terça-feira, 23 de março de 2010

NEM NA VIDA NEM NA MORTE



Foi e é notícia a existência de diversos casos de Bullying em escolas do nosso País.

Este problema, muito mais frequente do que a generalidade das pessoas pensam, vai evoluindo entre nós, nas nossas escolas, com as nossas crianças e se houver alguma atenção por parte de pais e professores, poderão ser detectados atempadamente alguns sinais que nos devem alertar a todos.

As crianças vitimas de Bullying tendem a ser mais ansiosas, mais depressivas, apresentam sintomas de dores não especificadas, problemas gástricos, problemas de auto-estima e, em situações mais graves, a auto mutilação, os consumos de drogas e álcool, podendo mesmo chegar ao suicídio

Como alerta para quem tiver interesse ficam os principais tipos de Bullying:

-Físico (bater, pontapear, ferir, empurrar, agredir)
- Verbal (apelidos, gozar, chamar nomes, insultar)
- Moral (difamar, caluniar, discriminar)
- Sexual (abusar, assediar, insinuar, violar sexualmente)
- Psicológico (intimidar, ameaçar, perseguir, ignorar, aterrorizar, excluir, humilhar)
- Material (roubar, destruir pertences materiais e pessoais)
-Virtual (insultar, discriminar, difamar, humilhar, ofender por meio da Internet e telemóveis)

Esta actual fase de chamada de atenção para o problema, foi despoletada pelo suicídio do Leandro, uma criança como tantas outras, que se cansou de chamar a atenção, exibir os sinais do sofrimento que lhe estava a ser infligido, e fugiu, saltou para o rio e desapareceu, até hoje.

O Leandro e sabe-se lá quantos mais, passou pela vida e foi para a morte.

O Leandro nunca foi encontrado por nós, pela sociedade que o devia cuidar.

Não o encontrámos na vida nem o encontramos na morte.

3 comentários:

  1. E nas nossas escolas estes problemas estão acautelados?
    Receio bem que não. Se calhar só vamos saber das coisas quando houver chatices a sério e depois será tarde de mais.
    Na EB 2/3 andam ali um punhado de vândalos que fazem tudo o que lhe apetece e nós pais temos que falar baixinho não vão eles aborrecer-se e passar a dar nos nossos filhos.

    ResponderEliminar
  2. Estão a mostrar a cara e nem precisam de se identificar para sabermos quem são.
    Organizem, tão ao gosto “anunciado” pelo “movimento”, sessões públicas com a população, abertas, transparentes, participativas, democráticas, onde todos possam dar a sua opinião.
    Discutam a escola e piscinas de Alcáçovas, obviamente em Alcáçovas. Garanto quem nem precisam de porco assado, venham apenas vocês que aqui fazemos o lume.
    Discutam em Viana a piscina ou outra coisa qualquer.
    Discutam em Aguiar o pavilhão ou outra coisa qualquer.
    Mas mexam-se porra.
    Esta “gestão” da coisa pública a mandar umas bocas para os blogs funcionou na oposição mas no poder as coisas mudam de figura.
    Estão enleados em si mesmo, como um cão que tenta apanhar a cauda!
    Estão tontos, ainda inebriados pela inesperada vitória, e com uma sede insaciável de sangue!
    Tanta sede que nem se aperceberam que no Concelho a festa já acabou, apenas eles continuam em festa. Quando se aperceberem e virem a triste figura que estão a fazer, o Bengalinha vai desejar( se ainda não o fez), nunca se ter metido nisso. Acredito que tem boas intenções mas não tem gente boa com ele. Estão a minar-lhe todos os caminhos, em busca do seu quinhão. As boas intenções são coisa do passado, agora querem “a sua parte”. Alguns facilmente a apanharam, os outros vão fazer tudo para a conseguir.

    ResponderEliminar
  3. Em Tui o governo Espanhol começou a construir um novo centro de saúde para conseguir receber os muitos Portugueses que ali se deslocam ás urgencias. O que não é preciso em Portugal que até se encerra faz com que em Espanha se construia de novo, deviamos antes descontar para o serviço nacional de saúde de Espanha, pelo menos parece mais acessivel. Este é o pais do Zezinho (Socrates) e se eu mandasse os socialistas não eram atendidos nas urgencias nem operados aos joelhos em hospitais do estado...

    ResponderEliminar