terça-feira, 24 de abril de 2012

NUNCA VIRAR AS COSTAS A ABRIL!



No 38º aniversário do 25 de Abril, varias figuras e entidades estão a recusar-se a participar nas comemorações oficiais da efeméride com o argumento que este governo e esta política são contrários ao espírito de Abril.


Eu também penso que são.


No entanto, não participar nas comemorações é não marcar presença onde poderemos efetivamente dizer que defendemos Abril e que há quem não o faça.


Passados 38 anos, muitos de nós acreditam que o rumo que este País tomou não está a cumprir Abril mas também é verdade que não é apenas este ano que o sentimos.


E em 2011 estávamos?

E em 2010 estávamos?


Contrariamente a ideias que um conjunto de fazedores de opinião mais ou menos alinhados com o poder dominante vai fazendo passar, os problemas que temos e que sentimos não derivam do 25 de Abril mas, pelo contrário, derivam dos desvios ao projeto de Abril que tem vindo a ser distorcido, delapidado e amputado por sucessivos governos.


O atual governo, fruto da aplicação de uma matriz de governação acentuadamente ideológica, está a levar esta rutura com os ideais de Abril ainda mais longe.


Demasiado longe e com demasiadas consequências económicas e sociais.


Quando aqui ou ali se ouve dizer "precisamos de outro Salazar", eu quero afirmar que não, disso já tivemos que chegue.


Precisamos é de "outro" 25 de Abril, seja em que data for, mas que consiga fazer deste País um território a sério, com preocupações reais pelas pessoas e onde seja possível olhar para o futuro e ter otimismo.

Precisamos que nos deixem acreditar que estas maldades que um Governo, por mais legitimo que seja ou que se sinta, vão ter um fim.


Espero e desejo uma saída rápida desta crise e sem grandes convulsões sociais, mas já não acredito nela.


Se os que podem mudar o rumo deste País não o fizerem muito rapidamente por vontade própria, acredito que vão ser obrigados a fazê-lo.


E depois as consequências são as que forem.


O 25 de Abril é uma data a que nunca se deveria voltar as costas.

Hoje e sempre, VIVA O 25 DE ABRIL!

34 comentários:

  1. Portugal ao atravessar esta profunda crise, começa a sentir a cada dia os reflexos da mesma, o desemprego, a fome, o desespero. Estou convicto que a breve trecho existirá uma convulsão social, desta vez quem sabe menos pacifica mas é impossivel que a revolta do povo não se faça sentir. As desigualdades aumentam a revolta e os sacrificios que pedem a uns, não existem para outros. Que nunca se esqueça que foi o 25 de ABRIL que nos permite entre outras coisas expressar a nossa opinião. Viva o 25 de Abril!

    ResponderEliminar
  2. Por respeitar tanto o 25 de Abril, fico profundamente preocupado quando olho o boletim municipal e vejo os cravos cor-de-laranja, até isto parece querer dizer qualquer coisa menos boa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os cravos cor de laranja e a capa do boletim com uma romaria em tons de laranja, adivinhava que a entrada nas Alcáçovas ia ser como as medidas do governo, a conta gotas (apesar da chuva), desorganizada e uma surpresa desagradavel.Amanhã em Viana também vai ser assim? não, lá é com pompa e circunstancia.

      Eliminar
  3. Neste concelho tudo se perde, não se canta a Grandola Vila Morena, não há fogo de artificio e comemora-se o 25 de Abril em ar de frete. Mas a maioria tem o que merece.

    ResponderEliminar
  4. Bom amigo, deixa-me colocar aqui um possivel poema de Abril:

    CONVERSAS DE CAFÉ


    Esses, que sempre a razão dominam;
    fazem croché sem linha nem agulhas,
    confessam que votaram em trafulhas,
    e até à próxima latem, rebobinam.

    Voltarão a cair nesta esparrela,
    porque é própria deles esta sina:
    quanto mais a vida lhes ensina,
    mais se orgulham de andar à trela.

    Escolheram por soberba a barricada
    e agora sentem na pele o desconforto.
    É tarde e, depois do burro morto,
    para fazer já não há mais nada.

    Na verdade, há! Que é reconhecer
    o erro e não voltar a repeti-lo!
    Mas qual quê, voltam ao mesmo estilo,
    que são osso ou gente duros de roer

    ...Ou talvez não!

    Abraço
    João

    ResponderEliminar
  5. Eu gostei muito das comemorações do 25 de Abril, grande festa...o fogo de artificio foi um bocadinho demorado e já me doia o pescoço de olhar para cima, mas foi muito bonito. Os espectaculos também foram originais e os paraquedistas arriscaram-se um bocadinho por causa do vento mas até correu bem.

    ResponderEliminar
  6. Calma rapaziada, este ano já voltou a haver sessão comemorativa do 25 de Abril, para o ano há eleições, haverá fogo de artificio. Tomem nota que eu não me engano.

    ResponderEliminar
  7. Eu o que mais gostei foi de ver as barbies da junta das Alcáçovas de cravos ao peito. Muito bom!!

