quinta-feira, 18 de novembro de 2010

DESEMPREGO - HOJE, QUEREM NÃO SABER!

Em Abril de 2009 escrevi um texto de onde retirei este pequeno excerto:

O desemprego é um drama que já ganhou contornos de uma eminente catástrofe social. O desemprego está a provocar uma quebra generalizada de rendimento em inúmeros agregados familiares, uma enorme dificuldade em fazer face aos compromissos, uma degradação da qualidade de vida de centenas de milhares de pessoas. Segundo relatórios oficiais, Portugal tem cerca de 2 milhões de pobres, que diariamente tentam sobreviver em condições sub humanas.
Passado este tempo, a situação não se inverteu, pelo contrário, agravou-se substancialmente.

Hoje o desemprego em Portugal apresenta, nos números oficiais, este cenário:

Passado este tempo, a situação não se inverteu, pelo contrário, agravou-se substancialmente.

Com o que se sabe que ai vem para o próximo ano de 2011, tudo tende a agravar-se ainda mais.

Perante isto, ainda se pode duvidar que as políticas centrais estão erradas?
Ainda se pode pensar que um Presidente de Câmara ou uma Câmara podem inverter este cenário?

Dito de outra forma, quem escreveu sobre pecados capitais (ainda se lembram?), nomeadamente o Desemprego, sabia o que estava a fazer?
Saberá hoje a realidade do País e do Concelho?
Ou será que hoje sabe, mas não quer saber?

6 comentários:

  1. A minha opinião é que o desemprego é realmente uma realidade dura para a grande maioria dos portugueses e dos alentejanos mas reparo tambem que há mita gente encostada e que vive encostdo ao subsidio de desemprego e ao rendimento minimo. Falemos do nosso concelho é obvio que aqui ninguem consegue arranjar trabalho mas em Évora há alguma oferta e falo com a certeza do que digo, mas é preferivel esgotar desemprego nas instituições da terra ou estar em casa, pelo menos é mais cómodo, assim como assim temos o salário ao fim do mês, quando se acabar o desemprego ai não temos mais remédio que ir para Évora, mas é com estas atitudes que contribuimos ainda mais para o estado lastimável em que está o nosso pais....Á pala de eu o o meu marido trabalhar-mos foi-nos retirado o abono de familia, mas é com o nosso contributo para a segurança social que se está a pagar os abonos de muita gente encostada ou acomodada... Não comprendo nada de politica mas quando se realiza um orçamento de estado o porquê de não se canalizar o dinheiro para as instituições criarem postos de trabalho ao invês de o destinar á Segurança Social para pagar subsidios de desemprego que acabam por ser esgotados nas próprias instituições? Crianvam-se postos de trabalho, os trabalhadores descontavam e certamente haveria mais lógica neste processo. Cada vez tenho mais tristeza em ser portuguesa ou em ser governada por estes senhores que se dizem inteligentes. E quanto a muitos encostados e acomodados mudem-se as mentalidades.

    ResponderEliminar
  2. Olhe lá, se o Bengalinha se fosse embora da Câmara não ficava desempregado, pois não?
    Ia para a caixa. Aconselhe o homem a ir para o Banco onde se calhar percebe alguma coisa daquilo. De Câmara é que não percebe mesmo nada. Ontem até me senti envergonhado quando vi aquela figurinha, francamente. Acho que viana não merece uma coisa assim tão má.

    ResponderEliminar
  3. O Sr. Bengalinha estará na Câmara enquanto ele e o eleitorado quiser, mas o baralho nesta altura está na sua mão.
    Não precisa dos conselhos de ninguém, muito menos do Sr. Pereira e seus acólitos ressabiados, cujo projecto de vida, mal calculado, foi interrompido muito justamente em 2009.
    Não queremos novamente líderes fracos que vai na volta, nos momentos cruciais, perdem os desafios mais importantes para alguém que sempre subestimaram.

    Agora passado um ano, tardiamente lá resolveu o Sr. Pereira aparecer na Câmara para felicidade dos apoiantes do Sr. Bengalinha.

    Em 2013 haverá novo desafio, aconselho estes palradores a terem um pouco de humildade, pois se falharem nessa altura, bem podem ir para a Bolívia.

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente, aliás, concordo mesmo a sério com este iluminado!!!
    Mas diz lá, ó Vianense envergonhado, se te acabar a mama, que vais fazer??? pró banco??? acredito que sim, mas pra outro banco, devias ter é vergonha do que escreveste...parvo!!

    "anónimo que contrariou o anónimo de cima", espero que este seja tbem publicado.

    ResponderEliminar
  5. Ao anónimo das 20.07h
    Achas que em 2013 vais conseguir esconder o Bengalinha, não o deixando aparecer em debates com os outros candidatos?
    Olha que não! Mas mesmo que o faças já é tarde para esconder que o homem não sabe nada de nada, a televisão sabado mostrou isso a toda a gente.
    Se o regresso do sr. Pereira para a Cãmara trouxe a felicidade aos apoiantes do sr Bengalinha, ainda bem, porque também trouxe a felicidade aos opositores do sr. Bengalinha. Afinal, o homem ainda consegue fazer todos felizes, não é?
    Quando for a altura certa, veremos em que condições está o sr. bengalinha. Eu tenho um palpite, mas ainda é cedo para isso.

    ResponderEliminar
  6. O Sr Bengalinha precisa é dos conselhos de toda a gente e se você ou ele pensam que não ainda é mais grave. O primeiro passo para resolver os problemas é a humildade de reconhecer o que não se é capaz de fazer e pedir ajuda.
    Com gente a "defender" o sr bengalinha como você faz, apenas o está a ajudar a cavar a sua sepultura.
    Sá aqui prà gente, o sr Bengalinha precisa mesmo de muita ajuda, assim não vai lá. Passou um ano e o que se viu no sábado foi mau de mais para ser verdade.

    ResponderEliminar