nomeadamente a substituição nesta área intervencionada dos contentores existentes por outros enterrados no pavimento.
Não vão ser criadas zonas de circulação preferencial para peões e veículos não motorizados.
Estes sucessivos "nãos" correspondem a opções políticas do atual executivo Socialista. (Já estou a ver os links para a minha votação a favor, apesar destas fraquezas no projeto).

Um ponto positivo foi ter sido mantido a equipa projetista já escolhida no anterior mandato para o desenvolvimento do projeto. Se assim não fosse penso que os desmandos seriam ainda maiores.

Quero deixar uma última nota para reflexão, quando é recorrentemente afirmado que as coisas antes é que eram boas e hoje são muitos más.
O apoio de fundos comunitários a projetos municipais é hoje largamente superior ao que foi no passado, em qualquer tempo e em qualquer programa comunitário.
No passado a taxa máxima de comparticipação que se podia ambicionar era de 70% a fundo perdido e mesmo assim, raramente se atingia esta taxa.
Para terem uma ideia, durante todo o ano de 2011, as taxas de comparticipação foram de 85% a fundo perdido e fala-se mesmo que em 2012 poderão ser de 90 ou até de 95%.
Significa isto que com uma percentagem muito pequena de capital próprio (e felizmente a Câmara tem mais do que suficiente) é possível executar projetos de grande dimensão e importância para a população do nosso Concelho e em condições mais favoráveis do que nunca.
As condições existem, assim as pessoas se preocupem mais com o presente e com o futuro, o deles e o de todos nós.
Era isso que se esperava.



sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

TÃO MAÇONS QUE ELES SÃO...




De acordo com esta noticia, os lideres parlamentares do PS e PSD são ambos maçons.
Resta perguntar se documentos tão dramaticos para os Portugueses como o Orçamento de Estado são realmente aprovados de gravata na Assembleia da Republica, ou de avental, num qualquer local secreto onde esta gente anda a brincar com coisas sérias e com todos nós.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

PREJUDICIAL PARA A DEMOCRACIA É TER ELEITOS QUE NÃO ZELAM PELOS INTERESSES DO SEU POVO!




A pedido de várias famílias, resolvi dar umas pinceladas aqui no Blogue, e também porque o barbeiro "anónimo" continua a assobiar para o lado e a fingir que os problemas que por ai andam não são com ele, com a Câmara e com o seu partido socialista.

Vem a prosa a propósito do que é prejudicial para a democracia e mesmo os mais desatentos que por aqui andam não podem deixar de notar e sentir o desencanto que se sente e respira nas ruas do nosso Concelho.

O povo de Viana do Alentejo acreditou mesmo nas coisas que o PS e a sua lista autárquica foram afirmando ao logo de quase dois anos em que estiveram em campanha eleitoral e as suas expectativas foram sendo cada vez mais elevadas pelas respostas às perguntas que iam fazendo: sim nós fazemos; sim nós resolvemos; sim quando ganharmos isso fica tudo resolvido.
As pessoas acreditaram.

E agora?
Agora, basta olhar.
O desemprego é menor hoje do que era no passado? Não
A qualidade de vida das pessoas é melhor? Não
Os jovens têm politicas ativas para a sua fixação? Não
O acesso aos cuidados de saúde é melhor do que no passado? Não
E por ai fora. Podia fazer mais umas dezenas de perguntas e a resposta seria sempre a mesma : NÃO!

Nada é mais prejudicial para a democracia do que ter eleitos que durante a campanha eleitoral dizem que sim a tudo, mesmo sabendo que depois na prática terão que dizer que não.
Sente-se a frustração nas ruas das nossas terras, independentemente das idades das pessoas com que falamos.
Sente-se a frustração dos trabalhadores da Câmara pelos incumprimentos do que lhes foi prometido pelo partido socialista e pelos eleitos na Câmara.  Disseram e desdisseram e obviamente no fim a culpa é sempre dos outros.
Nada é mais prejudicial para a democracia do que esta cultura de paninhos quentes em que a Câmara protege o Governo e o Governo protege a Câmara para que as pessoas não percebem que, cada um ao seu nível, ambos são responsáveis pelas políticas de meias tintas com que estão a governar o nosso Concelho.

Venho para 2012 com a noção que apenas a denúncia e a luta poderão minimizar todos os malefícios que nos estão a impor, quer ao nível central quer ao nível local.
Vou tentar ser mais participativo, quer nos fóruns onde pertenço quer neste espaço da blogosfera.
Sei que os "anónimos" já se estão a perfilar para me virem morder as canelas e que lhes vou fazer um favor ao colocar-me a jeito, mas estas coisas são assim mesmo. Seria com muito mais prazer se resolvessem dar a cara, se a tivessem, mas como gosto muito deles mesmo assim, tenho que fazer-lhes esse favor.

Um bom ano para todos, de luta, que isto não vai lá com meias tintas.