segunda-feira, 31 de maio de 2010

PARECE MESMO BARALHADO!



O Sr. responsável pelo Blogue polvorosa, enveredou por caminhos que obviamente não conhece, não domina e que o expõem ao ridículo, apenas porque não poderia responder à ÚNICA questão que era colocada por mim no Post que fiz, referente à falta de coerência deste senhor, comparando o que dizia em 2008 e o que fez agora na votação em assembleia municipal, onde é eleito.

Dispara uma magna pergunta : Porque avançou a Câmara com estes pedidos de empréstimo se não utilizou o dinheiro? Resposta : Porque podia! Estes e outros.

Estava em vigor na altura uma "coisita" que se chamava Rateio e que permitia que municípios com fraco endividamento, como Viana do Alentejo, pudessem ter acesso a empréstimos bancários enquanto outros, a maioria, porque já estavam endividados, não tinham acesso a mais dinheiro.

A Câmara de Viana avançou porque podia avançar e, ainda que tal dinheiro não fosse necessário, não havia problema nenhum.
Se não fosse usado, como veio a acontecer, não se ficava a dever nem tinha qualquer custo.

Parece básico não é? E é mesmo básico.

Moral da história. Quando algumas pessoas andavam a dizer que a Câmara estava endividada e a esgotar a sua capacidade de endividamento, era mentira. Os empréstimos autorizados e não utilizados demonstram isso mesmo.

O Sr. tece depois um conjunto de reflexões sem nexo nem fiabilidade no que toca a financiamentos comunitários e afirma que quando se avançou para a obra já se sabia que não havia fundos comunitários.
Sabíamos isso desde há vários anos quando a Câmara se candidatou pela primeira vez e o projecto não foi aprovado.
Nessa altura foi afirmado que iriam ser criadas condições para avançar com recursos próprios mas que a obra iria ser construída.

E foi!

Entre um tempo e outro o PS e o PSD apenas diziam que "está em programa eleitoral mas nunca mais se faz".

Provavelmente nesta altura o Sr. do polvorosa ainda não sabia onde era o Concelho de Viana do Alentejo.

Foi feito exactamente como se disse.

Avançou-se para a obra apenas com recursos próprios e sem nunca se perder a esperança de, mais à frente no processo, se poder voltar a tentar uma candidatura aos fundos comunitários.

Por uma grande incompetência governamental na gestão dos fundos do QREN, existe hoje uma desesperada necessidade de justificar despesa executada.

A grande ironia de tudo isto é que, provavelmente no curto prazo, a piscina vai mesmo ser financiada, como sempre pensámos que poderia vir a ser.

Mas se isso acontecer o Sr. Polvorosa vai dizer que é fruto da capacidade da gestão actual, e vai ignorar uma parte dos factos: A piscina está mesmo construída, apesar da vontade de muitos que tal não tivesse acontecido.

Por fim, falar das piscinas cobertas e do pavilhão de Aguiar, de quem não tem nem nunca teve a menor ideia de os construir, até lhe fica mal.

Só quero clarificar mais uma coisa.

Não há impedimento de recorrer ao crédito bancário para co-financiar projectos que estejam aprovados com fundos comunitários.

Os projectos aprovados até final deste ano de 2010 terão um financiamento comunitário de 80%.

Contínua em vigor uma regra comunitária que todos os promotores, nomeadamente as autarquias terão que garantir no mínimo 10% de cada projecto.

Significa isto que os empréstimos bancários podem ser no máximo de 10% para cada projecto.

Estamos entendidos? Parece fácil fazer as contas.


O atraso de alguns projectos e obras que deveriam ter acontecido e não aconteceram no mandato anterior, foi devidamente explicado em tempo.

A explicação não deve ter sido feita de forma competente e isso terá tido também a sua parte de responsabilidade na derrota Autárquica em Outubro.

Mas isso passou. Ficou lá atrás.

Quem ganhou ganhou e deve governar. Quem perdeu perdeu e deve dar os seus pontos de vista, sabendo que a decisão não lhe cabe a si.