    ResponderEliminar
  8. Grande expetativa ver chegar a romaria ás Alcáçovas, até mudaram a rota para depois ser uma desorganização em que passava um cavalo de quando em vez, num ambiente mais de funeral do que de festa. Este executivo vai ganhar o oscar das barracas, não acertam uma.

    ResponderEliminar
  9. Acertaram sim senhor, para agradar á presidente da junta das Alcáçovas tiraram a romaria de S. Cristovão e arranjaram um caminho de cabras até lá sem pensarem que podia chover. O que aconteceu foi o obvio carros atascados e as maquinas da camara a trabalharem constantemente para os tirar dos barrancos. Ai Bengalinha tanta gente nessa casa a ganhar tanto dinheiro e só fazem porcaria. Depois era ve-los a correr de lado para lado a queimar gasoleo dos carros da camara sem fazerem nada´e num estado de histerismo que metia dó.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já que falam em caminho e cabras gostava de dizer que o que vem escrito no boletim municipal em relação aos arranjos da estrada de Santa Catarina é MENTIRA. Passem por lá e vejam o estado desgraçado da estrada, buracos que a camara abriu e deixou por alcatroar, pedras soltas e nem sinalização a avisar do mau estado do piso. Viva a ALDRABICE e publicidade enganosa.

      Eliminar
  10. Camarada Estevão ando intrigado com uma coisa, as maquinas fotograficas e os blogues do barbeiro e do Polvo(rosa) ainda não tinham acontecido as coisas já lá estavam as fotografias agora? nem uma? terão estado muitas pessoas nos espetaculos do 25 de Abril? e no viana Rol? e na mega aula de hidroginastica? ea ver o fogo de artificio? e na caminhada? e na entrada da romaria nas Alcáçovas? pois é mudam-se os tempos crescem as vozes de desanimo não há vontade de fotografias. E as paredes escritas aqui em Viana? querem dizer muito...

    ResponderEliminar
  11. Não sei se concordam comigo mas penso que seria altura de pedir ao Bengalinha para deixar de falar em público. Cada vez que o faz envergonha todos os Vianenses, o discurso da partida da romaria da Moita transmitido na rádio foi digamos...que portanto... uma grandiosa vergonha. Esperamos por si em Viana onde temos uma tenda gigante ao pé do santuário que fica no meio do campo??? epá é melhor estar calado.

    ResponderEliminar
  12. Afinal a entrada da romaria em Viana foi outro caos, transito misturado com cavalos e carroças e ciganos e tudo o que se pode imaginar. Os romeiros encharcados até aos ossos, até teve graça para alguns que lá vinham sem terem onde cair mortos, cheios de dividas mas pareciam uns senhores. Agora percebo a tenda do circo, a romaria transformou-se nisso.

    ResponderEliminar
  13. Conto os dias para as novas eleições pra camara, estes gajos estão a destruir o comercio em vez de ajudar. Precisamos das pessoas cá em cima na vila e eles montam comes e bebes no santuário. Não pensam em ninguem, só neles.

    ResponderEliminar
  14. Pensam neles pois,assim encheram a mula no santuario ontem e hoje e não deram a ganhar nada ao comércio local e depois andam a ensinar a procurar emprego e fazem reuniões para os empresário p... que os pariu

    ResponderEliminar
  15. O vereador das Alcáçovas pouco a pouco vai levando tudo para lá, pró ano são as eleições, cuidado que ele ainda muda a feira D`Áires para as Alcáçovas também.

    ResponderEliminar
  16. A romaria teve muito menos gente a ver a chegada, na praça e no largo do castelo estavam metade das pessoas do que é costume. A animação da rua foi fraquinha, mas nem era precisa porque divertido foi ver passar determinadas charretes com casais tão felizes (são bons a fazer de conta), o presidente da camara de charrete a acenar a quem lhe anda a querer papar o lugar e ver a rua engalanada de bandeiras faixas e portoes da caixa agricola mostram bem qual é a proxima paragem deste homem.

    ResponderEliminar
  17. A Camara é da caixa agricola.

    ResponderEliminar
  18. O barbeiro nem se atreve a falar da romaria,porque será.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem da romaria, nem do 25 de Abril o homem anda preocupado em renovar a avença com a camara em nome da empresa da irmã, não tem tempo para andar a tirar fotografias, nem a brincar aos blogues.Só depois de ter o dele garantido outra vez.

      Eliminar
  19. Não sei de quem foi a ideia de fazer passar a romaria naquele percurso nas Alcáçovas, deu uma barraca das grandes, igual á tenda do circo da senhora D'aires. A romaria demorou 4h a passar dentro das Alcáçovas, parecia o jogo do lá vai um. Faltou organização, informação e houve dois pesos e duas medidas. Em viana puderam montar tascas junto ao santuário, nas alcáçovas não deixaram. Qual foi o critério da diferença?

