segunda-feira, 17 de maio de 2010
A pequenina SOCIEDADE DO ANONIMATO?
Após um período (curto), de ausência, voltei a ver e ler o que por ai se diz na Blogosfera local.
Vejo que me continua reservado uma boa parcela de espaço (se calhar por causa do meu volume), quer nos textos que são produzidos quer nos comentários que me são destinados.
Até aqui tudo bem, tempos houve em que me faziam mais mossa.
No entanto, não posso deixar de me questionar o porquê do desaparecimento do Partido Socialista e de uma grande parte dos seus apoiantes (excepção feita ao Polvorosa e ao Peixe Banana), da blogosfera Concelhia.
Antes das eleições eram os mais abertos de todos, campeões da utilização das novas tecnologias, defensores dos Blogs e dos Bloggers, sem nunca se cansarem de enaltecer este novo meio de democratização e acesso massivo à informação.
Parece que afinal "era só fumaça" e que uma vez passadas as eleições, estas pessoas deixaram de se preocupar com a sua participação cívica e com os assuntos que dizem respeito a todos nós.
Ou este ponto de vista é verdade ou então estas pessoas passaram a anónimos, produtores de textos e provavelmente de comentários, nomeadamente na Barbearia que para ser Ideal ainda tem um longo caminho a percorrer.
Se assim for é estranho, tendo em conta que apregoaram a chegada da democracia ao Concelho com as últimas eleições autárquicas, e então passaram eles à clandestinidade, preferindo o anonimato em vez de assumirem o que dizem.
Eu teria mesmo muito prazer em poder discutir com este iluminados, ou Tudólogos como em tempos lhes chamei, mas não quero falar para o anonimato.
Enquanto as coisas continuarem neste pé, temos uma situação um bocadinho desigual.
Por um lado, uns que dão a cara, assumem o que escrevem e obviamente sujeitam-se às opiniões dos outros, umas mais legítimas que outras.
Por outro lado, os que escrevem de forma anónima, comentam de forma anónima, tecem opiniões que não lembram a ninguém, escrevem o que lhes apetece seja sobre quem for e ainda pensam que são eles que têm razão.
Apenas lhes posso dizer que não têm, que estão enganados, que formular juízos de valor sobre pessoas que ás vezes nem conhecem não é correcto, que tudo o que possam estar a fazer nesta matéria, inevitavelmente lhes vai cair em cima e, fundamentalmente, que o exemplo que estão a dar aos seus filhos é o de uma sociedade cobarde, e isso os deveria enojar enquanto pais e educadores.
Isto era o que eu diria (e talvez um bocadinho mais), se soubesse a quem dizer, mas nesta sociedade do anonimato em que Viana se transformou, não é fácil falar com alguém que assuma a sua identidade.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Tem toda a razão, os tudologos desapareceram e deixaram de ter opinião, ou então agora está tudo tão bem que nem têm nada para dizer. Deve ser isso.
ResponderEliminarQuanto ao anonimato tem toda a razão, de si e de outras pessoas disseram tudo o que puderam, sem se preocuparem minimamnete e o pior é que nunca vai saber quem foram. Desta forma jamais poderá responsabiliza-los.Calculo que pode imaginar alguns rostos, e também não lhe será dificil perceber que serão esses mesmos rostos que vão continuar a fazer das suas, a dizerem o que querem sem se preocuparem, desta feita porem as "vitimas" serão outros, aqueles que no passado sorriram a ler determinados comentários. Sabe que mais? toca a todos, é a vida.
Um amigo
Concerteza que tenho que concordar quando fala do anonimato, no entanto discordo quando fala ou tenta colar o blogue peixe banana á triste e pardacenta época bloguistica que estamos a viver.
ResponderEliminarOs Blogues sempre anónimos “a tal Viana” e o “Parte no Caixote” não deixaram saudades, porque nunca foram nada, o “portanto pá” para lá caminha e estes posso eu conotá-los como sendo seus fieis amigos de cabeceira.
Este assunto do anonimato tem sido bastante discutido aqui na blogosfera e embora tenha por hábito assinar o que escrevo, tenho também a noção de que há muita gente que não assina por questões de privacidade pessoal e que não atentam contra a dignidade deste ou daquele blogue, há no entanto aqueles que não sabem utilizar o campo dos comentários, da mesma forma que não sabem utilizar a sua própria conduta moral, porque não a têm.
Os comentários no PB estão abertos e não precisam de qualquer aprovação, é um risco que se corre para o bem da livre circulação de ideias e conceitos e embora vá apagando alguns que atentam contra o bom nome de A ou B que ás vezes são do PS, do PSD ou da CDU (não interessa quais), tem-se falado um pouco de tudo. Naturalmente que estou expectante em relação a muitas coisas, mas não estarão também os eleitores que votaram em si nas ultimas eleições?
A actividade cívica é realmente uma responsabilidade de todos nós e não está só ao dispor de quem tem um blogue.
Olhe uma boa pergunta que alimentaria a blogosfera durante algum tempo seria a seguinte:
- Irá o Ex Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Estevão Pereira, alguma vez ocupar o lugar de vereador da oposição no município de acordo com a vontade expressa pelos eleitores nas últimas eleições e assim dar a cara pelo seu eleitorado e ao mesmo tempo prestar um serviço de cidadania activa?
Interpretou mal a referencia que fiz no texto ao Blog Peixe Banana, não o pretendi envolver em nada, antes pelo contrário, a referencia que faço é positiva no sentido de se assumir de cara destapada, ao contrário de outros.
ResponderEliminarRegisto que não refere o desaparecimento de alguns nomes da blogosfera, era esse e cerne do meu texto. Ou isso não o incomoda ou então sabe exactamente onde estão.
Quanto à pergunta que faz (acredite que não é original), ela parte de um pressuposto errado e que por mais que tentemos explicar, muita gente não quer entender :
Eu não tinha uma candidatura pessoal. Estava, como sempre estive, integrado num colectivo partidário. Quem votou na minha lista (CDU), para além de votar em mim, votou em todas as pessoas que fazem parte dessa mesma lista e que têm tanta legitimidade como eu em representar os eleitores.
Continuo a ser militante partidário do PCP, a cumprir os seus estatutos e as minhas obrigações partidárias e sociais, e assim pretendo continuar.
Contrariamente ao que alguns pretendem insinuar, não fugi.
Vivo no Concelho juntamente com a minha família, vou aos cafés e restaurantes, pago aqui as minhas obrigações fiscais, falo com quem me apetece falar e vou onde entendo ir.
O meu exercício de cidadania está plenamente activo.
Mantenho, no Concelho de Viana do Alentejo, participações empresariais, cívicas e associativas, agora ainda de maneira mais dedicada do que antes, tendo em conta um pouco mais de disponibilidade que tenho.
Obrigado por comentar