terça-feira, 29 de outubro de 2013

CEMITÉRIO COM OU SEM FUNCIONÁRIO PRESENTE…?

Há poucos dias, um conjunto razoável de senhoras, na sua maioria idosas e viúvas, reuniu a seu pedido com o Presidente da Junta de Freguesia de Viana do Alentejo com o único objetivo de solicitar a presença permanente de um funcionário no cemitério de Viana do Alentejo.
 
Argumentam as senhoras com a falta de segurança que sentem quando frequentam aquele espaço e com a possibilidade de, sem vigilância, se poderem assistir a atos de vandalismo e degradação do espaço.
 
Segundo a informação que tive, foi argumentado pelo Presidente da Junta de Freguesia que devido à escassez de recursos humanos e de falta de verbas, apenas poderia ser possível a colocação de um funcionário em metade do dia, ou seja, a meio tempo.
 
Esta informação carece de confirmação oficial.
 
Acontece que a competência em causa é da câmara Municipal de Viana do Alentejo e se encontra delegada na Junta de Freguesia. Tanto quanto julgo saber, não foi delegada meia competência nem está a ser transferida metade da verba acordada com a Junta de Freguesia.
 
Assim sendo, podem ser implementadas, pelo menos, uma de duas soluções:
 
A mais óbvia e desejável é que de imediato a Junta de Freguesia de Viana passe a assegurar a responsabilidade que assumiu perante a Câmara Municipal e garanta o serviço no cemitério de Viana que sempre existiu, afinal, a única coisa que um conjunto muito razoável de munícipes está a pedir.
 
A segunda é, se a Junta não cumprir, a Câmara retirar-lhe essa competência e passar a exerce-la de maneira própria, reduzindo consequentemente as transferências financeiras para a Junta de Viana.
A proximidade do dia de todos os santos, seria um bom pretexto para darem “as boas novas” a quem delas está a precisar.
Aguardam-se desenvolvimentos.

12 comentários:

  1. Não existe nenhuma razão para não haver 1 coveiro a tempo inteiro a não ser a falta de vontade da junta de freguesia.
    Resolvam mas é o problema e depressa. Quanto menos conversa sobre isto melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há um coveiro a tempo inteiro, está de baixa.

      Eliminar
    2. E depois???
      Se estiver de baixa mais uns meses ou anos e depois for para a reforma?
      Fica tudo assim?
      Enquanto não estiver disponível deve ser substituído, não é assim em qualquer entidade?

      Eliminar
  2. A nossa junta da freguesia e os seus representantes estão a mostrar uma falta de respeito muito grande pelos mortos e pelos vivos e não estão resolver coisa nenhuma. Assim não pode ser. Tratem de por lá um homem todo o dia que é para isso que estão na junta da freguesia.

    ResponderEliminar
  3. São estes os representantes do povo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São e foi bem expressiva a forma como os eleitores reiteraram, através do voto, o apreço e confiança nesta Junta. Por isso, deixem os homens trabalhar!

      Eliminar
    2. Eu não estou a pedir outra coisa, que trabalhem!

      Eliminar
  4. A maneira do PCP fazer politica. Ficou atravessada a grande derrota da CDU na Junta de Freguesia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual maneira? Escrever e assinar o que escrevo? Deve ser isso a que não estão habituados.
      Este blogue é pessoal.
      Em democracia não pode haver nada "atravessado". Quem assim pensa e escreve apenas fala de si.

      Eliminar
  5. tem graça a forma que os socialistas arranjam para colocar sempre a razão a seu favor. foram eles que começaram com esta historia dos blogs, foram eles que começaram através dos blogs a denegrir a imagem das pessoas fizessem elas parte da lista da cdu ou não e agora vêm feitas virgens ofendidas lamuriar-se porque os comunistas escrevem nos blogs. têm memória de galinha ou quê? a junta de freguesia que mande mas é o seu funcionário limpar o lixo todo que atira ao pé da fonte figueira que aquilo é a maior vergonha alguma vez vista. vai despejar o lixo da varredoura ao pé do bar fonte figueira. aqueles que deviam zelar pelas limpezas são os que mais poluem. santa paciência.

    ResponderEliminar
  6. e em que ficámos? á funcionário a tempo inteiro ou não chegaram a acordo? a camara reduzir as transferências para a junta? só se for em sonhos.retirar-lhe algumas competencias acredito, para aliviar os amigos, mas as transferencias mantêm-se ou aumentam, na melhor das hipoteses.

    ResponderEliminar
  7. De Viana do Alentejo10 dezembro, 2013 15:16

    Estevão publica lá isto sff e se não for pedir muito. Vi hoje dia 10 o inicio de abate de 5 palmeiras num local icónico de Viana. O remédio para as maleitas não é cortar o mal pela raiz, já que destas não era um mal assumido, toda a vida existiram e assim permaneceram em pé, com mal ou sem mal. Em jeito de conclusão: "Quando eu estiver doente cortam-me"

    ResponderEliminar