    ResponderEliminar
  20. este ano não havia aquele espirito de companheirismo o pessoal estava mais triste e havia muito menos gente a ver.ao ecomarche estavam quase metade das pessoas e na praça muito ,menos tambem. nao sei o que se passa mas é estranho.os comerciantes ficaram chateadissimos com o facto de lhe tirarem algum movimento que tinham neste dia, com aquela historia da tenda. essa foi mesmo muito mal pensada.

    ResponderEliminar
  21. Isso e apenas querer dizer mal, toda a gente disse que este ano foi a maior e mais bem organizada romaria alguma vez realizada em viana.
    Mas se o meu amigo acha o contrario é livre para o exprimir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pesunção e agua benta, cada um toma a que quer. Engraçado como a vossa memória só existe para o que lhes dá jeito, pois eu já vi romarias com muito mais gente, mais alegres, com o comércio satisfeito e com menos palhaços.

      Eliminar
  22. Já cá faltava esta opinião que como sempre dita a sua sentença e não faz por menos, como é habitual " toda a gente disse que este ano foi a maior e mais bem organizada romaria alguma vez realizada em viana". Toda a gente? Ò amigalhaço só eu ouvi muita gente a dizer oontrário do qe afirma por isso veja lá quanto são todos os que diz. Se calhar são todos os da sua casa e isso deve ter baralhado um bocadinho. Quanto á mais bem organizada, só não me rio a bandeiras despregadas porque ainda não me esqueci que o Porto anda a fazer a festa de campeão, caso contrario ate podiam pensar que eu era incontinente.Engalanar a vila de Caixa Agricola não achei graça nenhuma quanto á tenda de circo acho que esteve muito bem, foi coerente com os palhaços e as palhaçadas que se viram.

    ResponderEliminar
  23. Conversa de treta, sempre.

    ResponderEliminar
  24. Pelos vistos o que correu mal nesta romaria foi a publicidade da caixa agricola e a tenda,mas esqueceste que a caixa agricula pagou e bem para isso,a tenda com o tempo chuvoso que esteve se não a estivessem montado, a festa final da romaria tinha sido caótica como aconteceu em anos transatos.

    ResponderEliminar
  25. Não, não foi "só" isso que correu mal, e tu sabes muito bem o que foi. Continua a assobiar para o lado.
    Ainda assim, o que foi " a festa final de romaria caótica em anos transactos"? Quais?
    Ai, ai, a brincar com a memória das pessoas.
    Até já o Sr francisco Baião concorda que a romaria era uma tradição interrompida há 70 anos.
    Pelo menos não disse nada em contrário e toda a promoção da Cãmara assenta nessa verdade.
    Esta porra da memória parece apenas dar jeito para o que lhe interessa meu amigo.
    Grande Camões, mudam-se os tempos...!

    ResponderEliminar
  26. realmente o titulo deste post quer dizer muito. o pessoal da câmara é que deveria lê-lo com muita atençao pois não é isso que eles têm feito. eles estão-se a c.... pó 25 de Abril.
    Bastou ver a tristeza de programa que foi, comparado com o da romaria que apesar de não ser nada que prestasse sempre foi melhor que grupos corais. e agora é só fotografias e mais fotografias da romaria e do 25 de Abril nem nadinha. aí maltêz. de repente um acontecimento que nunca prestou e que sempre foi tão contestado pelo ps, passa a ser o evento mais importante do Concelho.

    ResponderEliminar
  27. Santo Deus, vi as fotos dos espectaculoso do 25 de abril. foi deprimente. só resta saber o que têm feito ao dinheiro que dizem que poupam nos espectáculos. sim porque diziam que os outros gastavam demasiado em festas e eu até concordava, mas agora apesar de dizerem que gastam muito menos que os outros gastavam, não fazem nada com o dinheiro que têm poupado. deduzo portanto que a autarquia tenha bastante capital.

    ResponderEliminar
  28. Não tem porque gasta em avenças com os amigos, e empresas de familiares e gente que vestiu de verde. mas já há os que estão verdes de se terem vestido de verde e até agora só fizeram figurasde parvos. Pelo que já vi nas fotografias os espectaculos e a sessão solene foram fraquinhas, desta vez lá apareceu Aguiar...

    ResponderEliminar
  29. E nessa parte onde apareceu Aguiar não viste lá o pavilhão poli-desportivo,ou será que era o multiusos,ou será que era o centro comunitário?
    Com o pavilhão de Aguiar, está a acontecer o mesmo que aconteceu com o boletim municipal no tempo do Aleixo,nunca chegou a ser editado porque nunca definiram o modelo.
    Com o pavilhão parece que não se entendem com o nome a chamar-lhe,isto para não dizerem que não o querem construir claro.

    ResponderEliminar
  30. Eu gostava de convidar toda a gente a ler a pagina 7 do boletim municipal onde dizem que a estrada de Santa Catarina foi intervencionada pelos funcionários da Câmara, é absolutamente verdade, os funcionários fizeram estes buracos e assim se mantêm, cada dia maiores, mais fundos e com mais pedras soltas. Será que o alcatrão só é colocado para as fotografias do proximo boletim? então bem podemos esperar...sentados!

    ResponderEliminar