sábado, 16 de julho de 2011

Nos 3 melhores...

CENSOS 2011 – ResultadosPreliminares

Variação da População Residente no Alentejo (2001 - 2011)


«Apenas cinco dos 47 concelhos do Alentejo ganharam população na última década, tendo Sines registado a maior subida (5,03 por cento), segundo os dados preliminares dos Censos 2011 e em comparação com os Censos 2001.


Esta tendência positiva de Sines, que tinha 13 577 residentes em 2001 e, agora, contabiliza 14 260, só é seguida pelos municípios de Campo Maior (aumento de 4,84 por cento), Viana do Alentejo (2,33), Vendas Novas (1,88) e Évora (0,98).»

Afinal verifica-se que o Concelho de Viana do Alentejo registou na última década uma evolução positiva em termos da população residente, sendo mesmo um dos 5 em que isso aconteceu e sendo o 3º em todo o Alentejo com a maior variação positiva.

Estranhamente (ou talvez não), este assunto não mereceu as referências que seriam justas tendo em conta a importância destes números agora divulgados.

Estes resultados demonstram mais uma vez que o tal cenário de “os mais atrasados do Alentejo” com que o nosso concelho foi mimoseado pelos apoiantes e lideres socialistas locais, não passou de uma construção que lhes deu jeito e que não encontra sustentação em nenhuns dos indicadores com que nos podem avaliar relativamente a outros concelhos.

TODOS os indicadores que vão sendo revelados referentes ao nosso Concelho, colocam-nos sempre em posições muito honrosas e, em alguns casos como agora nos Censos, até nos colocam no pódio dos 3 melhores do Alentejo.

O nosso Concelho tem razões para se orgulhar dos seus resultados e de poder olhar para os Concelhos vizinhos sem complexos, independentemente da opinião dos responsáveis socialistas locais, a quem, curiosamente, nem ouvimos uma palavra.

Pudera. Depois de todo o filme que montaram, agora correm o risco de serem acusados de faltar á verdade. Ou vai daí, se calhar ainda são os Censos que estão errados, deixa lá ver.


Para quem tiver interesse, ficam os quadros com as variações de todos os Concelhos do Alentejo.

Quem quiser que retire as suas conclusões.




15 comentários:

  1. Bom dia a todos...
    É muito bonito verificar que o nosso concelho aumentou a sua população, mas o curioso é que apenas numa das três freguesias isso aconteceu realmente. Mais curioso ainda é que foi em Aguiar, sabem? Aquela em que o partido comunista sempre venceu as eleições, mas também aquela em que não se fez nada de especial para o seu desenvolvimento.
    Pavilhões Desportivos?
    R: viana e Alcáçovas;
    Piscinas Municipais?
    R: Viana e Alcáçovas;
    Zonas industriais?
    R: Viana e Alcáçovas;
    Circuito de manutenção?
    R: Viana...
    E em Aguiar? Nada disto faria sentido?
    Porquê? Em tantos mandatos nada disto se fez em Aguiar?
    Já pensaram se algumas dstas coisas, tivessem sido feitas em Aguiar qual não teria sido a subida da população nesta Vila e neste Concelho!!!
    Gostava de algumas explicações do partido do Sr. Estevão...

    ResponderEliminar
  2. São numeros muito bons para a nossa terra. Não percebo a necessidade de dizer mal de coisas que são boas para nós.
    Assim ainda perdem mais credibilidade. estou a falar de blogs como a barbearia que parece que mesmo quando não têm nada que dizer inventam.

    ResponderEliminar
  3. Olha atão Portel perdeu quase 10% da população?
    Deve ser uma coisa boa perder população.
    Com estas e com outras vão tendo que enrolar a lingua e agora fexam-se em copas.

    ResponderEliminar
  4. Finalmente alguma coisa em que a culpa é inteiramente da CDU, obrigado por não terem deixado perder população. Admitindo que tudo o que aconteceu no passado é culpa da CDU. Obrigado CDU!

    ResponderEliminar
  5. São sempre muitas as coisas que ficam por fazer, apesar das muitas que se fazem.
    Publiquei em maio de 2010 para memória futura, e agora quero recordar.
    http://oblogdoestevao.blogspot.com/2010/05/o-concelho-que-nao-existe-aguiar.html

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Para mim a única coisa que não fizeste por este concelho foi um relvado. Será sempre uma pedra no teu sapado nos teus 16 anos. Criaste pavilhões, favoreceste Casa do Benfica, Atletico e deixaste os campos ao abandono. Os actuais bem prometeram mas também eles não o farão. Somos os únicos que não temos relvado num concelho. Culpa tua e agora destes também.