Mas tem direito aos seus pontos de vista, quer o Sr.Polvorosa queira quer não!


Post Sriptum: Nem no texto anterior nem neste que agora edito, emiti qualquer opinião sobre a opção do executivo de retomar este processo de empréstimos. É legítima e apenas aos eleitos compete tomar tal decisão.
Apontei e aponto as faltas de coerência de certas personagens, que não hesitam em recorrer à falta de verdade para sustentarem a suas posições insustentáveis.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

O CONCELHO QUE NÃO EXISTE? ALCÁÇOVAS




O CONCELHO QUE NÃO EXISTE? PARTE III de IV

Com muita frequência, muita mais do que o bom senso recomendaria, aparece escrito na blogosfera local uma ideia que para além de ser falsa contem em si todo o fundamentalismo de um sector de quem escreve e/ou comenta nos Blogues, que parece com ela concordar: NO CONCELHO DE VIANA NÃO SE FEZ NADA EM 16 ANOS EM QUE EU FUI ELEITO NA CÂMARA MUNICIPAL.

É uma afirmação tão absurda que por si só deveria repelir toda e qualquer pessoa de bom senso, o que me parece que acaba por acontecer.

Quero apenas deixar uma nota escrita, com nomes, de algumas das coisas que a Câmara de Viana, nestes 16 anos, no dizer de algumas pessoas, supostamente não fez.

Foi a Câmara e não eu.

Tentei ao longo dos anos dar o meu contributo para que elas fossem possíveis, integrado numa equipa muito maior do que eu.

Foram fruto de muitas alegrias e também de muitas frustrações, de muito trabalho e dedicação por parte de muita gente e é também por todos eles que se impõe este esclarecimento.

Apenas tenho a pretensão de afirmar que algumas coisas se fizeram e que, provavelmente, mesmo as pessoas que escrevem o contrário, não conseguem viver no seu dia-a-dia sem usufruírem de alguma forma desses mesmos investimentos.

ALCÁÇOVAS
- Passeios da Rua da Esperança e São Pedro
-Loteamento do Chão do Mocho
-Electrificações
-Arruamentos
-Casa Mortuária
-Escola Básica integrada de Alcáçovas (em parceria com o Ministério da Educação)
-Novos colectores domésticos de esgotos e pluviais e arranjos de passeios
-Novo reservatório de Agua em Alcáçovas
-Caminho Municipal 1116 – estrada do Cemitério
-Pavilhão desportivo Coberto de Alcáçovas
-ETAR da zona Sul
-Estação elevatória da Laje
-Sistema de Rega e Iluminação no Jardim de Alcáçovas
-Ampliação da Delegação da Câmara em Alcáçovas
-Piscina de Alcáçovas – Obra em execução
-Aquisição do antigo cinema e todo o bloco de terreno envolvente
-Biblioteca
-Posto de Turismo
-Sala Multiusos no Centro Cultural
-etc.


Se isto que escrevi, com nomes para que todas as pessoas se assim o quiserem, puderem mais facilmente identificar, é verdade, e é, então a ideia que não se fez nada tem que cair por terra.

Não pretendi ser exaustivo na referência às obras mas apenas deixar algumas das que considero mais importantes.

Apenas referi acções materiais, construções mesmo, porque parece haver pessoas para quem apenas estas são importantes.

Já agora, apesar de não serem "obras", quero afirmar o meu enorme orgulho por, de alguma forma ter contribuído para a Criação da Romaria a Cavalo, a Mostra de Doçaria e a Festa da Primavera, que espero e desejo possam durar por muitos e bons anos.

Ainda continua a pensar que este Concelho não existe?

quarta-feira, 26 de maio de 2010

CERTAS COERÊNCIAS...!



Num texto do Blog Polvorosa que pode ser lido aqui, o seu administrador que hoje, curiosamente, é eleito na Assembleia Municipal de Viana do Alentejo, edita dois dias mais tarde a segunda parte desta verdadeira"pérola" da coerência de opinião e de política.

A esmagadora maioria das afirmações que o mesmo contém, nomeadamente em relação a esgotar a capacidade de endividamento da Câmara Municipal, eram e são ainda hoje completamente falsas.

