terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A NOSSA QUALIDADE DE VIDA

"Os Municípios E A Qualidade De Vida Em Portugal", do Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da Universidade da Beira Interior.

Este é o titulo de um estudo,de José Pires Manso e Nuno Miguel Simões, que procura avaliar as condições de vida nos Concelhos Portugueses, conjugando diversos factores.

Estes estudos são sempre questionáveis e a possibilidade de alterar os dados se mudarmos os indicadores permitem a quem o quer fazer, discutir a sua validade.
Se olharmos com alguma atenção, vemos que os indicadores aqui analisados são importantes e que a metodologia seguida permite olhar para os dados com seriedade.
Depois de muitas afirmações sobre o hipotético atraso do nosso Concelho, feitas num passado recente, este estudo demonstra com alguma clareza qual a nossa posição relativa, quando comparados com outros.

Recordei-me de afirmações que nos colocavam "no último lugar do Alentejo" e questionei-me se essas pessoas convivem bem com as suas consciências.

Fica o I.Q.V. ( Índice da Qualidade de Vida ), segundo este estudo referido.
O primeiro número é a posição nacional e o segundo é a pontuação obtida.

No Distrito de Évora :

31 - Évora - 117,03
41 - Vila Viçosa - 107,79
82 - Vendas Novas - 94,95
96 - Borba - 89,83
119 - Estremoz - 84,39
124 - VIANA DO ALENTEJO - 82,82
135 - Reguengos - 77,27
137 - Montemor - 77,07
151 - Mora - 72,55
165 - Redondo - 67,52
166 - Arraiolos - 67,50
174 - Mourão - 65,03
250 - Portel - 36,35
251 - Alandroal - 36,35

Nos Municípios da AMCAL :
124 - VIANA DO ALENTEJO - 82,82
133 - Alvito - 77,84
139 - Vidigueira - 76,59
181 - Cuba - 62,41
250 - Portel - 36, 55

Afinal, quando as "fontes" são independentes, nós não somos piores que os outros.

8 comentários:

  1. Afinal o tal atraso de 16 anos, coloca-nos á frente do vizinho concelho de Portel para onde têm corrido governos do PS, como se ali houvesse ouro. Parece que há atraso e muito, não se admite que em pleno sec.XXI não exista naquele concelho tratamento de esgotos. E depois vamos para as cimeiras falar de ambiente?
    Daqui a 4 anos veremos qual é a nossa posição neste estudo.

    ResponderEliminar
  2. Mas no nosso concelho existe tratamento de esgotos?
    As estações de tratamento existem, mas a porcaria saia tal qual entra. Ou o Sr. Estêvão Pereira já não sabe o valor das multas que o Município pagou ao Ambiente por causa dessa falta de tratamento?
    Vão olhando para as estatísticas que eu vou olhando para o que está no terreno, por isso vejo o concelho de Portel muito mais cuidado que o nosso.
    Então a máxima de que o Povo é quem mais ordena, só lhes dava jeito quando ganhavam as eleições? O Povo deixou de ser sábio?

    ResponderEliminar
  3. Sempre fui adversario do Estevão mas tenho de reconhecer o mérito que teve na condução dos destinos do nosso conçelho nos primeiros mandátos. Mas porque depois trabalhou mal perdeu... Não estou a ver nestes novos eleitos é o dinamismo nesseçário para que possa-mos dar o salto que tanto queremos.Ponham mãos à obra e façam alguma coisa porque o ultimo executivo SOCIALISTA da nossa Camara não foi de BOA memória.

    ResponderEliminar
  4. Eu votei no Movimento na expectativa que o concelho ia sentir de imediato a vida nova que é necessária, sinto-me defraudado. Olhei para o Boletim Municipal e está na mesma. O Sr. Presidente em quase todas as fotografias,em pose igual ao do anterior presidente e o vereador artista a cantar fado. Não era suposto ser um boletim com nova cara? onde não se promovessem os eleitos mas as iniciativas? e dar as boas festas a 10 de Janeiro? e ver os funcionários da camara a chegar ás 9h30 e mais tarde? acreditei em voces, façam alguma coisa diferente porra

    ResponderEliminar
  5. Eu não votei no movimento, votei em branco pois o candidáto do meu partido era de longe o mais fraco mas não me deixei iludir pelas cantigas do movimento porque cantigas levas o vento.Até porque aquela maça cinzenta que apoiava o movimento é aquela que no central só faz castelos de fumo, contruções na areia à beira mar, não me esqueço que os irmãos já tinham apoiádo o estevão. É hora pois de mostrarem o que valem.

    ResponderEliminar
  6. Os irmãos de que fala merecem o maior respeito. São inteligentes e foram o motor intelectual da campanha do partido Socialista. Pena é não estarem na Câmara

    ResponderEliminar
  7. O anónimo de 30 de Janeiro provávelmente não é de Viana do Alentejo ou anda distraido mas eu não ando,os dois irmãos já estiveram na Câmara e foram tal como agora os mentores de um projecto que culminou com o fim do C C R que funcionáva onde hoje é a bibliotéca .Nesse C C R havia dezenas de jovens a ocupar o seus tempos livres em cinema,teatro,matinés etc...Digo-lhe tambêm que dominaram o gabinete tecnico,e o de animação cultrural e eram duas personagens de grande preponderancia na camara municipal.Eu assisti a tudo isto,provavelmente o Sr. tambem NÃO ME ATIRE AREIA PARA OS OLHOS.

    ResponderEliminar