quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

POR MAIS QUE TENTEM, A HISTÓRIA NÃO SE APAGA.

Bem sei que estamos em véspera de Natal e que neste tempo se apregoa a paz e o amor.
Bem sei que no nosso Concelho, tudo se parece estar a guardar para depois do ano novo.

Pensei em embarcar no espírito mas não me contenho.
Hoje fiquei um bocadinho aborrecido quando passei pela rotunda de entrada de Viana na estrada de Évora e me apercebi que tinha sido retirada a faixa que expressava a preocupação pelo fim do SAP do Centro de Saúde de Viana.

Porquê?

Porque a Senhora Dona Fernanda Ramos não a acha "esteticamente aceitável" num Município Socialista?

Porque o/ou o(s) autor(es) da ordem de retirada da faixa não consideram necessária a existência do SAP no nosso Centro de Saúde?

Porque as várias centenas de pessoas que se manifestaram publicamente junto ao Centro de Saúde pela reabertura do SAP estavam enganadas?

Porque já não é necessário a faixa lá estar uma vez que o Governo foi finalmente sensível aos apelos da população e decidiu reabrir o SAP?

Porque já não há cidadãos do nosso Concelho que diariamente esperam por uma consulta que não apanham e têm que pagar do seu bolso a deslocação até Évora?

Porquê?

Eu gostava de saber a resposta para avaliar da justeza ou não da decisão de retirar a faixa que expressava o nosso descontentamento.
Estaremos perante a resolução de um problema ou perante uma tentativa de apagar a história recente?
Por mais truques e cosméticas que se utilizem, há uma coisa que não se pode apagar: a diária e constante saga de quem "bate com o nariz na porta" no Centro da Saúde e se recorda que há bem pouco tempo atrás não era assim.

Fica uma pergunta para os eventuais leitores.
Você conhece alguém, familiar ou amigo, que já esteve horas para tentar apanhar uma consulta que não conseguiu?

7 comentários:

  1. Eu conheço muitos e eu prprio já lá estive á espera do bom humor do médico para uma eventual consulta aberta, e depois de muitas horas, Évora foi a solução. Podem tirar as faixas, mas jamais apagarão o passado e toda a borrada que o governo PS tem feito. O governo vai cair...e atras...quem viver verá.

    ResponderEliminar
  2. Caro Estevão;

    Sempre que me dirigi ao centro de Saúde de Viana ou ao posto médico de Aguiar fui sempre atendido com alguma celeridade, normalmente mais rápido do que no hospital de Évora, não sou portanto uma das pessoas que se eternizam nas angustiantes filas de espera do centro de Saúde de Viana, se calhar foi sorte não ter adoecido ao mesmo tempo do resto da população.

    O encerramento do SAP não se deu só em Viana, na maior parte das pequenas extensões de saúde espalhadas por Portugal acabou por acontecer o mesmo e na minha opinião bem, pois por norma nos casos mais complicados era desnecessária a deslocação ao SAP de Viana, pois não haviam os meios humanos e físicos para lidar com certas enfermidades.

    Grande parte da população mesmo antes de isto acontecer já se deslocavam a Évora por saberem que seria uma perca de tempo dirigirem-se ao centro de saúde de Viana exactamente pelas razões referidas acima.

    Évora fica apenas a 27 km de Viana, um habitante de Viana leva menos tempo a chegar ao hospital do que uma pessoa que more na freguesia dos Canaviais em Évora, tem um hospital com todo o tipo de resposta, para qualquer enfermidade, e o senhor pergunta onde é que anda a faixa preta.

    A faixa preta nunca foi mais que uma questão de estética para inflamar o povo, se em vez da faixa preta se tivesse feito uma campanha para elucidar a população acerca deste problema e houvesse informação disponível acerca do transporte de doentes para Évora, tinha-se poupado o tempo da manifestação e dava-se a tarde para um passeio pela vila, é que às vezes faz bem arejar as ideias.

    O retirar da faixa, penso que tenha também sido uma operação meramente estética, afinal a faixa não era assim tão bonita, em relação ao pedido da Dra. Fernanda Ramos, não acredite nisso e acima de tudo não faça os outros acreditar, porque se calhar ai partilhamos da mesma opinião, eles só cá vêm quando há alguma coisa para ganhar e mesmo assim só aparecem no fim para colherem os louros.

    ResponderEliminar
  3. eu acho é que o sr estevao deveria dignar-se a fazer oposição no lugar para o qual foi sufragado e não nesta treta deste blog. acho que se a consideração por si era pouca, agora é mesmo nula.
    se tem olhos para ver a retirada desta faixa, também os deveria ter para ver no atraso em que mergulhou o concelho. há coisas que são só para quem tem visão, para quem tem certas capacidades. alguns contentam-se em ser miseráveis toda a vida..
    de fracos não reza a história e a história deste concelho dificilmente quererá lembrá-lo. péssima forma de terminar a vida..
    passe umas boas festas e tente ser mais sensato e humilde seu palhaço

    ResponderEliminar
  4. Boas festas para si também.
    Estevão Pereira

    ResponderEliminar
  5. Parece que apesar da quadra festiva há quem continue com maus figados, depois de colocarem as faixas de campeõs ainda têm azia? eu não fui candidato, nem eleito, mas serei sempre oposição, sem por isso ser palhaço ou banana, ou qualquer outra coisa. Quando se está no poder tem que se saber aceitar o que diz a oposição, goste-se ou não. Eu sou dos que ouvi chamar elefante branco á piscina das Alcáçovas e espero estar cá para ver as trombas dos elefantes todos que a vão inaugurar, com pompa e circunstancia. E já agora só tem uma piscina destas um concelho mergulhado num grande atraso:) boas festas, as farmácias do concelho estão abertas compre sais de fruta que isso passa :)

    ResponderEliminar
  6. A História não poderá ser apagada, e os funcionários da câmara que foram ao almoço de natal já sentiram isso. Foi uma vergonha, não sabem organizar nem planear e a companhia de quem os apoiou pouco importa o Socrates é muito mais importante.

    ResponderEliminar
  7. Para quem tinha duvidas está tudo dito!
    O peixe banana vive noutro mundo qualquer,má educação tem muita e lendo o seu comentário parece que deve ter muitas alucinações.O anónimo seguinte,deve ser um grande frustado na vida. Chamar fraco a um homem que liderou a cãmara que construíu pavilhões,piscinas espaços de lazer.(Quinta da Joana,jardim e ringue de Aguiar e alguns em Alcaçovas) só mesmo um grande frustado e ceguinho. Apesar disso desejo-lhe Boas Festas.Um conselho: não escreva tanta asneira.

    ResponderEliminar