Mas o que é mais curioso nem é isso, senão vejamos.

1- Passado este tempo, a situação de crise do País que era descrita em 2008 não melhorou, bem antes pelo contrário, agravou-se e de que maneira.

2- O empréstimo a que o texto se referia, apesar de aprovado, nunca foi executado e a Câmara nunca foi buscar esse dinheiro ao banco, consequentemente, nunca o ficou a dever.

3- Recentemente, em Câmara e Assembleia Municipal foi aprovada a "prorrogação" do empréstimo, com condições mais gravosas do que anteriormente existiam, e parece ser intenção do actual executivo executar mesmo o empréstimo bancário.

4- Curiosamente, o autor do texto que refiro, meteu toda a sua argumentação de Outubro de 2008 no saco e APROVOU esta "adenda" a um contrato que merece algumas dúvidas, pelos tempos em que está a acontecer.

São estas e outras pessoas que tão afincadamente procuravam encontrar erros e incongruências na actuação dos anteriores eleitos que assim estão a funcionar.

Como será que se sentem hoje, quando estão eles próprios a fazer aquilo que, injustamente, andavam a acusar outros?

Será que pensam nisso, ou esperam que a falta de memória "trate do assunto"?

Por mim, estão apresentados.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

O TANGO...DE TANGA!





Desde a TANGA do Barroso, até ao TANGO do Sócrates e do Coelho, nós ainda não parámos de bailar o vira.

É preciso, mais do que nunca, encarar de frente e dizer não a quem nos anda a conduzir para o abismo e a fazer recuar mais de 100 anos em relação a algumas conquistas sociais.

A manifestação do próximo sábado em Lisboa poderá ser uma boa ocasião para o demonstrar.

Quem puder e assim o entender, deve aproveitar a oportunidade para dizer não a esta política de destruição e de retrocessos sociais.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

A ROAD TO NOWHERE

Um título muito apropriado ao momento que vivemos em Portugal.

Muito boa musica, ainda assim.
Bom fim-de-semana

quinta-feira, 20 de maio de 2010

O CONCELHO QUE NÃO EXISTE ? - VIANA





O CONCELHO QUE NÃO EXISTE? PARTE II de IV

Com muita frequência, muita mais do que o bom senso recomendaria, aparece escrito na blogosfera local uma ideia que para além de ser falsa contem em si todo o fundamentalismo de um sector de quem escreve e/ou comenta nos Blogues, que parece com ela concordar: NO CONCELHO DE VIANA NÃO SE FEZ NADA EM 16 ANOS EM QUE EU FUI ELEITO NA CÂMARA MUNICIPAL.

É uma afirmação tão absurda que por si só deveria repelir toda e qualquer pessoa de bom senso, o que me parece que acaba por acontecer.

Quero apenas deixar uma nota escrita, com nomes, de algumas das coisas que a Câmara de Viana, nestes 16 anos, no dizer de algumas pessoas, supostamente não fez.

Foi a Câmara e não eu.

Tentei ao longo dos anos dar o meu contributo para que elas fossem possíveis, integrado numa equipa muito maior do que eu.

Foram fruto de muitas alegrias e também de muitas frustrações, de muito trabalho e dedicação por parte de muita gente e é também por todos eles que se impõe este esclarecimento.

Apenas tenho a pretensão de afirmar que algumas coisas se fizeram e que, provavelmente, mesmo as pessoas que escrevem o contrário, não conseguem viver no seu dia-a-dia sem usufruírem de alguma forma desses mesmos investimentos.


