sexta-feira, 15 de julho de 2011

1 de Abril, curioso dia!





No dia 1 de Abril de 2009 (curioso ser o dia das mentiras), nascia o Blogue “Barbearia Ideal”, cujo texto de abertura tinha este 1º parágrafo:

“A Barbearia Ideal ainda executa o trabalho à moda antiga, em que o Mestre Finezas acaba por ser um confidente e amigo dos seus clientes. É aqui neste local que chegam as últimas novidades da Terra, do País e do Mundo. Nesta velha barbearia sempre explorada pelo mesmo barbeiro, homem sólido, culto, mantendo ainda a destreza nos seus dedos mágicos, faz maravilhas, conforme o tipo de trabalho, sempre à medida de cada freguês. Os clientes nem precisam praticamente de dizer como querem o corte de cabelo ou a barba. “
O mesmo texto acabava com este parágrafo:

“Mas este ano Mestre Finezas, que até ao momento nunca opinava sobre política, para não ferir os partidários mais facciosos, estando ainda indeciso, espera colocar pela primeira vez, junto ao calendário que está exposto numa das paredes, a fotografia do candidato que vai apoiar nas próximas eleições autárquicas, a disputar no concelho de Viana do Alentejo.
Quando for tornado público o nome de todos os candidatos, será o momento de surpreender os seus clientes com a sua decisão.”


Ora bem, passados mais de 2 anos sobre o aparecimento desse Blogue, facilmente se percebe qual a orientação que estava na base do seu nascimento e que se mantém inalterada, agudizando-se ainda mais em períodos eleitorais.

Penso que ninguém tem dúvidas da origem e das motivações do Blogue Barbearia.

Penso que ninguém hoje acredita que o Blogue que surgiu quando o Viana e Tal se finou, estivesse na hora do seu nascimento à espera de paternidade.

Obviamente o nascimento do Barbearia teve origem no grupo do PS e de apoio ao PS no processo de preparação das Autárquicas de 2009.

A partir desse Blogue, anónimo, tudo foi dito e escrito.

Criaram-se processos de intenções, levantaram-se suspeições sobre pessoas, criaram-se artificialmente enredos e alimentaram-se até à exaustão "casos" que na verdade nunca o foram.

A campanha autárquica do PS foi ao limite de publicar no seu jornal de campanha textos e/ou comentários anónimos que iam "aparecendo" semeados pelos Blogues locais.

O anonimato, sempre o anonimato que permite que as hienas se escondam, foi defendido e justificado porque segundo diziam no Concelho de Viana havia medo de dar a cara.

Passadas as eleições, na verdade a Barbearia continua "anónima".

A "Democratização" do Concelho e o "25 de Abril em Outubro", (nem sequer aqui são originais uma vez que em 1993 a na altura candidata pelo PS quando confrontada com o péssimo mandato que o PS tinha executado na Câmara apenas respondeu " devolvemos a liberdade ao Concelho"), afinal ainda não foi o suficiente para os autores da Barbearia resolverem dar a cara.

Do que será que têm medo, hoje?

Se calhar não é nem nunca foi uma questão de medo.

Se calhar, o anonimato fornece a capa perfeita, ontem como hoje, para quando se sentir necessário, dizer e desdizer, criar e destruir, inventar e retorcer.

Olhando hoje para o longínquo dia 1 de Abril de 2009 (curioso dia), alguém pode confiar nas "verdades" que desde o 1º texto se percebe que são mentiras?

3 comentários:

  1. O Blogue da Barbearia nasceu após o Viana e Tal ter que "encerrar", visto ter sido denunciado. As pessoas mesquinhas são exactamente as mesmas de um e outro blogue. Atrás do confortavel anonimato têm permitido o sofrimento de muita gente que só porque sim, eles decidem difamar de forma organizada com vista a chegar a um fim.
    Anteriormente dizia-se que se vivia com medo, em Viana e na câmara e por isso todos tinham que ser anónimos. E agora? vivem ainda com medo? não! os mesmos de sempre alimentam-se do seu veneno atrás do computador, sem pensar que muitas vezes os feitiços se viram contra os feiticeiros. O trabalho mediocre tem provado que não são precisos blogues para destruir o que quer que seja. Há quem se mate á sua própria mão.

    ResponderEliminar
  2. Eu confio. E sabe porquê?
    Ora bem os eleitos do PS disseram que pagariam aos trabalhores as horas e que os reposicionavam nas carreiras pagando-lhe assim os retroativos. Já cumpriram. Disseram também que ajudavam a diminuir a taxa de desemprego no Concelho. Já cumpriram, pois já empregaram os amigos todos e mais alguns. requalificavam os centros históricos. também esão neste momento a terminar. na semana que vem já vai ser inaugurado o pavilhão gimnodesportivo de Aguiar, seguido do loteamento do bairro da lata, leia-se pré- fabricado.o apoio ás associações não tem falhado em momento algum e estão em fase de acabamento as novas redes de aguas e esgotos. por tudo isto confio inteiramente nesta equipa maravilha. Têm trabalhado bastante em prol do Concelho, oh perdão das suas vidas. da minha parte nem mais um voto. vão gozar com a famelga deles.

    ResponderEliminar
  3. Pois é, como apareceu o Barbearia poderá aparecer também um blog, a revelar o que está escondido a espera da altura certa.
    Estou ansiosa por esse momento, veremos então se o Bengalinha e camaradas têm estofo para se aguentar, a coisa está tão frágil que não necessita de muito esforço para cair….

    ResponderEliminar