    ResponderEliminar
  7. tu ainda assumes que tiveste de tomar decisões optando por aquilo que achavas melhor para o concelho, apesar de nem todas terem sido as melhores decisões, num conjunto penso que o caminho seguido foi o melhor.
    Agora o bengalinha, que decisoes importantes para o concelho já tomou?
    Que futuros investimentos para as 3 freguesias?
    Quais as prioridades?
    Até agora Zero, passa o tempo bec, bec, bec e trabalho nada de significativo.

    ResponderEliminar
  8. O Bengalinha continua naquela conversa da gestão participada, que quem deve decidir são os municipes para que depois nunca a culpa das más decisões, ou da ausencia delas seja do próprio Bengalinha.Na verdade de fundo o que é que já se fez????

    ResponderEliminar
  9. Gente ingrata, tanto cresceu o Concelho e o meu Amigo perdeu as eleições...população ingrata!!!!

    ResponderEliminar
  10. Não é essa a visão que tenho da democracia, eventualmente será essa a visão do meu "amigo".
    Veja lá que eu tanto compreendo a população que vota Sócrates como a que vota Passos Coelho.
    Será que o meu "amigo" terá tanta compreensão?
    A democracia vale quando ganhamos e quando perdemos, pelo menos para mim.

    ResponderEliminar
  11. É que vendo os post´s publicados pelo meu "amigo", fiquei com essa impressão, embora a compreensão não seja lá grande coisa.

    ResponderEliminar
  12. Centrado apenas neste caso, o meu "amigo" tem razão na avaliação que faz à sua compreensão.

    ResponderEliminar
  13. Parabéns a Viana do Alentejo pelo crescimento. Em meu entender é um dos concelhos que mais tem evoluído na zona entre Évora e Beja. Infelizmente, contrariando a tendência verificada entre 1994 e 2001, em que o concelho de Alvito parecia querer tomar a dianteira, a evolução política de boa parte destes últimos 10 anos no meu concelho (Alvito) desaproveitou tudo o que anteriormente se fez de bom, contrariando essa tendência e em Viana souberam aproveitar isso. Note-se que o pior mandato destes últimos 10 anos em Alvito foi mesmo o do PS.
    Em meu entender, para a consolidação do concelho de Viana e para uma maior evolução do concelho de Alvito, falta trabalhar mais em dois campos: turismo e agricultura. No primeiro deve fazer-se uma aposta mais consolidada nas vertentes do património edificado e do património arqueológico, em que ambos os concelhos são muito ricos. Em Viana ainda está tudo por fazer e em Alvito a coisa avança ainda lentamente. Este campo do património histórico e arqueológico, podendo não parecer, pode ser altamente lucrativa para os dois concelhos e potenciar vários postos de trabalho directos e indirectos. A agricultura precisa de um forte incremento na replantação de pomares, onde podem ser criados centenas de postos de trabalho, à semelhança do que se vê na Herdade da Rosa em Ferreira do Alentejo, um melhor aproveitamento dos solos na agricultura extensiva, e um investimento na agro-pecuária de excelência. As Cooperativas poderiam ter um papel determinante.
    Não é só importante ter indústria e comércio.

    ResponderEliminar
  14. Creio que a Câmara de Viana do Alentejo não pode fazer nada no que respeita aos relvados sintéticos porque o Estádio de Viana não é municipal, pertencendo ao Sporting Clube Vianense.

    ResponderEliminar
  15. Por fim, está a debater-se em Alvito a questão da fusão de concelhos. Porque não juntar Alvito, Viana do Alentejo, Vila Nova da Baronia, Alcáçovas, Aguiar, Torrão, Vila Alva, Vila Ruiva, Oriola e São Bartolomeu do Outeiro no mesmo concelho, com sede económica em Viana do Alentejo e sede Cultural em Alvito, seguindo a lógica alemã que querem implantar em Portugal? Poderia denominar-se Município do Alentejo Central, teria mais de 1800 Km quadrados e ainda mais de 18000 habitantes.
    Assim, evitava-se a extinção dos dois concelhos, pois está prevista a integração do concelho de Viana no de Évora e a do concelho de Alvito no de Ferreira do Alentejo.
    Pensem nisso e manifestem a vossa opinião

    ResponderEliminar