VIANA DO ALENTEJO
- Zona Industrial de Viana do Alentejo
- Loteamento do Maufouro
- Loteamento da Quinta do Marco
- Piscinas Municipais em Viana do Alentejo
-ETAR do Monte dos Touros
-Ampliação de Cemitério
-Polidesportivo descoberto, balneários e sanitários na quinta da Joana
-Circuito de Manutenção e Zona verde da Quinta da Joana
-Electrificações
-Arruamentos
-Pavilhão Coberto de Viana (Em parceria com o Ministério da Educação)
-Remodelação da Biblioteca de Viana do Alentejo
-Construção de Rotundas em Viana
-Loteamento do Lavadouro
-Novos colectores domésticos de esgotos e pluviais e arranjos de passeios
-Aquisição e remodelação do Cine Teatro Vianense
-Ampliação dos Paços do Concelho
-Remodelação da escola das escadinhas
-Parque de Mercados e Feiras no Maufouro
-Estaleiro da Câmara Municipal – Em execução
-etc.
Se isto que escrevi, com nomes para que todas as pessoas se assim o quiserem, puderem mais facilmente identificar, é verdade, e é, então a ideia que não se fez nada tem que cair por terra.

Não pretendi ser exaustivo na referência às obras mas apenas deixar algumas das que considero mais importantes.

Apenas referi acções materiais, construções mesmo, porque parece haver pessoas para quem apenas estas são importantes.

Já agora, apesar de não serem "obras", quero afirmar o meu enorme orgulho por, de alguma forma ter contribuído para a Criação da Romaria a Cavalo, a Mostra de Doçaria e a Festa da Primavera, que espero e desejo possam durar por muitos e bons anos.

Ainda continua a pensar que este Concelho não existe?

quarta-feira, 19 de maio de 2010

O CONCELHO QUE NÃO EXISTE? AGUIAR





O CONCELHO QUE NÃO EXISTE? PARTE I de IV - AGUIAR

Com muita frequência, muita mais do que o bom senso recomendaria, aparece escrito na blogosfera local uma ideia que para além de ser falsa contem em si todo o fundamentalismo de um sector de quem escreve e/ou comenta nos Blogues, que parece com ela concordar: NO CONCELHO DE VIANA NÃO SE FEZ NADA EM 16 ANOS EM QUE EU FUI ELEITO NA CÂMARA MUNICIPAL.

É uma afirmação tão absurda que por si só deveria repelir toda e qualquer pessoa de bom senso, o que me parece que acaba por acontecer.

Quero apenas deixar uma nota escrita, com nomes, de algumas das coisas que a Câmara de Viana, nestes 16 anos, no dizer de algumas pessoas, supostamente não fez.

Foi a Câmara e não eu.
Tentei ao longo dos anos dar o meu contributo para que elas fossem possíveis, integrado numa equipa muito maior do que eu.

Foram fruto de muitas alegrias e também de muitas frustrações, de muito trabalho e dedicação por parte de muita gente e é também por todos eles que se impõe este esclarecimento.

Apenas tenho a pretensão de afirmar que algumas coisas se fizeram e que, provavelmente, mesmo as pessoas que escrevem o contrário, não conseguem viver no seu dia-a-dia sem usufruírem de alguma forma desses mesmos investimentos.


AGUIAR
-Construção da ETAR de Aguiar
-Loteamento da Fazenda da Anta
-Electrificações
-Arruamentos
-Novos colectores domésticos de esgotos e pluviais e arranjos de passeios
-Arranjos exteriores das rotundas
-Estacionamento do lavadouro
-Casa Mortuária de Aguiar
-Largo do Rossio e azinhaga do Sexto Palheiro
-Construção de Jardim e Parque infantil
-Construção de polidesportivo descoberto e balneários
-Aquisição de casa para sedes associativas
-Ampliação do Cemitério
-Aquisição de terrenos para expansão da escola EB1 e criação de nova zona de lazer
-Arranjo do largo da cooperativa
-etc.

Se isto que escrevi, com nomes para que todas as pessoas se assim o quiserem, puderem mais facilmente identificar, é verdade, e é, então a ideia que não se fez nada tem que cair por terra.

Não pretendi ser exaustivo na referência às obras mas apenas deixar algumas das que considero mais importantes.

Apenas referi acções materiais, construções mesmo, porque parece haver pessoas para quem apenas estas são importantes.

Já agora, apesar de não serem "obras", quero afirmar o meu enorme orgulho por, de alguma forma ter contribuído para a Criação da Romaria a Cavalo, a Mostra de Doçaria e a Festa da Primavera, que espero e desejo possam durar por muitos e bons anos.

Ainda continua a pensar que este Concelho não existe?

segunda-feira, 17 de maio de 2010

A pequenina SOCIEDADE DO ANONIMATO?





Após um período (curto), de ausência, voltei a ver e ler o que por ai se diz na Blogosfera local.

Vejo que me continua reservado uma boa parcela de espaço (se calhar por causa do meu volume), quer nos textos que são produzidos quer nos comentários que me são destinados.

Até aqui tudo bem, tempos houve em que me faziam mais mossa.

No entanto, não posso deixar de me questionar o porquê do desaparecimento do Partido Socialista e de uma grande parte dos seus apoiantes (excepção feita ao Polvorosa e ao Peixe Banana), da blogosfera Concelhia.

Antes das eleições eram os mais abertos de todos, campeões da utilização das novas tecnologias, defensores dos Blogs e dos Bloggers, sem nunca se cansarem de enaltecer este novo meio de democratização e acesso massivo à informação.

Parece que afinal "era só fumaça" e que uma vez passadas as eleições, estas pessoas deixaram de se preocupar com a sua participação cívica e com os assuntos que dizem respeito a todos nós.

Ou este ponto de vista é verdade ou então estas pessoas passaram a anónimos, produtores de textos e provavelmente de comentários, nomeadamente na Barbearia que para ser Ideal ainda tem um longo caminho a percorrer.

Se assim for é estranho, tendo em conta que apregoaram a chegada da democracia ao Concelho com as últimas eleições autárquicas, e então passaram eles à clandestinidade, preferindo o anonimato em vez de assumirem o que dizem.

Eu teria mesmo muito prazer em poder discutir com este iluminados, ou Tudólogos como em tempos lhes chamei, mas não quero falar para o anonimato.

Enquanto as coisas continuarem neste pé, temos uma situação um bocadinho desigual.

Por um lado, uns que dão a cara, assumem o que escrevem e obviamente sujeitam-se às opiniões dos outros, umas mais legítimas que outras.

Por outro lado, os que escrevem de forma anónima, comentam de forma anónima, tecem opiniões que não lembram a ninguém, escrevem o que lhes apetece seja sobre quem for e ainda pensam que são eles que têm razão.

Apenas lhes posso dizer que não têm, que estão enganados, que formular juízos de valor sobre pessoas que ás vezes nem conhecem não é correcto, que tudo o que possam estar a fazer nesta matéria, inevitavelmente lhes vai cair em cima e, fundamentalmente, que o exemplo que estão a dar aos seus filhos é o de uma sociedade cobarde, e isso os deveria enojar enquanto pais e educadores.

Isto era o que eu diria (e talvez um bocadinho mais), se soubesse a quem dizer, mas nesta sociedade do anonimato em que Viana se transformou, não é fácil falar com alguém que assuma a sua identidade.

domingo, 9 de maio de 2010

AGORA SIM, PODES BATER PALMAS!







Passados cinco anos de espera, finalmente podemos aplaudir!



SLB! SLB! SLB! SLB! SLB! GLORIOSO SLB! GLORIOSO SLB!



quinta-feira, 6 de maio de 2010

UMAS "BOCAS" ASSERTIVAS...
















Das bancadas dos estádios de futebol, o da luz não é excepção, saem com alguma frequência "bocas" e cantilenas que não raras vezes, ferem os tímpanos e fazem corar os mais desprevenidos ou menos habituados aquelas andanças.

Às vezes no entanto, aparecem algumas muito a propósito e, sem serem ofensivas, são suficientemente sarcásticas e assertivas, para entrarem no tempo certo.

Sem saber o que vai acontecer no próximo domingo e para aproveitar a onda, fica um cântico das bancadas da Luz:


OHHHHH, SE ÉS TRIPEIRO, VAIS FICAR EM TERCEIRO, VAIS FICAR EM TERCEIRO....

OHHHHH, SE ÉS LAGARTO VAIS FICAR EM QUARTO, VAIS FICAR EM QUARTO...